SEJÁ VOCÊ TAMBÉM UM SEGUIDOR

Marcadores

Aborto (11) ACONSELHAMENTO PRÉ-MATRIMÓNIAL (5) Adolecentes Cristão (2) ADPB (1) ADULTÉRIO (2) Agradecimento (1) Aniversario (10) Apologética Cristã (10) Arqueologia (1) As Inquisições (1) Assembleia de Deus (5) Barack Obama (2) Batismos (29) Bíblia (3) Brasil (48) Casamento (25) CGADB (19) Ciência (6) Círculo de Oração (5) CLASSE BERÇÁRIO (26) CLASSE DOS DISCIPULANDOS (55) CLASSE JOVENS E ADULTOS CENTRAL GOSPEL (73) CLASSE JOVENS E ADULTOS BETEL (153) CLASSE MATERNAL (104) Congresso (49) CPAD (6) Cruzada (3) Curiosidades (3) Cursos (3) Departamento Infantil (5) Depressão (2) Desaparecido (4) DESENHOS BIBLICOS (1) Desfiles (3) Dia do Pastor (4) Discipulado (64) Divórcio (4) EBD (20) EBO (21) Escatologia (2) Estudantes (2) Estudos (506) Eventos (118) FALECIMENTO (5) Família (16) Filmes (18) Galeria de Fotos (12) Gospel (285) Gratidão a Deus (1) Hinos Antigos (3) História (4) Homenagens (3) Homilética (4) Homoxesualismo (3) Ideologia de Gênero (12) Idolatria (3) Inquisição (2) Islamismo (10) Israel (18) JARDIM DA INFANCIA (7) LIção de Vida (2) Louvor (1) Luto (42) Maçonaria (3) Mães (3) Mensagens (56) Ministério (34) Missões (148) MODISMOS (2) Mundo (610) Mundo Cristão (178) MUSICAS EVANGÉLICAS (3) Namoro Cristão (8) Noivados (1) Notícias (3155) Obreiros (9) ONU (4) Oração (1) Pneumatologia (1) política (121) Psicopedagogia (3) Pureza sexual (8) Realidade Social (17) Reforma Protestante (4) RELIGIÕES (3) Retiro (4) REVISTA BETEL JOVENS (1) Revista Central Gospel (1) REVISTA CLASSE PRIMARIOS (230) REVISTA CLASSE DOS PRE-ADOLESCENTES (267) REVISTA CLASSE DOS ADOLESCENTES (280) REVISTA CLASSE JARDIM DA INFANCIA (111) REVISTA CLASSE JARDIM DA INFÂNCIA (111) REVISTA CLASSE JUNIORES (243) REVISTA DA CLASSE JOVENS CPAD. (189) REVISTA DA CLASSE JOVENS. (319) REVISTA DA CLASSE ADULTOS (872) REVISTA DA CLASSE JOVENS E ADULTOS (401) REVISTA DA CLASSE JUVENIS (262) Revista Maternal (63) Santa Ceia (3) Saúde (45) Seminário (4) Sexualidade (7) Subsídios (1507) Subsídios EBD (1900) Subsídios EBD Videos (597) Templos (3) Teologia (5) Testemunho (1) TRANSGÊNEROS (2) Utilidade publica (1) UTILIDADE PÚBLICA (2) Vida de Adolecente (5) videos (106) Virgilha (1)

26 outubro 2015

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 2 - Revista da Central Gospel


AULA EM___DE______DE 2015 - LIÇÃO 2
(Revista: Central Gospel - nº 44)

Tema: OS ATRIBUTOS DE DEUS

Texto Áureo: 1 Crônicas 29.11
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição ensine as particularidades dos atributos divinos e leve os alunos a conhecerem mais desse Deus tão maravilhoso e tremendo.
“conhecimento de Deus”, não se refere a conhecimento de quem Ele é e o que Ele faz, nos moldes do que a Bíblia ensina sobre Ele.
“compreenda a si mesmo”, por estarem afastados de Deus, muitos homens não compreendem nada sobre si mesmos e por isso vivem tomando decisões erradas na vida.
“e dos Seus nomes”, quer dizer que para conhecer a Deus é necessário estudar a Palavra de Deus. Seus nomes revelam a sua obra e suas intenções para com o homem.
_______________________________________________
1. EXISTÊNCIA NEGADA
- “ensinos contrários à existência de um Ser superior”, toda a natureza aponta para a afirmação de que uma inteligência e poder extremamente maior originou tudo que existe..

1.1. Ateísmo
“nega a existência de Deus”, para os ateus, Deus não existe, seria apenas uma criação da mente humana surgida e elaborada pela humanidade ao longo sua trajetória na Terra.
“transcedência”, e o atributo divino que afirma que Deus vai além dos limites da natureza humana.
“imanência”, atributo pelo qual Deus não compartilha características de Sua natureza a nenhum outro ser. A onipresença é um atributo imanente de Deus.  

1.2. Gnosticismo
“de natureza sincrética”, sincretismo é a mistura de várias crenças, dessa forma o gnosticismo seria um apanhado de várias religiões da antiguidade.
“busca de um conhecimento elevado”, esse é o atrativo do gnosticismo, visa levar a pessoa a acreditar que descobriu ou sabe mais do que outros.
“supostamente alcança a salvação”, essa é a grande proposta do gnosticismo. Gnosticismo não é uma religião ou seita, mas um sistema de crenças heréticas.

1.3. Agnosticismo
-  “defende ser impossível ao homem chegar a tal apreensão”, enquanto o gnosticismo significa o conhecimento da divindade, o agnosticismo é o contrário. É a crença de que o homem não pode chegar ao conhecimento do Eterno, não sabendo sequer definir o que Ele seja.   
- Para os agnósticos a Suprema Mente Eterna teria feito o universo e abandonado sua criação ao acaso.
________________________________                 
2. O QUE SÃO OS ATRIBUTOS DE DEUS?
- “compreendemos – dentro do que nos é possível”,os atributos divinos servem para nos dar o entendimento de quem é Deus. Só conhecendo eles podemos defini-lo como Deus.
“estabelecido pela Revelação Divina”, quer dizer que Deus se dar a conhecer ao homem e qualquer revelação mais profunda ocorre de acordo com  vontade de Deus.

2.1. Os atributos de Deus
“Os atributos naturais estão relacionados à Sua essência”, esses atributos são os que caracterizam Deus como o Ser supremo do universo.
“os morais dizem respeito à Sua volição”, volição significa escolha, vontade, desejo, querer. Os atributos morais se relacionam ao querer de Deus, estão relacionados à Sua obra.

2.2. Os atributos naturais
-...

2.2.1. Unicidade
“denominado Verdadeiro Deus”, isso porque existem muitos supostos deuses em muitas religiões. Somente três religiões no mundo acreditam na existência de um único Deus: o Judaísmo, o Cristianismo (católico e evangélico) e o Islamismo.

2.2.2. Eternidade
“não se aplica ao tempo divino”, o Senhor não pode ser compreendido dentro das três dimensões do tempo humano: passado, presente e futuro e também não pode ser compreendido nas três dimensões de espaço: base, altura e profundidade. Deus está acima dos parâmetros humanos.

2.2.3. Imutabilidade
“não pode mudar”, afirmando que há coisas que Deus não pode fazer. E de fato Ele por exemplo, não pode mentir.
“cuja existência não tem causa”, não houve nada que tenha causado ou originado a existência de Deus, Ele não foi criado.

2.2.4. Onipotência
“nada que seja análogo”, quer dizer que não há nada que se compara a Ele.
“Ele pode fazer o que desejar”, isso quer dizer que Ele é soberano.

2.2.5. Onisciência
“conhecimento pleno”, Deus conhece tudo e por isso conhece também os pensamentos humanos, alguns pensam que Satanás também sabe o que as pessoas pensam, mas somente Deus conhece tudo.
“Sua inteligência é perfeita”, a sabedoria divina ultrapassa tudo o que existe. Quando tudo parece perdido e o inimigo pega o crente numa armadilha com sua habilidade, então o Senhor faz uma reviravolta com a Sua sabedoria. Aí descobrimos que antes do crente cair na cilada do Diabo o Senhor já tinha um plano para livrar seu servo.
- Esse atributo está ligado à outro chamado “presciência” que significa o conhecimento do futuro. Se Deus conhece tudo então conhece também o futuro.

2.2.6. Onipresença
-...
________________________________________
3. OS ATRIBUTOS MORAIS DE DEUS
“atribui qualidades morais a Deus”, essas qualidades Deus compartilha com o ser humano, fazendo com que o homem seja imagem e semelhança do Criador.

3.1. Amor
“o amor é a essência de Deus”, quando um ser humano demonstra amor pelo próximo e por Deus, ele está dentro da visão divina e tem dentro de si a essência do Pai.

3.2. Justiça
- “seguem os padrões de justiça”, a justiça consiste em punir os transgressores e enaltecer os justos. A justiça necessária para a nossa salvação foi satisfeita na cruz.

3.3. Santidade
- “o Senhor permanece santo”, o Senhor não tem comunhão com o pecado, por isso notamos que muitos sinais do tempo apostólico não são operados hoje, pois a iniquidade se multiplicou muito.

3.4. Bondade
- “compaixão pelo homem pecador”, essa é a expressão da misericórdia, significa compaixão pelo indigno.
“reafirmam a benevolência”, a Bíblia mostra a bondade de Deus de ponta a ponta. Jesus afirmou isso Mc 10,18 e depois comprovou com sua morte.
______________________________________
CONCLUSÃO
“Nele vivemos e nos movemos”, quando Paulo afirmou isso os Atenienses tinham um altar ao Deus desconhecido. Pois não conheciam o nosso Senhor, não sabiam dos Seus atributos.
“levaremos as pessoas a reconhecerem”, é necessário para a evangelização. Conhecer os atributos divinos é necessário aos servos de Cristo.
- Corrija o questionário e faça o seu resumo.

Boa aula!

Marcos André – professor
http://marcosandreclubdateologia.blogspot.com.br/2015/10/escola-dominical-esboco-e-subsidio-da_79.html

LIÇÃO 05 - A INSTITUIÇÃO DA MONARQUIA EM ISRAEL / SUBSÍDIOS / CLASSE ADULTOS

Apresentado pelo Comentarista das Revistas Lições Bíblicas Adultos da CPAD, pastor Osiel Gomes