ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 2 - Revista da Central Gospel


AULA EM___DE______DE 2015 - LIÇÃO 2
(Revista: Central Gospel - nº 44)

Tema: OS ATRIBUTOS DE DEUS

Texto Áureo: 1 Crônicas 29.11
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição ensine as particularidades dos atributos divinos e leve os alunos a conhecerem mais desse Deus tão maravilhoso e tremendo.
“conhecimento de Deus”, não se refere a conhecimento de quem Ele é e o que Ele faz, nos moldes do que a Bíblia ensina sobre Ele.
“compreenda a si mesmo”, por estarem afastados de Deus, muitos homens não compreendem nada sobre si mesmos e por isso vivem tomando decisões erradas na vida.
“e dos Seus nomes”, quer dizer que para conhecer a Deus é necessário estudar a Palavra de Deus. Seus nomes revelam a sua obra e suas intenções para com o homem.
_______________________________________________
1. EXISTÊNCIA NEGADA
- “ensinos contrários à existência de um Ser superior”, toda a natureza aponta para a afirmação de que uma inteligência e poder extremamente maior originou tudo que existe..

1.1. Ateísmo
“nega a existência de Deus”, para os ateus, Deus não existe, seria apenas uma criação da mente humana surgida e elaborada pela humanidade ao longo sua trajetória na Terra.
“transcedência”, e o atributo divino que afirma que Deus vai além dos limites da natureza humana.
“imanência”, atributo pelo qual Deus não compartilha características de Sua natureza a nenhum outro ser. A onipresença é um atributo imanente de Deus.  

1.2. Gnosticismo
“de natureza sincrética”, sincretismo é a mistura de várias crenças, dessa forma o gnosticismo seria um apanhado de várias religiões da antiguidade.
“busca de um conhecimento elevado”, esse é o atrativo do gnosticismo, visa levar a pessoa a acreditar que descobriu ou sabe mais do que outros.
“supostamente alcança a salvação”, essa é a grande proposta do gnosticismo. Gnosticismo não é uma religião ou seita, mas um sistema de crenças heréticas.

1.3. Agnosticismo
-  “defende ser impossível ao homem chegar a tal apreensão”, enquanto o gnosticismo significa o conhecimento da divindade, o agnosticismo é o contrário. É a crença de que o homem não pode chegar ao conhecimento do Eterno, não sabendo sequer definir o que Ele seja.   
- Para os agnósticos a Suprema Mente Eterna teria feito o universo e abandonado sua criação ao acaso.
________________________________                 
2. O QUE SÃO OS ATRIBUTOS DE DEUS?
- “compreendemos – dentro do que nos é possível”,os atributos divinos servem para nos dar o entendimento de quem é Deus. Só conhecendo eles podemos defini-lo como Deus.
“estabelecido pela Revelação Divina”, quer dizer que Deus se dar a conhecer ao homem e qualquer revelação mais profunda ocorre de acordo com  vontade de Deus.

2.1. Os atributos de Deus
“Os atributos naturais estão relacionados à Sua essência”, esses atributos são os que caracterizam Deus como o Ser supremo do universo.
“os morais dizem respeito à Sua volição”, volição significa escolha, vontade, desejo, querer. Os atributos morais se relacionam ao querer de Deus, estão relacionados à Sua obra.

2.2. Os atributos naturais
-...

2.2.1. Unicidade
“denominado Verdadeiro Deus”, isso porque existem muitos supostos deuses em muitas religiões. Somente três religiões no mundo acreditam na existência de um único Deus: o Judaísmo, o Cristianismo (católico e evangélico) e o Islamismo.

2.2.2. Eternidade
“não se aplica ao tempo divino”, o Senhor não pode ser compreendido dentro das três dimensões do tempo humano: passado, presente e futuro e também não pode ser compreendido nas três dimensões de espaço: base, altura e profundidade. Deus está acima dos parâmetros humanos.

2.2.3. Imutabilidade
“não pode mudar”, afirmando que há coisas que Deus não pode fazer. E de fato Ele por exemplo, não pode mentir.
“cuja existência não tem causa”, não houve nada que tenha causado ou originado a existência de Deus, Ele não foi criado.

2.2.4. Onipotência
“nada que seja análogo”, quer dizer que não há nada que se compara a Ele.
“Ele pode fazer o que desejar”, isso quer dizer que Ele é soberano.

2.2.5. Onisciência
“conhecimento pleno”, Deus conhece tudo e por isso conhece também os pensamentos humanos, alguns pensam que Satanás também sabe o que as pessoas pensam, mas somente Deus conhece tudo.
“Sua inteligência é perfeita”, a sabedoria divina ultrapassa tudo o que existe. Quando tudo parece perdido e o inimigo pega o crente numa armadilha com sua habilidade, então o Senhor faz uma reviravolta com a Sua sabedoria. Aí descobrimos que antes do crente cair na cilada do Diabo o Senhor já tinha um plano para livrar seu servo.
- Esse atributo está ligado à outro chamado “presciência” que significa o conhecimento do futuro. Se Deus conhece tudo então conhece também o futuro.

2.2.6. Onipresença
-...
________________________________________
3. OS ATRIBUTOS MORAIS DE DEUS
“atribui qualidades morais a Deus”, essas qualidades Deus compartilha com o ser humano, fazendo com que o homem seja imagem e semelhança do Criador.

3.1. Amor
“o amor é a essência de Deus”, quando um ser humano demonstra amor pelo próximo e por Deus, ele está dentro da visão divina e tem dentro de si a essência do Pai.

3.2. Justiça
- “seguem os padrões de justiça”, a justiça consiste em punir os transgressores e enaltecer os justos. A justiça necessária para a nossa salvação foi satisfeita na cruz.

3.3. Santidade
- “o Senhor permanece santo”, o Senhor não tem comunhão com o pecado, por isso notamos que muitos sinais do tempo apostólico não são operados hoje, pois a iniquidade se multiplicou muito.

3.4. Bondade
- “compaixão pelo homem pecador”, essa é a expressão da misericórdia, significa compaixão pelo indigno.
“reafirmam a benevolência”, a Bíblia mostra a bondade de Deus de ponta a ponta. Jesus afirmou isso Mc 10,18 e depois comprovou com sua morte.
______________________________________
CONCLUSÃO
“Nele vivemos e nos movemos”, quando Paulo afirmou isso os Atenienses tinham um altar ao Deus desconhecido. Pois não conheciam o nosso Senhor, não sabiam dos Seus atributos.
“levaremos as pessoas a reconhecerem”, é necessário para a evangelização. Conhecer os atributos divinos é necessário aos servos de Cristo.
- Corrija o questionário e faça o seu resumo.

Boa aula!

Marcos André – professor
http://marcosandreclubdateologia.blogspot.com.br/2015/10/escola-dominical-esboco-e-subsidio-da_79.html