Lição 5 01 de Novembro de 2015 Caim era do maligno


 (Foto: formosogospel.com.br )
Caim Era do Maligno
Para falarmos sobre Caim quero defender dois pontos principais:
1.      LIVRE ARBÍTRIO. Sig; É o poder que cada individuo tem de escolher suas ações. 
Muitas vezes a expressão Livre arbítrio tem o mesmo significado que a expressão; LIBERDADE, no entanto SANTO AGOSTINHO diferenciou claramente esse dois conceitos o LIVRE ARBÍTRIO é a possiblidade de escolher entro o bem e o mal enquanto que a LIBERDADE é o bom uso do livre arbítrio isso significa que nem sempre o homem é livre quando põe em uso o livre arbítrio.

Depois de pecar no Édem o homem perdeu vários benefícios mais não perdeu o livre arbítrio, pois o interesse de Deus não era dominar o homem mais deixar o livre para que o mesmo continuasse escolhendo entre o bem e o mal. Por isso no momento de espiar seus pecados Caim escolheu não ter uma atitude sincera nem um coração voluntario e preferiu ser um crente legalista achando que Deus não conhecia seu coração e receberia seu culto. Enquanto que Abel escolheu seu livre arbítrio para ter uma atitude voluntaria e gratificante, seu coração era sincero e seu culto era verdadeiro.(Hb11:4)Pela fé Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício do que Caim, pelo quando obteve testemunho de ser justo tendo aprovação de Deus quando às suas ofertas. Por meio dela também mesmo depois de morto ainda fala .)
2.      RESISTIR AO PECADO: Caim tinha toda condição de resistir ao pecado que esta a porta do seu coração (Gn4 : 6-7 )6. Então lhe disse o senhor : Por que andas irado e por que decaiu o seu semblante ? 7. Se procederes bem não é certo que serás aceito ? Se toda via procederes mal eis que o pecado jaz a porta ; e o seu desejo será contra ti , mais  a ti cumpri domina-lo. )
(Tg1 : 12-15 )12.Bem-aventuradoo homem que suporta , com perseverança , a provocação ; Porque , depois de sido aprovado recebera a coroa da vida , o qual o senhor prometeu aos que o amam .
13.Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: "Estou sendo tentado por Deus". Pois Deus não pode ser tentado pelo mal e a ninguém tenta. 14. Cada um, porém, é tentado pelo próprio mau desejo, sendo por este arrastado e seduzido. 15. Então esses desejos, tendo concebido, dá à luz o pecado, e o pecado, após ser consumado, gera a morte. )
Mais Caim deixou que o pecado o dominasse e planejou a morte de seu irmão e ao leva-lo ao campo, demonstrou sua frieza e premeditação.(Gn 4:8)Disse, porém, Caim a seu irmão Abel: "Vamos para o campo". Quando estavam lá, Caim atacou seu irmão Abel e o matou.)

Durval Alcantara é membro da AD em São Paulo
 Setor 51 ministério do Belém e professor da EBD.http://www.formosogospel.com.br/