Dinâmica da Lição 06: Relacionamento Sentimental (Jovens)

,


Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: Relacionamento Sentimental.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir utilize a dinâmica “Amor ou Paixão”.


Dinâmica: Amor ou Paixão

Objetivos:
Refletir sobre relacionamento verdadeiro
Aprender a diferenciar entre amor e paixão
Material didático:
2 cartolinas guache
Pincel atômico
Atividade didática:
ANTES DA AULA:
Confeccione dois cartazes utilizando cartolina guache e pincel atômico: o primeiro mostrando as características do verdadeiro amor enquanto que o segundo trazendo os aspectos da paixão. Procure unir um próximo ao outro conforme modelo logo abaixo.
DURANTE A AULA
Ao final da aula divida a turma em dois grupos. Coloque o cartaz em um local visível. Fale que um grupo irá explicar cada uma das características do verdadeiro amor, enquanto que o segundo grupo irá apresentar os aspectos da paixão. Leia cada característica, uma de cada grupo, em seguida eles farão o que entenderam. Assim será feito com a segunda a terceira até a última.

AMOR
PAIXÃO
O QUE MAIS ATRAI É O CARÁTER
O QUE MAIS ATRAI SÃO OS OLHOS
ADMIRA QUE ELE REALMENTE É
ADMIRA PELO SEU CORPO BONITO
REALACIONAMENTO ESTÁVEL
REALACIONAMENTO INSTÁVEL
SÓ EXISTE VERDADE
EXISTE MUITAS MENTIRAS
NÃO É EGOÍSTA, POIS PENSA NO OUTRO
É EGOÍSTA, POIS PENSA EM SI
CONFIA POIS CONHECE A PESSOA AMADA
INSEGURANÇA, VIVE COM CIÚMES
CALMO E PROTETOR
AGITADO E AGRESSIVO
BUSCA CONHECER A VONTADE DE DEUS
SÓ DESEJA FAZER A SUA VONTADE

Encerre mostrando que uma pessoa que ama se comporta de forma diferente da que está apaixonada. O amor, normalmente, está relacionado a um sentimento bonito, estável e sereno, mais controlável e menos temido, enquanto a paixão quando nos invade, domina nossos pensamentos, é tida como arrebatadora, turbulenta e, muitas vezes, sofrida e egoísta.

Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!




Por Escriba Diigtal


Read more: http://euvoupraebd.blogspot.com/2015/11/dinamica-da-licao-6-relacionamento.html#ixzz3qSzzRQ7l