SEJÁ VOCÊ TAMBÉM UM SEGUIDOR

Google+ Followers

09 novembro 2015

Dinâmica da Lição 07: Cuidado com o que fala (Juvenis)

,


Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: Cuidado com o que fala.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir, utilize a dinâmica “O cuidado com o que falamos” ou “O uso da Língua”

Dinâmica: O cuidado com o que falamos
Objetivo:
Evidencia que o que falamos revela quem somos
Material didático:
Quadro de giz ou branco
Giz ou lápis para quadro branco
Atividade didática:
Faça uma pequena experiência com seus alunos. Chegue junto do primeiro aluno e diga-lhe uma frase ao ouvido. Peça que um vá passando para o outro, sempre em forma de cochicho Quando o último receber a mensagem, peça-lhe que diga em voz alta o que ouviu. Muito provavelmente, a mensagem estará diferente daquela que você passou para o primeiro aluno. Faça um comentário sobre isto e diga para seus alunos que Salomão está chamando a atenção para este e todos os outros fatos que envolvem o nosso falar, como:
1. Palavras distorcidas
2. Palavras com duplo sentido
3. Palavras ferinas
4. Palavras maliciosas
5. Palavras sem conteúdo, ocas, etc.

Neste momento solicite que citem modos de falar que evidenciam nossa identificação com o falar do mundo pecaminoso. Escreva no quadro as sugestões dos alunos:
1.
2.
3.
etc.
Discuta com os alunos as sugestões apresentadas, depois, peça para que eles citem modos de falar que evidenciam o viver de autêntico cristão. Escreva as respostas dos alunos no quadro, e mais uma vez faça uma discussão sadia sobre o assunto.
1.
2.
3.
etc.
 Encerre a dinâmica trazendo a seguinte reflexão: Ao nos convertermos, todos nós entramos num processo de crescimento. Nascidos do alto, de Deus, somos geração de Deus. Assim como o filho traz as marcas genéticas de seus pais, as quais se acentuam à medida que ele cresce, se somos filhos de Deus, vamos trazer marcas do Seu caráter. O processo de mudança não é instantâneo, mas tem início ao nos convertermos. O alvo de Deus para nós é que sejamos perfeitos, como Ele é perfeito, manifestando Seu caráter em nossa vida. Os pecados cometidos pelo falar são os mais difíceis de abandonar. São os que mais relutamos em permitir que Deus elimine. Se você domina a língua, não importa se ainda é jovem, no entanto chegou exercer um verdadeiro caráter cristão.

Fonte: Tiago a fé em ação. Editora Cristã Evangélica

Adaptação da dinâmica: Escriba Digital



Dinâmica: O uso da Língua
Objetivo:
 Refletir sobre como  estamos usando a nossa língua.
Material didático:
Cinco Recipientes (vasilhas) que estejam com as aparências bonitas, resto de lixo, pimenta, cebola inteira e cortada em pedaços, limão (um pode ser descascado) Balas doces.
Atividade didática:
Em cada recipiente deverá ser colocado os seguintes itens:
. resto de lixo
. pimenta
. cebola inteira e cortada em pedaços
. limão (um pode ser descascado)
. balas doces

À medida que a você vai conversando com a turma, destacando cada um dos itens das recipientes, pode-se pedir aos alunos que venham ajudar, abrindo as vasilhas.
Mostre que as pessoas hoje estão muito preocupadas com a beleza e a higiene da boca. Isto é muito bom.
As mulheres passam batom e todos escovam os dentes, outros usam enxaguante bucal, chupam balas. Mas nem todo mundo está preocupado com aquilo que sai da boca.
Deus fez a nossa boca para que nós falemos coisas boas, palavras que abençoem as pessoas, que confortem que encorajem, que animem, mas nem sempre é assim.
 Vejam estas vasilhas(Mostre as vasilhas).
Tão bonitas por fora, mas vamos ver o que há dentro delas?
(Agora comece a mostrar o que tem em cada recipiente fazendo as devidas aplicações para cada um deles. A apresentação de cada recipiente vai depender da ordem como as pessoas escolherem, mas a vasilha com balas deverá ser a última).


LIXO - O lixo simboliza as palavras feias, mentiras, palavrões, em Efésios 4:29 lemos que nenhuma palavra suja deve sair da nossa boca (Leia com os alunos o texto bíblico).

PIMENTA - A pimenta simboliza as palavras picantes, fofocas, etc. No Salmo 141:3 o salmista pede que Deus coloque uma guarda na sua boca, e em Provérbios 11:9 lemos que a pessoa que não ama a Deus usa a boca para destruir, falar mal do outro (Leia com os alunos o texto bíblico).

CEBOLA - A cebola simboliza as palavras duras que ferem, machucam, que fazem os outros chorarem, em Tiago 3:10 lemos que da nossa boca devem sair palavras que abençoem e edifiquem (Leia com os alunos o texto bíblico).

LIMÃO - O limão é azedo, ele simboliza as palavras azedas, só reclamam, nada está bom, não consegue agradecer por nada, nem elogiar, só vê defeitos, em Filipenses 2:4 lemos que devemos fazer todas as coisas sem murmurações, reclamações (Leia com os alunos o texto bíblico).





BALAS - O bombom é doce, gostoso, assim deve ser a palavra que sai da nossa boca, em Efésios 4:29 lemos que a palavra que sai de nossa boca deve servir para edificação (Leia com os alunos o texto bíblico).

Conclua a dinâmica usando o método socrático (perguntas e respostas)
-Como foi que estas coisas entraram dentro dessas vasilhas?
Alguém as colocou aí.
A bíblia fala que a boca fala do que o nosso coração está cheio.   
-O que estamos colocando em nosso coração?
-O que estamos lendo, vendo, o que estamos ouvindo?
-Vamos pedir a Deus que nos ajude a só colocarmos coisas boas dentro do nosso coração?
Há pessoas que devem, inclusive, pedir a Deus por um coração novo, pois este que tem já está muito sujo.

Fonte: Manual Prático Para o Culto Infantil
Autores: Rawderson Rangel e Manoel Xavier.
Adaptação da dinâmica: Escriba Digital



Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.


Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!


Read more: http://euvoupraebd.blogspot.com/2015/11/dinamica-da-licao-07-cuidado-com-o-que.html#ixzz3r0eqMp6Q

LIÇÃO 08 - A IGREJA DE CRISTO / SLIDES DA LIÇÃO / REVISTA CLASSE ADULTOS

BAIXAR SLIDES LIÇÃO 08 - A IGREJA DE CRISTO

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AS 10 MAIS VISITADAS