SEJÁ VOCÊ TAMBÉM UM SEGUIDOR

Google+ Followers

Marcadores

Aborto ACONSELHAMENTO PRÉ-MATRIMÓNIAL Adolecentes Cristão ADOLESCENTES ADPB ADULTÉRIO ADULTOS Agradecimento Aniversario Apologética Cristã Arqueologia As Inquisições Assembleia de Deus Barack Obama Batismos Bíblia Brasil Casamento CGADB Ciência Círculo de Oração CLASSE BERÇARIO CLASSE BERÇÁRIO CLASSE DOS DISCIPULADOS CLASSE DOS DISCIPULANDO CLASSE DOS DISCIPULANDOS CLASSE JOVENS E ADULTOS CENTRAL GOSPEL CLASSE JOVENS E ADULTOS BETEL CLASSE MATERNAL Congresso CPAD Cruzada Curiosidades Cursos Departamento Infantil Depressão Desaparecido DESENHOS BIBLICOS Desfiles Dia do Pastor Discipulado Divórcio EBD EBO Escatologia Estudantes Estudos Eventos FALECIMENTO Família Filmes Galeria de Fotos Gospel Gratidão a Deus Hinos Antigos História Homenagens Homilética Homoxesualismo Ideologia de Gênero Idolatria Inquisição Islamismo Israel LIção de Vida Louvor Luto Maçonaria Mães Mensagens Ministério Missões MODISMOS Mundo Mundo Cristão MUSICAS EVANGÉLICAS Namoro Cristão Noivados Notícias Obreiros ONU Oração Pneumatologia política PRIMARIOS Psicopedagogia Pureza sexual Realidade Social Reforma Protestante RELIGIÕES Retiro Revista Central Gospel REVISTA CLASSE PRIMARIOS REVISTA CLASSE DOS PRE-ADOLESCENTES REVISTA CLASSE DOS ADOLESCENTES REVISTA CLASSE JARDIM DA INFANCIA REVISTA CLASSE JARDIM DA INFÂNCIA REVISTA CLASSE JUNIORES REVISTA DA CLASSE JOVENS CPAD. REVISTA DA CLASSE JOVENS. REVISTA DA CLASSE ADULTOS REVISTA DA CLASSE JOVENS E ADULTOS REVISTA DA CLASSE JUVENIS Revista Maternal Santa Ceia Saúde Seminário Sexualidade Subsídios Subsídios EBD Subsídios EBD Videos Templos Teologia Testemunho TRANSGÊNEROS Utilidade publica UTILIDADE PÚBLICA Vida de Adolecente videos Virgilha

16 novembro 2015

Dinâmica da Lição 08: A Bíblia Ensina a Cuidar da Terra (Adolescentes)

,


Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: A Bíblia Ensina a Cuidar da Terra.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Cuidando da terra e da natureza”.

Dinâmica: Cuidando da terra e da natureza

Objetivo:
Conscientizar os alunos sobre a preservação da terra e da natureza.
Material didático:
revistas antigas e jornais que tratem sobre a devastação desenfreada do meio ambiente e a destruição da terra.,
fotos da internet também tratem sobre a devastação desenfreada do meio ambiente e a destruição da terra.
cola,
tesoura,
papel pardo.
Atividade didática:
Converse com os adolescentes explicando que Deus deu aos israelitas, por intermédio de Moisés, algumas leis civis. O povo receberia uma terra boa, que manava leite e mel (Nm 14.8). Eles teriam que cuidar muito bem dessa terra. Uma das leis que Deus ordenou foi o ano sabático (Lv 25.1-7). Um ano em cada sete a terra era deixada sem cultivo para descansar. O propósito de Deus era abençoar o homem e evitar a ganância. Hoje, as florestas são derrubadas pela ambição desmedida de homens que não temem a Deus. O Senhor se importa com o homem e seu habitat. Em Deuteronômio 20. 19,20, Deus ordenou que os israelitas, ao sitiarem uma cidade e pelejarem contra ela não deveriam cortar as árvores frutíferas, pois elas servem de mantimento para o homem. Naquele tempo o homem já não tinha autorização para fazer o que bem entendesse. As árvores que não produzissem frutos podiam ser cortadas, pois haveria equilíbrio.
Distribua os materiais sugeridos e peça que os alunos montem um painel sobre a devastação desenfreada do meio ambiente e a destruição da terra.
Diga que as matas nativas estão sendo derrubas de forma agressiva e a terra está sendo destruída. As consequências são muitas e todas ruins. Divida a turma em grupo e peça que os grupos discutam as seguintes questões:
Questões para debate:
1 - Nossas florestas e rios são os pulmões e veias do nosso planeta, que ajudam a terra a viver e respirar, proporcionando diversas formas de vida. Que relação a fé e a religião têm com a terra e o meio ambiente?
2 - Consumo desnecessário produz lixo e, como sabemos, alguns materiais demoram para se decompor. Como você relaciona religiosidade e natureza?
3 - A Terra é uma entidade viva que respira. Sem cuidados e carinho, haverá consequências muito grandes para serem ignoradas. Que cuidados devemos cultivar, em nosso dia-a-dia, para salvar a terra?
4. Consumo desnecessário produz lixo e, como sabemos, alguns materiais demoram para se decompor. O que fazer para se preservar a terra tendo: respeito, cuidado e um pouco de consciência?
Encerre trazendo uma reflexão sobre o Salmo 24.1, mostrando que como filhos de Deus precisamos preservar a criação e saber que as questões ambientais são do interesse do Pai, visto que tudo é Dele.


Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!



Dinâmica adaptada por Escriba Digital


Read more: http://euvoupraebd.blogspot.com/2015/11/dinamica-da-licao-08-biblia-ensina.html#ixzz3rgrcHchr