SEJÁ VOCÊ TAMBÉM UM SEGUIDOR

Google+ Followers

Marcadores

Aborto ACONSELHAMENTO PRÉ-MATRIMÓNIAL Adolecentes Cristão ADOLESCENTES ADPB ADULTÉRIO ADULTOS Agradecimento Aniversario Apologética Cristã Arqueologia As Inquisições Assembleia de Deus Barack Obama Batismos Bíblia Brasil Casamento CGADB Ciência Círculo de Oração CLASSE BERÇARIO CLASSE BERÇÁRIO CLASSE DOS DISCIPULADOS CLASSE DOS DISCIPULANDO CLASSE DOS DISCIPULANDOS CLASSE JOVENS E ADULTOS CENTRAL GOSPEL CLASSE JOVENS E ADULTOS BETEL CLASSE MATERNAL Congresso CPAD Cruzada Curiosidades Cursos Departamento Infantil Depressão Desaparecido DESENHOS BIBLICOS Desfiles Dia do Pastor Discipulado Divórcio EBD EBO Escatologia Estudantes Estudos Eventos FALECIMENTO Família Filmes Galeria de Fotos Gospel Gratidão a Deus Hinos Antigos História Homenagens Homilética Homoxesualismo Ideologia de Gênero Idolatria Inquisição Islamismo Israel LIção de Vida Louvor Luto Maçonaria Mães Mensagens Ministério Missões MODISMOS Mundo Mundo Cristão MUSICAS EVANGÉLICAS Namoro Cristão Noivados Notícias Obreiros ONU Oração Pneumatologia política PRIMARIOS Psicopedagogia Pureza sexual Realidade Social Reforma Protestante RELIGIÕES Retiro Revista Central Gospel REVISTA CLASSE PRIMARIOS REVISTA CLASSE DOS PRE-ADOLESCENTES REVISTA CLASSE DOS ADOLESCENTES REVISTA CLASSE JARDIM DA INFANCIA REVISTA CLASSE JARDIM DA INFÂNCIA REVISTA CLASSE JUNIORES REVISTA DA CLASSE JOVENS. REVISTA DA CLASSE ADULTOS REVISTA DA CLASSE JUVENIS Revista Maternal Santa Ceia Saúde Seminário Sexualidade Subsídios Subsídios EBD Subsídios EBD Videos Templos Teologia Testemunho TRANSGÊNEROS Utilidade publica UTILIDADE PÚBLICA Vida de Adolecente videos Virgilha

16 novembro 2015

Dinâmica da Lição 08: O relacionamento com Pessoas de uma Fé diferente (Jovens)

,

Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: O relacionamento com Pessoas de uma Fé diferente.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Relação com pessoas de outras religiões”.

Dinâmica – Relação com pessoas de outras religiões

Objetivo:
Levar os alunos a desenvolver uma atitude de respeito, tolerância e amor pelas pessoas de outras religiões.
Material didático:
Cartolinas
Pincel permanente
imagens de pessoas adeptas de varias crenças e religiões
Pesquisas e temas exposto no blog
Atividade didática:
Durante a semana pesquise imagens de pessoas adeptas de varias crenças e religiões no mundo, praticando-as. Por Exemplo: islâmicos prostrados fazendo suas orações; multidões de muçulmanos peregrinando até Meca; judeus tradicionais diante do muro das lamentações; budistas em templos fazendo suas orações; mórmons visitando casas com suas famosas “pastas pretas”; católicos em procissão adorando algum santo; espiritas buscando orientação em centros espíritas; testemunhas de jeová visitando casas; etc. Selecione as imagens e faça um lindo cartaz. Prepare também outro cartaz com estatísticas das religiões no mundo, conforme modelo sugerido logo abaixo. Não se esqueça de destacar que na estatista do cristianismo estão inclusos os seus vários ramos e divisões. A princípio mostre cada imagem do cartaz sem fazer qualquer tipo de comentário. Depois mostre uma segunda vez, pedindo aos alunos que identifiquem o que essas pessoas estão fazendo e que tipo de fé religiosa praticam. Logo após apresente cartazes com estatísticas da população mundial por religião, de acordo com a pesquisa mostrada logo abaixo sobre as principais crenças e descrenças mundiais. Converse com a classe pedindo que comentem o que mais lhes chamou a atenção.
Dica: Você pode confeccionar os cartazes com cartolina guache e pincel permanente.

População Mundial - 7, 2 Bilhões de Pessoas
Cristianismo – Cerca de 2,2 Bilhões de Adeptos
    -Catolicismo
   - Protestantismo
    -Adventismo
    -Mormonismo
    -Cristianismo oriental
    -Testemunhas de Jeová, etc.
Islamismo – Cerca de 1,6 Bilhões de Adeptos
Hinduísmo – Cerca de 900 Milhões de Adeptos
Religião Tradicional Chinesa – Cerca de 400 Milhões de Adeptos
Budismo – Cerca de 376 Milhões de Adeptos
Ateus e Agnósticos - cerca de 300 Milhões de Adeptos
Novas Religiões - cerca de 110 Milhões de Adeptos
Xintoísmo – De 27 a 65 Milhões de Adeptos
Sikhismo – Cerca de 20 Milhões de Adeptos
Judaísmo – De 14 a 18 Milhões de Adeptos
Espiritismo – Cerca de 13 Milhões de Adeptos
Wicca e Neopaganismo – De 12 a 19 Milhões de Adeptos

Agora divida a classe em três grupos. Cada grupo discutirá entre si sobre três principais formas de relacionamentos que devemos ter com pessoas de uma fé diferente: respeito, tolerância e amor, de acordo com o modelo sugerido logo abaixo. Imprima cada tema e os assunto a serem discutidos dentro de cada tema e entregue a cada grupo um tema para ser discutido entre eles. Dê a cada grupo sete minutos para refletirem sobre os assuntos do tema em discussão. Logo após cada grupo terá cinco minutos para expor o seu tema e os assuntos do tema.

Temas e Assuntos a serem discutidos:

Respeito
O respeito impede as pessoas de ofender a outra.
Quem respeita não ridiculariza do outro.
Quem respeita não trata de forma injusta, diferente ou desigual.
Respeitar não significa concordar em todas as áreas com a outra pessoa.

Tolerância
A tolerância faz com eu suporte as pessoas com uma crença diferente da minha.
Uma pessoa tolerante normalmente aceita diferentes opiniões ou comportamentos diferentes daqueles estabelecidos pelo seu meio religioso?
A expressão "tolerância zero" pode ser usada para alguém de uma fé diferente da minha?
Tolerar não significa concordar em todas as áreas com a outra pessoa.

Amar
Quem ama procura ser generoso com a pessoa de uma fé diferente.
Quem ama valoriza a pessoa por seus atributos, independentemente da fé.
Quem ama quer sempre o bem da outra pessoa.
Quem ama procura conduzir, de forma sábia, a outra pessoa a verdadeira fé.


Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!



Por escriba Digital


Read more: http://euvoupraebd.blogspot.com/2015/11/dinamica-da-licao-08-o-relacionamento.html#ixzz3rgqqqGUY