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16 novembro 2015

Dinâmica da Lição 08: Vale a pena ser bom (Juvenis)

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Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: Vale a pena ser bom.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Bondade”.

Dinâmica: Bondade

Objetivo:
Promover entre os alunos o desejo da prática da bondade
Material didático:
Folhas de papel 40 kg
Tinta guache de varias cores
Pinceis atômicos
Atividade didática:
Leia com os alunos a para do Bom samaritano narrada em Lucas 10. 25-37
Discussão em grupo
- Dê a sua opinião pessoal sobre o comportamento de cada personagem da parábola: a vitima, o levita, o sacerdote e o samaritano.
- Você já deixou de ser bondoso com alguém ferido fisicamente?
- Você já deixou de socorrer alguém ferido emocionalmente?
- O Samaritano tinha um coração tão bondoso que renunciou muitas coisas para socorrer o ferido. Comente sobre aquela que é mais importante para você.
- A prática da bondade é uma obrigação ou uma opção?
- Como você tem praticado essa importante virtude?
CONTE A SUA HISTÓRIA
Peça para um aluno por vez contar um conflito que tenha testemunhado ou vivenciado onde o final não foi resolvido com atos de bondade, mas, sim, com maldade ou violência.
Quando a história atingir o ponto de conflito, peça que pare. O grupo, então, deve inventar novos finais de forma que a questão possa ser resolvida com bondade. Depois disso, o aluno que contava a história deve encerrar sua narrativa com uma das sugestões dadas pelos colegas.
Questione o grupo se alguma ideia que surgiu pode ser útil no enfrentamento de situações da vida cotidiana.
Quais as consequências de um conflito resolvido com bondade? E de um conflito resolvido com violência?
Quais os tipos de filmes e jogos que você gosta mais?
Você acredita que muitos filmes e jogos da atualidade incentivam a pratica da maldade ao invés da bondade?
Por que se fala mais em violência do que em bondade?
MURAL DA BONDADE
Confeccione um mural da bondade utilizando quatro folhas de papel 40 kg. Cole as folhas uma na outra para fazer o mural.
Incentive os alunos a representarem, cada um do seu jeito, o que entendem por bondade.
Cada aluno começa trabalhando em um pedaço do mural e, depois, todos podem completar os desenhos e frases feitos pelos colegas.
Observe e questione como se deram as interações do grupo.
Observe como cada um enxerga a bondade. Pergunte à turma o que falta em nossa vida pessoal e coletiva para vivenciarmos a bondade.
Para encerrar, fale que o egoísmo é uma tendência natural, inata em cada ser, mas a pessoa que conhece a Deus deve evocar o sentido moral da bondade e do amor pregado por Jesus. O egoísmo procura sempre, e em tudo, o seu interesse imediato, e, para alcançá-lo, não leva em conta nenhum princípio moral. O egoísmo é roído pela ambição, maldade e pela inveja, incapaz de se alegrar com a felicidade alheia, só vê competidores e tenta neutralizá-los ou eliminá-los. O egoísmo é a atitude mais estéril e infeliz, imolando toda a sua vida ao próprio eu. Do ponto de vista social, o egoísmo é a raiz de todos os males que afligem a humanidade.
Os religiosos que perseguiam a Jesus com o seu egoísmo prepararam o próprio colapso, porque deram ao egoísmo o valor de uma religião. A grande missão de Jesus foi coibir o egoísmo, apresentar o amor e a bondade para que a humanidade encontrasse o próprio sentido da vida.  Ter bondade é ser benevolente, ser amável, é procurar ajudar o outro. Benevolente significa demonstrar bondade ou boa vontade em relação às outras pessoas.


Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!



Por Escriba Digital


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