ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 7 - Revista da Central Gospel


AULA EM___DE______DE 2015 – LIÇÃO 7
(Revista: Central Gospel - nº 44)

Tema: RECONCILIAÇÃO, JUSTIFICAÇÃO E REGENERAÇÃO

Texto Áureo: João 3.16
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição esclareça os termos e seus significados, use exemplos e seja claro na explicação.
“John Stott”, foi um pastor e teólogo anglicano britânico, conhecido como um dos grandes nomes mundiais evangélicos. Viveu de 1921 a 2011.
“pressuposição”, é algo que supomos que tenha ocorrido para dar base às nossas afirmações.
“Eduardo Joiner”, foi um pastor, teólogo e escritor nascido nos Estados Unidos no século 18.
“trata de um termo legal”, significa que é um termo usado na legislação.
“em conformidade com a lei”, é como se dissesse “aquele que não deve nada a ninguém”, está em dia com a lei.
“experimenta uma mudança”, a pessoa começa a se tornar uma nova criatura, onde abandona velhos hábitos, pensamentos, concepções filosóficas, e às vezes até algumas companhias.
_______________________________________________
1. RECONCILIAÇÃO
“implica tomar a convivência rompida”, biblicamente, sabemos que Adão ao pecar foi expulso da presença de Deus, ali houve um rompimento da relação de Deus com o ser humano, com Jesus esse relacionamento foi restaurado, é como se as portas do Éden fossem abertas novamente.

1.1. A reconciliação: autoria e iniciativa de Deus
“a pior delas foi o afastamento”, não existe nada pior do que o ser humano estar afastado da presença de seu Criador. Os danos serão sentidos por toda a eternidade.
“suscitou meios para que houvesse oportunidade”, Ele não reconciliou o ser humano a força, mas abriu a oportunidade em Cristo.

1.1.1. Reconciliação: a visão paulina
“Ele o fez por intermédio do Filho”, o detalhe é que o Senhor já havia arquitetado um plano para essa reconciliação antes mesmo de fazer o homem, veja:
“E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo”, Ap 13.8

1.2. A reconciliação e o amor de Deus
“trata-se de um amor incompreensivo”, é o amor chamado no grego de “ágape”, amor incondicional, que ama independente de ser amado.
“ainda é preciso que as pessoas se arrependam”, Deus deu o primeiro passo em nossa direção, é preciso que demos uma resposta a essa iniciativa da parte de Deus, Ele se entregou por nós sendo nós ainda pecadores, essa é a maior prova de amor. Rm 5.8

1.3. A reconciliação é paz com Deus
- ...

1.3.1. Reconciliação é adoção
“fim do conflito”, a pessoa que não recebeu a Jesus como salvador está em conflito com Deus, vivendo em rebeldia e ninguém vence uma luta contra Deus.
“e a paz de Deus em nós”, a pessoa que não está em conflito contra Deus, vive em paz, ainda que esteja sujeito aos problemas mundanos ela consegue viver em tranquilidade consigo mesma e seu Criador.

1.3.2. Reconciliação é acesso
“acesso a Deus”, antes o acesso à Deus seria pelas normas da Lei, mas agora é por meio de Jesus Cristo, por isso o Senhor permitiu a destruição do Templo e o fim dos sacrifícios.
“particularmente em oração”, a oração é o canal de comunicação com o Pai. Crente que ora pouco não está aproveitando esse acesso.
________________________________                 
2. JUSTIFICAÇÃO
- “centralidade e relevância do tema”, quer dizer que esse tema é central nas escrituras, ou seja, toda a Bíblia trata disso direta ou indiretamente. A morte de Jesus é ponto máximo dessa justificação, por isso no momento da morte Ele afirma: “está consumado”.

2.1. Justificação – significado e uso
“o juto justificará a muitos”, o justo é Jesus, pois nunca pecou, sendo o injusto o ser humano, porque pecou, sendo o ser humano pecador ele tinha então, uma dívida com o Senhor, e essa dívida se pagava com sangue, e de acordo com a Lei o culpado de sangue deveria pagar com a vida. Dessa forma no momento da crucificação os pecados da humanidade foram transferidos para Jesus, e como a alma que pecasse deveria morrer, Ele morreu com todos os nossos pecados sobre si.

2.2. Justificação por meio da Fé
- “unicamente pela Graça de Deus”, professor(a), experimente perguntar aos alunos, o que é Graça de Deus? Veja se as respostas batem com o que entendemos: R. é o favor imerecido de Deus.
“pois além de crer, nada podemos fazer”, por isso é por meio da fé, depois vem as obras que confirmam essa fé. Mas a nossa condição para sermos salvos é acreditar que Cristo se entregou por nós e recebermos a Ele como nosso Senhor.
________________________________________
3. REGENERAÇÃO
“uma segunda gênese”, assim sendo a tradução melhor para paligênesis seria recriação.
“conformá-lo à imagem do Salvador”, ou seja, dar-lhe a forma da imagem do Salvador. É fazer a pessoa ter de novo aquilo que perdeu na Queda, a perfeita imagem e semelhança do Criador.

3.1. A regeneração é obra de Deus
“sua atitude é passiva”, quer dizer que não tem nada que o crente precise fazer, a não ser, se manter na presença de Deus, é claro.

3.2. A natureza da regeneração
- “mortos em ofensas e pecado”, se refere a morte espiritual, onde a pessoa a cada dia se afasta mais da presença de Deus.
“não há compreensão de como esse processo se dá”, o que parece é ser um processo que influencia a mente e o coração da pessoa refletindo em todo o seu ser.
______________________________________
CONCLUSÃO
“grande milagre operado no ser humano”, salvar uma vida é o milagre mais difícil de se operar, pois envolve o livre arbítrio da pessoa.
“contínua e ininterrupta regeneração”, a regeneração ocorre dia após dia, até o arrebatamento da Igreja, onde seremos transformados na natureza de Cristo.
Resumindo:
Reconciliar significa tornar a ter relacionamento com Deus.
Justificar significa tornar o homem justo diante de Deus, removendo a acusação contra ele.
Regeneração significa transformar o ser humano dia após dia na imagem e semelhança do Senhor novamente.
- Corrija o questionário e faça o seu resumo.

Boa aula!


Marcos André – professor