ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 8 - Revista da Editora Betel


AULA EM 22 DE NOVEMBRO DE 2015 – LIÇÃO 8
(Revista: Editora Betel)

Tema: LIÇÕES DE UMA VIDA PRÓDIGA

Texto Áureo: Isaías 60.1
  
INTRODUÇÃO
- Querido(a) professor(a), nesta lição busque apresentar de forma prática os ensinamentos da parábola. Os comentários desse esboço o ajudarão nisso.
“bastante incomodado”, ao ver o bem que o pai fizera pela alegria de ter de volta o irmão mais novo, esse irmão se sente diminuído, mas o sentimento que está em operação aqui é o ciúme.
“Eles acreditavam que eram perfeitos”, assim como o irmão mais velho que pensou que por estar trabalhando para pai sem ter tomado as atitudes erradas do outro irmão, era melhor do que ele.
“preferiam antes a destruição de um pecador”, amavam mais a seus cargos do que à almas, isso não está no coração de Deus, que na parábola é representado pelo pai.
__________________________________________
1. CONHECENDO O PANO DE FUNDO
“fala mais do amor de um pai”, o pai aqui representa Deus e sua forma de ver a todos de forma igual.
“nas ações do irmão mais velho”, a atitude do irmão mais novo é mais impactante, mas a falta de compreensão do irmão mais velho fala mais aos dias atuais.
“bezerro cevado”, significa que era um bezerro gordo, tratado de forma especial, bem nutrido.

1.1. Apenas um jornaleiro.
- “Kenneth E. Bailey”, é um palestrante e autor de estudos do Novo Testamento no Oriente Médio. Escreveu mais de 150 artigos em inglês e árabe.
“Significava o mesmo que desejar sua morte”, ainda hoje isso é uma forma de afronta aos pais. Isso explica porque o outro irmão tinha um certo rancor dele.
“como um dos jornaleiros de seu pai”, o jornaleiro era um diarista da casa que recebia por dia trabalhado, sem vínculo com a família. Devido ao rigor da época o filho mais novo não tinha nenhuma esperança em retornar a condição anterior, mas ele sabia que seu pai era um homem bondoso e daria uma oportunidade de trabalho.   

1.2. Uma atitude surpreendente.
“Em momento algum são citados os danos...do filho mais novo”, parece que Jesus tinha a intenção de focar o amor do Pai e não na fraqueza humana. A fraqueza do ser humano já é conhecida por todos, mas o amor de Deus ainda é desprezado por muitos.
“O pai não lança em seu rosto os seus desvarios”, isso já pesaria na consciência daquele filho, assim como muitos nas igrejas levam na consciência o pesar por todo mal que fizeram no passado a suas famílias e amigos, assim como Paulo lamentava a morte de Estevão At 22.20 não há necessidade de rememorar fatos passados.
“demonstra um amor ilimitado”, esse é o amor ágape de Deus, um amor incondicional, que ama sem impor a condição de ser amado.
“Assim como Deus age, temos também que agir”, em outras palavras, assim como Deus libera Seu amor, nós temos que liberar da mesma forma.

1.3. Ouvindo a música e as danças.
- “Ele não conhecia o poder do perdão”, ele só conhecia a Lei, acreditava que se alguém cometesse erros como os de seu irmão deveria ser punido com rigor e não merecia nenhum apreço dos outros. Esse tipo de visão legalista ainda está em muitos crentes hoje.
“Nunca perdeu tudo e mendigou”, aquele filho ignorava os problemas passado por seu irmão, ele só se lembrava que ele viveu regaladamente. Os crentes que julgam os outros por serem pecadores ignoram seus sofrimentos, só dão atenção a suas orgias e alegrias passageiras, mas de vez em quando algumas dessas pessoas caem em si e se lembram que o Senhor é misericordioso, nessa hora devemos se alegrar com Deus e não ficar condenando essas pessoas.
_____________________________________________
2. A MÁ INTERPRETAÇÃO DA GRAÇA DIVINA
- “por não compreender o valor daquele momento”, havia aqui uma diferença de valores, para o pai o maior valor era o retorno do filho perdido, enquanto que para aquele filho o maior valor era a lógica dos fatos, se aquele irmão errou deveria receber punição e não festa, mas para o amor não há lógica.

2.1. Nunca me deste um cabrito.
- “carnalmente não entendia o motivo da festa”, como falamos acima, ele só via pela lógica carnal humana.
“Ignorou o arrependimento”, não entendia o que significa um coração arrependido das coisas erradas que fez. Algumas pessoas infelizmente são assim não acreditam que os pecadores são capazes de mudarem a mente, Acham que não há concerto para o que está no erro. Muitas dessas pessoas que pensam dessa maneira estão nas igrejas, tomam ceia, mas na verdade não entendem o significado do pão e do vinho.
“e a bondade do pai”, quando ele deixou de comemorar pelo retorno de seu irmão ele estava ignorando a bondade do pai, assim acontece quando uma alma recebe a Jesus e não nos alegramos, estamos ignorando a bondade de Deus.
“Todas as minhas coisas são tuas”, essa frase do pai é o que Deus quer que entendamos, que somos herdeiros de todas as coisas que são de Deus. Ocorre de muitas pessoas brigarem por coisas banais dessa terra, como cargos, primeiros lugares, atenção, propriedades, heranças, etc.   

2.2. “Teu filho”, e não “meu irmão”.
- “Deus está realizando em uma vida, agimos como esse jovem”, quer dizer que Deus quer receber o pecador como filho, mas nós relutamos em recebê-lo como irmão.
“o calor humano dado ao seu perdido irmão”, calor humano é um dos principais elementos que as almas perdidas precisam, se afirmarmos que Deus a recebe e nós não correspondermos isso com abraços, apertos de mão e sinais de alegria, jamais essas pessoas serão convencidas do amor de Deus.
“Deus levantando gente que um dia foi escória da sociedade”, algumas pessoas chegam a ficar ofendidas com isso, alguns se acomodaram em não fazer nada na casa de Deus, mas os novos irmãos que foram resgatados por Deus, geralmente querem trabalhar, pois estão animados pela salvação que receberam. Então se levantam os ciumentos que não aceitam seus ânimos.
“Todos pulam, louvam, dançam e se divertem”, fazendo alusão ao culto pentecostal.
“mas eles estão mumificados, bocas fechadas, corações empedrados”, essa é uma crítica comum aos que não tomam parte nos cultos pentecostais, é perigosa de se fazer, pois gera mais separação do que união, isso porque na verdade, nem todos os que não estão pulando ou gritando nos cultos pentecostais estão de fato se desagradando dele.
2.3. Ele desperdiçou tua fazenda.
- “Não importava o que gastasse”, aquele pai já havia dado a metade dos bens para aquele filho e agora estava tendo mais um gasto com a festa. Mais uma interessante comparação com o nosso Pai celestial que não mediu esforços para nos salvar pagando o maior preço que alguém pode pagar, a vida de Seu próprio filho.
“mesmo quando lhe causamos prejuízos”, mesmo quando alguém denigre a imagem da Igreja, profana o nome do Senhor, enquanto estiver vivo o Pai dá chance de se arrepender e retornar.
“foi isso que o irmão mais velho nunca entendeu”, a graça de Deus opera pelo amor do Pai, por isso só se entende a graça pelo amor, se alguém não tem amor no coração jamais entenderá o perdão e nem a graça.
________________________________________
3. DIANTE DE UM PAI AMOROSO E PERDOADOR

3.1. Teu filho... teu irmão.
“Este teu irmão estava morto, e reviveu”, essa é uma visão espiritual que o irmão mais velho não tinha, mas o pai está tentando a todo custo incuti essa visão no seu filho. Muitos não entendem essa visão de Deus, de que as pessoas que estão no pecado estão mortas espiritualmente.
“jamais havia deixado de ser filho”, essa é a grande proposta de Deus para a humanidade, mesmo o ser humano tendo errado com Ele, está disposto a colocá-lo de volta a Sua presença com todos os direitos que tinha antes. Havíamos perdido nossos direitos em Adão, mas com Jesus temos a oportunidade de recuperar nosso lugar.

3.2. Era justo nos alegrarmos.
- “você deveria estar feliz juntamente comigo”, essa é uma exortação da parte de Deus, o momento do apelo na igreja deveria ser de grande expectativa onde após a pessoa dizer sim ao Senhor Jesus, a igreja explodiria em grande alegria juntamente com o Espírito Santo. Mas ao invés disso observamos crentes dispersos, preocupados com outras coisas e conversando.
“Dizer que sentiu muito sua falta”, existem crentes que se afastam aos poucos do convívio dos irmãos em Cristo, por nunca ouvirem isso, senti tua falta nos cultos de terça, na EBD, ou no domingo à noite.
“Mas teve coragem de passar por cima do fracasso”, professor(a), passe aos alunos essas palavras como se fosse o próprio Deus dizendo-as, pois é exatamente isso que o Senhor quer que entendamos.

3.3. Todas as minhas coisas são tuas.
“o pai tinha esperança de que”, o Senhor sempre espera o melhor de nós, tudo que Deus faz é para nos tornar fortes, valentes, vencedores e melhores a cada dia.
“tivesse sua essência, seu carisma, seu amor”, a regeneração promove no ser humano a aquisição das características divinas, pela regeneração nos tornamos mais parecidos com Deus.
“ele buscava um reconhecimento pelos serviços prestados a seu pai”, buscar reconhecimento é um aspecto legalista religioso, aquele filho mais velho representa alguns crentes mais antigos que estão a tanto tempo na igreja, mas não aprendeu a misericórdia, não vive o amor e não pratica o perdão.
_____________________________________
CONCLUSÃO
“Ele estava morto dentro da própria casa”, essa parábola é um alerta para muitos crentes, pois é isso que o inimigo está conseguindo fazer com alguns, fazendo eles estarem mortos dentro das igrejas.
“mas não diz que o ouro entrou na casa”, esse é o perfil das igrejas dos últimos dias, muitos estão retornando para a presença de Deus e recebendo seu lugar na presença de Deus, mas o invejosos, ciumentos e desafetuosos que estão dentro das igrejas, terão grande surpresa no dia do arrebatamento e cobrarão a Deus ao perceberem que ficaram destituídos do galardão, veja:
“Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;
Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;
Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes.” Mt 25:41-43
- Faça o resumo e passe os pontos mais importantes.

Marcos André – professor