Infecções vaginais – Sintomas, Tratamento e Prevenção

Infecções vaginais estão entre os motivos mais comuns que as mulheres consultam médicos. Vamos saber mais sobre Infecções vaginais no artigo seguinte.

Infecções vaginais estão entre os motivos mais comuns que as mulheres consultam médicos. A maioria das mulheres tem uma infecção vaginal, agora e depois, e muitas mulheres têm muitas vezes.

A vagina contém normalmente um grande número de organismos chamados Lactobacillus (ou acidophilus). Infecções vaginais ocorrem quando outros organismos cresce e muda o equilíbrio normal de organismos na vagina.


Uma infecção vaginal está presente quando o corrimento vaginal normal muda de cor, torna-se mais pesado ou com cheiros diferentes, ou se houver prurido, queimação, inchaço ou vermelhidão ao redor da vagina.

Infecções vaginais
Uma descarga normal não cheiram mal e não é acompanhada por vermelhidão, inchaço ou 
comichão. A maioria das descargas vaginais são normais. Um corrimento vaginal é muitas vezes presentes em algumas fases do ciclo menstrual. Esta quitação pode ser mais visível no meio do ciclo, o que está próximo ao momento da ovulação.

A forma mais comum de infecção vaginal é chamado vaginose bacteriana. As mulheres com essa infecção têm um grande número de organismos chamados Gardnerella vaginalis, assim como muitos outros organismos, na sua vagina. Se uma infecção estiver presente, haverá um odor vaginal que é mais forte após a relação sexual, e talvez uma maior quantidade de finos corrimento vaginal, que pode ser branco ou descolorido.

Infecção Vaginal – Candidíase
A Candidíase, é outro tipo comum de infecção vaginal. Se este estiver presente, pode haver grandes quantidades de espesso, esbranquiçado e quitação. Outros sintomas comuns incluem comichão, inchaço, vermelhidão ou irritação vaginal ao redor da área.
Leia Também: Candidíase – Causas, Sintomas e Tratamento

Trichomonas vaginalis é o terceiro mais freqüente infecção vaginal. Tal como vaginose bacteriana, muitas vezes essa infecção provoca um aumento da quantidade de descarga, que pode ser descoloridos. Às vezes, a descarga tem cheiros diferentes. Prurido podem estar presentes, mas é menos provável do que com uma levedura infecção.


Em cerca de uma em cada três mulheres com sintomas vaginais, a causa dos sintomas podem ser difíceis de encontrar. Uma infecção de outras partes do sistema urogenital podem estar presentes, tais como gonorreia,  clamídia ou herpes. Baixa os níveis hormonais, relacionadas com a menopausa, ou de uma alergia pode também causar infecções vaginais.

Infecções Vaginais  – Causas e Fatores de Risco
A maioria das infecções vaginais não tem nenhuma causa aparente. Elas às vezes ocorrem em épocas de estresse ou outra doença. Elas também ocorrem frequentemente (especialmente Candidíase), após um curso de antibióticos tomados por outras razões.

Algumas infecções vaginais são um resultado de relações sexuais, mas os organismos abrangidos nesta área tendem a não ser classificado como sério como outras doenças sexualmente transmissíveis.

Infecções Vaginais – Sintomas
Os sintomas podem variar entre mínima quitação, odor ou irritação, a copiosa descarga substancial com irritação e dor.

Infecções Vaginais – Diagnóstico
Essas causas de infecção vaginal pode ser facilmente diagnosticado pelo seu médico usando técnicas simples. Muitas vezes, apenas a história e o quadro clínico é suficiente para concluir que tipo de infecção é.


Infecções Vaginais – Tratamento
O tratamento para infecções vaginais dependem da causa.

A vaginose bacteriana é geralmente tratada com uma prescrição de medicação chamada metronidazol (Flagyl, Protostat). Este medicamento é tomado por via oral. Às vezes ele provoca uma dor de estômago ou náuseas. Se você beber álcool enquanto estiver a tomar este medicamento, você pode ter náuseas e vómitos. Existem outros medicamentos que podem ser tomados por via oral para esta infecção, tais como a clindamicina (Cleocin), e existem também cremes e géis vaginais.

A Candidíase é geralmente tratada com cremes e supositórios que são colocados na vagina. A duração do tratamento pode variar de um a sete dias. Alguns desses medicamentos já estão disponíveis sem prescrição, como o miconazol (Monistat) e clotrimazole (Gyne-Lotrimin ou Mycelex-G), e você pode usar em seguida, quando você sabe que tem uma candidíase. Se a infecção não fica melhor ou voltar em breve, você terá que ver o seu médico para ter certeza do diagnóstico e tratamento.

Trichomonas vaginalis também é tratada com metronidazol, tomados pela boca. No entanto, é necessário que o parceiro também tomar a medicação para evitar que ela volte.
Infecção fúngica vaginal – Causa e tratamento


Perguntas Frequentes:

Qual o melhor tratamento para infecções vaginais?
Quero saber as medidas de tratamento como:
Qual o melhor creme vaginal, de uso horal e medidas de higiene.
A infecção for devido a Cadida. Quais são os melhores remedios para o tratamento?

É verdade que o início da vida sexual com precauções aumenta a probabilidade de apanhar infecções vaginais?
Se tomar a pílula, usar preservativo, tomar banho antes e depois das relações, a probabilidade de apanhar uma infecção vaginal é superior do que se não iniciar a vida sexual?

Remédios para infecções vaginais?
pode ser natural ou nao

Infecções vaginais causam cisto no ovário?
Detalhes Adicionais
5 meses sem mestruar, tô com corrimento, será cisto no ovário?

Mulher com frequentes infecções vaginais pode usar (absorvente Interno – OB)?

Para que serve óvulos vaginais?? minha medica reseito por causa de um infecção vaginal???
fiquei sem saber o que fazer se continuo com os óvulos ou não…

pois minha medica me disse que eu tinha apanhado esta infecção por causa de eu sentar em cadeiras quentes onde outras pessoas se tive-sem sentado…

Infecção vaginal por Citrobacter e suas consequências?
A meses atrás os médicos disseram-me que tinha uma infecção vaginal que na qual bactéria era citrobacter, ele disse que esse tipo de infecção é muito grave, eu quero saber mais sobre ela,conseqüências, o que é e tudo isso… Por favor ajude-me eu não consigo encontrar

Algum tipo de infecção vaginal pode causar aborto ou parto prematuro?
Estou grávida de 20 semanas e já tive até um pouco de sangramento devido à infecção vaginal.Eu ainda não sei que tipo de infecção é pq o resultado da coleta ainda não saiu,mas já estou usando uma pomada para infecção que o médico passou a um mês,mas até agora o corrimento com leve coceira ainda não melhorou em nada.
Eu queria saber se infecção vaginal pode causar parto prematuro,pq sei q infecção urinária pode.

Eu quero saber que tipo de hegiene devo ter para evitar infeccoes vaginais porque tenho costantemente?
tenho sentido ardor e picadas dentro da vagina e fortes dores de bexiga ja fui ao medico varias vezes ele receita medicao mais esta sempre aparecer e ja nao sei o que fazer porque ate sinto dores as vezes nas minhas relacoes sexuais.e quero saber que tipo de hegiene devo ter.
Agradeço a todos q puderem me ajudar.
ja que algumas estao me dizendo que esta doença nao existe…http://www.portaldovale.net/2015/11/infeccoes-vaginais-sintomas-tratamento.html#more