Lição 6 - Samuel unge um novo rei

Saul cada vez mais desobedecia a Deus. Sua vida e suas ações demonstravam que não respeitava e nem amava ao SENHOR e Sua Palavra. Uma linda manhã, Deus chamou Samuel, Seu ajudante, e disse: PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2015
PRIMÁRIOS – Tema: Conhecendo o último juiz, o primeiro rei e o maior rei de Israel
Comentarista: Ana Paula Nogueira
Comentário: Prof.ª Jaciara da Silva
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP


LIÇÃO 6 - SAMUEL UNGE UM NOVO REI

Texto Bíblico: 1 Sm 16.1-16

Objetivo
Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a compreender  que Deus conhece o profundo de nossos corações. Ele sabe o que pensamos, nossas intenções.

Memória em ação
“Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida". (Pv 4.23 – NVI).

Crescendo no conhecimento
Saul cada vez mais desobedecia a Deus. Sua vida e suas ações demonstravam que não respeitava e nem amava ao SENHOR e Sua Palavra.
Uma linda manhã, Deus chamou Samuel, Seu ajudante, e disse:
— Samuel, Eu tenho um trabalho especial para você fazer. Desejo que você vá a Belém e procure por um homem chamado Jessé que mora ali. Eu tenho escolhido um dos filhos de Jessé para ser o próximo rei. Encha seu recipiente de óleo de oliva e leve-o com você.
Assim, Samuel se aprontou para ir a Belém. Ele encheu um recipiente com óleo de oliva justamente como o Senhor lhe dissera, e começou sua viagem.
Vocês sabem por que ele levava seu recipiente de óleo? Levava o recipiente com óleo porque quando chegasse a Belém, ele procuraria descobrir quem dos filhos de Jessé  seria escolhido para ser o próximo rei e Samuel derramaria o óleo sobre a cabeça dele. Isso seria um sinal de que aquela era a pessoa que o Senhor escolhera. 
Samuel caminhava rapidamente pela estrada poeirenta. Ele estava um pouco preocupado. Deus não dissera o nome da pessoa que seria ungida com o óleo de oliva. 
Como Samuel saberia em quem colocar o óleo? “Bem”, ele pensou, “Deus tem falado comigo antes, assim se Ele deseja que eu faça isto, com certeza vai me dizer quem   é a pessoa.”  
Quando Samuel chegou a Belém, ele convidou os líderes da cidade para um encontro com ele. Ele também convidou Jessé e seus filhos. Eles foram. Os líderes da cidade, Jessé e seus filhos.     
Samuel olhou para os rapazes e sorriu. Um dos filhos de Jessé era alto e de boa aparência.“Este é certamente  é o homem que o Senhor tem escolhido para ser o próximo rei”, pensou Samuel consigo mesmo.     
Jessé apresentou o jovem a Samuel. Eliabe era um jovem bonito. Parecia um príncipe. Seria o próximo rei de Israel? Não.  «O Senhor disse a Samuel: “Não olhe para sua altura nem para sua aparência. Eu não o escolhi para ser rei.”
Então o Senhor disse a Samuel alguma coisa muito importante: “Deus não vê como as pessoas vêem. As pessoas vêem apenas a aparência exterior, mas o Senhor vê o coração.” Vocês podem me ajudar a dizer isso novamente?
Então Jessé apresentou outro de seus filhos a Samuel. Eu não sei, mas talvez ele fosse muito trabalhador. Mas Deus disse: “Esse não é o homem que Eu estou procurando.”
Jessé apresentou um terceiro filho a Samuel. Este filho talvez fosse um atleta. Talvez ele tivesse grandes músculos e fosse muito for te, eu não sei. Estou certa de que ele era bom para alguma coisa. Mas Deus novamente disse não, e assim Samuel o olhou e balançou a cabeça: “Não, o Senhor também não escolheu este.”
Cada um dos sete filhos de Jessé foram apresentados a Samuel. Samuel estava realmente espantado. Deus ordenara que Samuel fosse porque Ele havia escolhido um dos filhos de Jessé. Mas agora ele vira todos os filhos de Jessé e nenhum deles fora escolhido pelo Senhor. Ó, esperem um minuto! Talvez...
Samuel se volta para Jessé, e pergunta:
— São estes todos os seus filhos?
— Bem — disse Jessé — eu tenho outro rapaz mais jovem. Davi é meu filho caçula. Eu o deixei no campo para cuidar das ovelhas.
— Mande buscá-lo — disse Samuel. — Não nos assentaremos para comer até que ele chegue.
Então Jessé enviou alguém para chamar Davi.
Davi logo chegou. Ele era um rapaz de bela aparência. Ele gostava de entoar cânticos de agradecimento ao Senhor. Davi amava o Senhor e o Senhor o amava, embora ele fosse o filho mais novo, e apenas um simples menino pastor. Naquele tempo os meninos pastores não eram pessoas importantes, mas o Senhor disse a Samuel:
— Este é o escolhido. Derrama o óleo em sua cabeça. Ele será o rei.
Assim, Samuel pegou o recipiente e derramou o óleo de oliva sobre a cabeça de Davi. E Deus foi com Davi e o abençoou daquele dia em diante, embora ele fosse apenas um menino pastor.

Aplicação da Lição
Professor (a) enfatize aos pequenos que Samuel respeitou a ordem de Deus e ungiu Davi, embora ele fosse apenas um menino pastor. Devemos honrar e respeitar as pessoas que Deus escolhe como servo para determinadas tarefas, independente de idade, onde vivem ou qual seja sua profissão. Todos nós somos filhos de Deus.

Oficina criativa
Imprimir o desenho abaixo para os pequenos fazer a atividade
 

Fontes Consultadas:
  • Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – Edição 2003
  • Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
  • Bíblia de Recursos para o Ministério com crianças – Editora Hagnos – Edição 2009
  • 365 Lições de vida extraídas de Personagens da Bíblia - Rio de Janeiro - Editora CPAD
  • Richards – Lawrence O. – Guia do leitor da Bíblia – Editora CPAD – 8º Edição/2009

Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva
http://www.portalebd.org.br/index.php/mais/primario/35-primario-licoes/568-licao-6-samuel-unge-um-novo-rei