Lição 9 - Bênção e maldição na família de Noé IV



O texto em hebraico sugere que Noé desnudou-se deliberadamente de forma vergonhosa e imoral como reflexo do abuso cometido pelo uso excessivo do vinho. A primeira menção do vinho na bíblia como bebida alcoólica produzida pela fermentação de açúcares contidos na uva, infelizmente, não retrata um fato benéfico ao ser humano, mas, os efeitos negativos e nefastos sobre o homem que o ingeriu de forma irresponsável.
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2015
ADULTOS - O COMEÇO DE TODAS AS COISAS - Estudos sobre o livro de Gênesis
COMENTARISTA: CLAUDIONOR CORREA DE ANDRADE
COMENTÁRIO: PR. ELIAS BARBOSA
ASSEMBLEIA DE DEUS EM TEÓFILO OTONI/MG


Lição 09 -Benção e Maldição na Família de Noé.

Introdução

Toda atitude sem conceitos firmados nos leva a erros, e os erros trazem consequências tanto carnais quanto espirituais. 
O texto em hebraico sugere que Noé desnudou-se deliberadamente de forma vergonhosa e imoral como reflexo do abuso cometido pelo uso excessivo do vinho. A primeira menção do vinho na bíblia como bebida alcoólica produzida pela fermentação de açúcares contidos na uva, infelizmente, não retrata um fato benéfico ao ser humano, mas, os efeitos negativos e nefastos sobre o homem que o ingeriu de forma irresponsável.
1- A verdade é que esse fato espelha o quarto fracasso da humanidade, o ser humano tinha desobedecido no Éden, resultando em sua expulsão do jardim; derramado sangue inocente e expulso da presença de Adonai, havia corrompido a Terra, como consequência veio o dilúvio; e agora, o bestunto da nova humanidade havia se embriagado de forma imprudente, gerando uma maldição.
Precisamos entender que todo conselho bíblico traz consigo uma experiência que nos mostra um lado benéfico, mas também um lado maléfico. (1 Tm. 3.2,3).
2- No caso de CAM, existem diversas e até absurdas possibilidades de mensurar o pecado que ele cometeu. Desonrar o próprio pai, com ou sem conotação sexual, talvez seja o que mais se explora. (Lv. 20.17) usa a expressão “descobrir a nudez” como eufemismo para relações sexuais incestuosas. Isso tem levado alguns a sugerir que o pecado de CAM consistiu em algum tipo de atividade homossexual com seu pai. Contudo, esse ponto de vista não se sustenta pelas diferenças de linguagem usadas em (Lv. 18.6,8) e, em (Gn. 9.22).
Ao lermos (Gn. 9.22), “ver a nudez” indica uma atitude de contemplação desrespeitosa de CAM, ao ver que seu pai estava nu. Observa-se que não foi CAM quem desnudou seu pai, mas foi o próprio Noé quem se desnudou (o verbo está na voz reflexiva). Assim, o pecado de CAM provavelmente consistiu em zombar de seu pai, convidando outros para olharem para aquele insólito espetáculo. Tal zombaria estava em clara oposição ao mandamento de honrar pai e mãe. 
3- A nudez era detestada pelos primitivos povos semíticos, sobretudo pelos hebreus que a associava a libertinagem sexual.
O ato de colocar a capa significa misericórdia diante de uma desgraça, isso nos leva a entender que a falta da mesma esta presente ate em nossos lares. Precisamos em nosso tempo agir como Jafé e Sem, que demonstra respeito e amor ao pecador mesmo sendo ele culpado. (Mt. 5.40)

Tópico II

Cam, Cã ou Cão,(em hebraico: חָם, moderno H̱am;em grego: Χαμ Kam"quente" ou "queimado").A maldição de Cam foi usada por alguns membros de religiões abraâmicas para justificar o racismo e a escravidão eterna de negros africanos, quem acreditavam ser descendentes de Cam.
Sem, CAM e Jafet: (Gn 5.32). CAM, pai do Canaã: Do século XVI a.C., o nome Canaã designa à população urbana e comerciante da costa mediterrânea. Esta passagem relaciona ao Canaã com o CAM, que é um dos nomes do Egito, porque o Egito dominou a região costeira do século XVI até o século XII a.C.
2- (Gn. 9,26) A obediência humana gera bênçãos de Adonai para toda uma geração, podemos ate ter prosperidade, mas oriunda de Deus somente debaixo da obediência humana.
O servir a Deus nos leva a uma dimensão tão profunda, que ainda que todos pensem que somos escravos, temos o prazer de sermos livres na escravidão de Yeshua. (Mt. 11. 28,29,30).

Tópico III

Jafé- hebraico: aumento, expansão, alargamento.
SEM- hebraico: rocha, dente ou dentada.
Enquanto a descendência de Sem e Jafé foram prosperas e abençoadas, a Cam gerou uma geração que não respeitava e servia a outros deuses, nos mostrando que se cumpri a maldição de Noé sobre o mesmo. (Gn. 10.19,20).
Mesmo sendo eles forasteiros da presença de Adonai, há uma promessa que fora feita a Abraão que os mesmo seriam dominados e voltariam a Adonai. (Gn. 15.18,20). (Is. 19. 18,25).
2- Se cumprem a promessa após quarenta anos de peregrinação pelo Sinai, Israel, tomando Canaã e os matando a fio da espada. (Js. 6.21), mas todos quantos se mostram arrependidos e reconhecem Adonai como Deus, recebe perdão e terá sua parte no Reino vindouro. (Js. 6.22,23).
3- (Gn. 9.27) Jafé nos mostra o quanto é licito ser fiel, mesmo sendo o segundo da promessa não usurpou o lugar de seu irmão, sendo, portanto abençoado fazendo parte de uma geração prospera na casa do Senhor.

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=zrmuxdVPrQM Acesso em 20 nov. 2015.http://www.portalebd.org.br/index.php/adultos/14-adultos-liccoes/625-licao-9-bencao-e-maldicao-na-familia-de-noe-iv