SEJÁ VOCÊ TAMBÉM UM SEGUIDOR

Google+ Followers

19 dezembro 2015

Dinâmica da Lição 12: Relacionamentos Solidários (Jovens)

,


Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: Relacionamentos Solidários.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “O bom samaritano”.

Dinâmica - O bom samaritano

Inicie lendo com seus alunos o texto de Lucas 10.25-37.
Em seguida leve ao seu grupo alguns alguns princípios interessante nessa história:
O porquê da parábola: A parábola denuncia a atitude egoísta, a falta de solidariedade, da parte dos líderes religiosos e contemporâneos de Jesus. Os mais prontos para demonstrar qualidades humanitárias eram os sacerdotes e os levitas, mas esses renunciaram o amor e a misericórdia ao próximo. Jesus, conhecendo os seus corações mesquinhos, condenou suas atitudes através dessa parábola.
Princípio moral: A solidariedade e amor ao próximo são para serem exercidos diante de qualquer situação, independente de pressa ou qualquer compromisso. A vida humana tem maior valor. Aquele que atende ao necessitado alcanca louvor diante de todos.
O egoísmo é uma tendência natural, inata em cada ser, mas o homem que conhece a Deus deve evocar o sentido moral de amor pregado por Jesus. O egoísmo procura sempre, e em tudo, o seu interesse imediato, e, para alcançá-lo, não leva em conta nenhum princípio moral. O egoísmo é roído pela ambição e pela inveja, incapaz de se alegrar com a felicidade alheia, só vê competidores e tenta neutralizá-los ou eliminá-los. O egoísmo é a atitude mais estéril e infeliz, imolando toda a sua vida ao próprio eu. Do ponto de vista social, o egoísmo é a raiz de todos os males que afligem a humanidade.
Os religiosos que perseguiam a Jesus com o seu egoísmo prepararam o próprio colapso, porque deram ao egoísmo o valor de uma religião. A grande missão de Jesus foi coibir o egoísmo, apresentar o amor e a solidariedade para que a humanidade encontrasse o próprio sentido da vida.
Princípio espiritual: Jesus estabeleceu a lei do amor e da solidariedade a qual o homem deve cumprir e obedecer. O amor e a solidariedade ao próximo não se mostra calculista e mesquinho, como se fora meramente o dever de alguém, mas também se mostra e, quase se pode dizer, totalmente extravagante e abundante.
Discussão em grupo
- Dê a sua opinião pessoal sobre o comportamento de cada personagem da parábola: a vitima, o levita, o sacerdote e o samaritano.
- Você já deixou de socorrer alguém ferido fisicamente?
- Você já deixou de socorrer alguém ferido emocionalmente?
- O Samaritano renunciou muitas coisas para socorrer o ferido. Comente sobre aquela que é mais importante para você.
- A prática da solidadriedade é uma obrigação ou uma opção?
- Como você tem praticado essa virtude cristã?
Para encerrar, fale que o egoísmo é uma tendência natural, inata em cada ser, mas a pessoa que conhece a Deus deve evocar o sentido moral da solidariedade e do amor pregado por Jesus. O egoísmo procura sempre, e em tudo, o seu interesse imediato, e, para alcançá-lo, não leva em conta nenhum princípio moral. O egoísmo é roído pela ambição, maldade e pela inveja, incapaz de se alegrar com a felicidade alheia, só vê competidores e tenta neutralizá-los ou eliminá-los. O egoísmo é a atitude mais estéril e infeliz, imolando toda a sua vida ao próprio eu. Do ponto de vista social, o egoísmo é a raiz de todos os males que afligem a humanidade.
Os religiosos que perseguiam a Jesus com o seu egoísmo prepararam o próprio colapso, porque deram ao egoísmo o valor de uma religião. A grande missão de Jesus foi coibir o egoísmo, apresentar o amor e a soli9dariedade para que a humanidade encontrasse o próprio sentido da vida.  Ser solidário é ser benevolente, ser amável, é procurar ajudar o outro. Benevolente significa demonstrar bondade ou boa vontade em relação às outras pessoas.


Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!

Ideia original: Débora Frreira da Costa


Adaptado por Escriba Digital


Read more: http://euvoupraebd.blogspot.com/2015/12/dinamica-da-licao-12-relacionamentos.html#ixzz3ujwvl2xM

ESCOLA DOMINICAL BETEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 8

AULA EM 20 DE AGOSTO DE 2017 – LIÇÃO 8 (Revista: Editora Betel) Tema:  Jesus o missionário excelente Texto Áureo:   Jo 12.4...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AS 10 MAIS VISITADAS