José, a Realidade de um Sonho - Lição 13

,


INTRODUÇÃO
Vim a concluir, ainda adolescente, que romance algum é comparável à história de José O autor sagrado não precisou sequer de 13 capítulos para compendiar a epopeia do jovem hebreu que, vendido como escravo pelos irmãos, veio a ocupar a governança do Egito. Todas as vezes que me deparo com essa narrativa, louvo a Deus, pois Ele continua a intervir na biografia de cada um de seus filhos.
Acompanhemos a trajetória de José Em sua carreira, não vemos apenas o sucesso tão comum aos grandes homens. Testemunhamos, acima de tudo, a excelência que leva os heróis da fé a fazerem diferença na crônica de seus povos e do próprio mundo.

I.A HISTORIA DE JOSE
A história de José mescla-se à de Jacó. Numa transição bela e sutil, Moisés introduz o jovenzinho hebreu no cenário sagrado: “Esta é a história de Jacó. Tendo José dezessete anos, apascentava os rebanhos com seus irmãos; sendo ainda jovem, acompanhava os filhos de Bila e os filhos de Zilpa, mulheres de seu pai; e trazia más noticias deles a seu pai” (Gn37.2).
Logo de inicio, o autor de Gênesis faz questão de ressaltar a espiritualidade e a ética do futuro governador do Egito. Qualidades estas, aliás, que lhe seriam imprescindíveis no futuro.
1.Um patriarca sacerdotal e profético. Dos patriarcas que deram origem às doze tribos, José foi o único a ser agraciado com o dom profético que tão bem distinguira Abraão, Isaque e Jacó, seu pai. José, porém, estava para receber, do Senhor, uma revelação ainda mais refinada e teológica. Ele não apenas sonharia profeticamente, como profeticamente interpretaria os sonhos que em breve ouviria
No epílogo de sua vida, revelaria aos irmãos que os hebreus não haveriam de permanecer em solo egípcio. Mas que, visitados pelo Senhor, subiriam à Terra Prometida José exerceu um ofício similar ao de Daniel. Sábios e entendidos em sonhos, foram ambos santificados a estar j unto aos poderosos, a fim de testemunhar do Todo-Poderoso.
2.Um adolescente de elevada ética. José nunca comungou com os desvios morais dos irmãos. Mesmo arriscando-se às mais duras e inesperadas represálias, dei atava-os ao seu velho pai. Em sua delação, não havia prêmio algum,- apenas dissabores havia Entretanto, agindo de forma tão íntegra, adestrava-se a viver no palácio do Faraó, onde a corrupção fazia parte dos protocolos, ricos e liturgias oficiais.
A Bíblia não detalha os mal feitos dos irmãos de José Mas dá a entender que eram ates condenáveis e repugnantes aos olhos de Jacó. Se o justo Deus os separara para ser a comunidade ética por excelência, por que não andavam eles de acor do com a justiça divina? 
A integridade deve ser cultivada na infância, para que floresça na adolescência e frutifique na velhice Que os nossos políticos aprendam essa lição com o jovem hebreu.

II. A FORMAÇÃO DE JOSE NA CASA PATERNA
Dos 17 aos 30 anos, José teria um longo aprendizado. Sua formação dá-se de forma gradual, lenta e, muitas vezes, dolorosa. Na casa paterna, aprenderá, além da teologia de Abraão, valiosos princípios de administração e economia com o velho pai, Jacó. Em todas as matérias, mostra-se excelente aprendiz.
1.Formação teológica. A formação teológica de José dá-se no cotidiano da casa paterna, no pastoreio do gado e no amanho do solo. Afeite às narrativas e proposições de Jacó, sabia muito bem por que Deus chamara Abraão àquelas terras. Portanto, havia um propósito supremo à sua família a constituição de um povo profético, sacerdotal e real. Um povo, aliás, que mudaria a História Universal através do Messias.
Ele conhecia as peregrinações do avô. E, dos lábios do pai, ouvira como Deus comunga com os seus servos. Logo, ele não teria de subir ao Céu para conhecer o Eterno, pois o Eterno já havia descido à Terra, para fazer-se conhecido pelos que o amam Experimentalmente, pois, vai o Senhor inserindo o jovenzinho na comunidade profética do primitivo Israel. José é paciente e reflexivo. Não leva em conta as maldades dos irmãos. Ele sabe que, num futuro não muito distante, darão eles origem a um poderoso reino de profetas, sacerdotes e reis. Além do mais, Deus está no controle de suas agruras, tribulações e provas. Por esse motivo, tudo crê e tudo suporta,- em seu coração, o amor é perfeito.
2.Formação administrativa. Jacó não ignorava a complexa economia de Canaã e do Egito.
Havendo-se com eficácia na administração do patrimônio familiar, multiplicara-o sobremaneira,
escapando diversas vezes às garras de Labão. Tais lições, fez questão de repassar a José E, pelo contexto da História Sagrada, o filho fez-se tão excelente quanto o pai. Deus o preparava, assim, a administrar a casa de Potifar, o presídio de Faraó e, finalmente, o império todo do Egito.
Conhecendo o Deus dos antigos e já dominando os fundamentos da economia e da administração, o que mais falta a José? Agora, ele já pode sonhar. Sim, ele já está preparado a receber os sonhos que, em breve, lhe dará o Senhor.
3.O primeiro sonho. Certa vez, José teve um sonho. E, logo ao amanhecer, rei atou-o aos irmãos: ‘Alávamos feixes no campo, e eis que o meu feixe se levantou e ficou em pé; e os vossos feixes o rodeavam e se inclinavam perante o meu” (Gn 37.7). Tratava-se de um sonho campesino e rural. Refletindo o dia a dia do sonhador e dos sonhados, aparentemente nada tinha de especial. De certa forma, até refletia a faina daquela gente obreira e madrugadora. Todos foram cientificados, porém, que se tratava de um aviso divino.
Por ocasião da ceifa, tanto José quanto seus irmãos colhiam o trigo, amarrando-o em feixes. Então, por que só o molho de José pôs em pé? A resposta só pode ser uma: o de José era recolhido com excelência e com excelência, amarrado. Quanto aos outros, eram colhidos por obrigação e por mera obrigação, enfeixados. Portanto, o que busca a excelência em seu trabalho, jamais ficará prostrado. Ante o sonho de José, a hermenêutica de seus irmãos logo se aguçou Já tomados de inveja, perguntaram-lhe: “Reinarás, com deito, sobre nós? E sobre nós dominarás real mente?” (Gn 37.8). E, com isso, o ódio pelo caçula fazia-se incontrolável.
4.O segundo sonho. Quem amarra bem os seus feixes, sempre acaba por sonhar com algo mais elevado. Foi o que aconteceu a José Ouçamos-lhe o relato do segundo sonho: “Sonhei também que o sol, a lua e onze estrelas se inclinavam perante mim” (Gn 37.9). Interessante, o primeiro sonho era rural; o segundo, astronômico. De qualquer forma, como mais adiante veremos, havia copiosas bênçãos tanto a José quanto à sua família Mas, naquele momento, todos se perturbam
O velho Jacó, colocando-se como o sol da família, intervém de pronto: “Que sonho é esse que tiveste? Acaso, viremos, eu e tua mãe e teus irmãos, a inclinar-nos perante ti em terra?” (Gn 37.10). Não obstante, o pai guarda o relato no coração. O que Deus reservava a José, em particular, e à família, como um todo? Quanto aos irmãos, passaram a devotar-lhe um ódio ainda mais nocivo e mortal. Por que o caçula e não o primogênito? Deixemos isso por conta da soberania divina
Se a inveja não os tivesse cegado, haveriam de concluir que Deus não favorecia apenas José No primeiro sonho, ninguém ficava sem o seu feixe; todos eram abençoados igual mente com o seu molho. Quanto ao segundo sonho, a bênção coletiva era ainda maior. Ninguém perdia o seu brilho.
O sol resplandecia com a força de um rei. Alua com a grinalda duma rainha. As doze estrelas? Cada uma delas distinguia-se com uma glória particular. Judá resplendia com o Cristo. Rubem, com a primogenitura Levi, com o sacerdócio. Enfim, ninguém deixava de brilhar. Então, por que tanto ódio contra José?
Eles não souberam como avaliar o adolescente que Deus santificara para governar o mais poderoso império daquele tempo. Através de José, todo o Israel seria salvo.

III. O PREÇO DE UM JOVEM
Como destruir um sonho? Para os irmãos de José, só havia uma resposta plausível: destruindo o sonhador. Foi o que intentaram ao jogá-lo num poço na erma e abandonada Dotã.
1.A conspiração contra José. A conspiração para matar José foi muito bem amarrada Eles só não levaram o intento adiante, porque Judá, o mais ajuizado deles, propôs-lhes: “De que nos aproveita matar o nosso irmão e esconder-lhe o sangue? Vinde, vendamo-lo aos ismaelitas; não ponhamos sobre ele a mão, pois é nosso irmão e nossa carne” (Gn 37.26,27). Então, que o tal sonhos o seja vendido. Todavia, quanto vale José? Aos olhos de seus irmãos, meros 20 siclos de prata,- menos de um mês de trabalho. Foi o valor que receberam daqueles mercadores que, de quando em quando, atravessavam a região. O negócio pareceu-lhes ótimo. Além de se livrarem dos sonhamentos e sonhanças do irmão, obteriam um lucro amaciado e fácil. Afim de explicar o desaparecimento do irmão ao pai, mostraram-lhe a túnica de José manchada com o sangue de um bode Hipócritas e corruptos. Além de mentir, desfalcaram o rebanho de Jacó. Bem diria o Salmista que um abismo sempre acaba por chamar outro abismo. Não bastasse tamanha presepada, enlutam-se e põem-se a consolar o inconsolável patriarca.
2.Potifar compra José. Já cativo dos ismaelitas, José é levado ao Egito. Jornada longa e árdua O Sinai não tem fim.
São quase 300 quilômetros de andanças, canseiras, incertezas e receios. O que o espera na terra do Faraó? Os mercadores tratam-no com rispidez e truculência. Para eles, o hebreu não passa de mero artigo. Desalmados caixeiros-viajantes.
No Egito, os ismaelitas expõem o caçula de Jacó num amplo e concorrido mercado. Ei-lo ali em meio a outros cativos, animais e mercadorias. Os interessados passam, examinam-nos e veem-lhe os dentes. Sim, na compra de um escravo, a arcada dentária é reveladora Se por um lado, denota saúde, por outro, conota enfermidade Por isso, cada escravo tem de ser examinado com rigoroso cuidado.
Ao ver o hebreu, Potifar agrada-se dele. Ali estava um jovem forte, saudável e que soubera como resistir ao Sinai. Enfim, um servo perfeito às tarefas de casa e às lides do campo. Não bastasse, era bonito e de bela aparência Acertado o valor, o oficial do Faraó conclui logo o negócio. O preço de José foi nada módico. Levemos em conta, ainda, as despesas que os mercadores tiveram com o escravo na viagem entre Canaã e o Egito. Sabemos por quanto ele fora vendido, mas ignoramos por quanto foi comprado. Nem sempre o preço de um homem é revelado.

IV. A FORMAÇÃO DE JOSÉ NA CASA DE POTIFAR
Na casa paterna, José aprendera teologia, administração e economia Agora, na casa de Potifar, dará continuidade à sua formação espiritual, moral e cultural. Informal mente, estudará a língua demótica, finanças egípcias e ética O curso não é à distância, mas doloroso, estressante e presencial.
1. A língua demótica. Para um falante do hebraico, era nada fácil compreender a estrutura gramatical, morfológica e fonética da antiga língua egípcia. Oriunda do ramo afro-asiático, possuía
idiotismos e locuções que nenhum sentido faziam aos semitas e indo-europeus. Era como aprender o basco ou o chinês.
O egípcio falado na casa de Potifar era o demótico: a língua do povo. Sua escrita, contudo, estava longe de ser popular. Formada por ideogramas complexamente arranjados, era difícil até aos falantes naturais. José, porém, não se agasta com o novo idioma. Em pouco tempo, estava ele comunicando-se perfeitamente com seus amos e conservos. Sua disciplina era louvável.
2.Finanças. José, agora, terá de por em prática os princípios de economia que lhe ensinara o pai tanto na administração da casa quanto na da fazenda de Potifar. O desafio é grande; espera-o uma nova realidade financeira e fiscal.
Seu aprendizado surpreende de tal forma o seu senhor, que o coloca à testa de todos os seus negócios. Eis o testemunho que lhe dá o autor sagrado: “Potifar tudo o que tinha confiou às mãos de José, de maneira que, tendo-o por mordomo, de nada sabia, além do pão com que se alimentava. José era formoso deporte e de aparência” (Gn 39.6).
3. Ética, a dolorosa lição. José era um homem bonito; seu porte, belo e imperial. Em Canaã, perseguia-o a inveja No Egito, assedia-o a cobiça Desta vez, terá de enfrentar as investidas da mulher de Potifar. Mas, provado moralmente, eticamente censura o comportamento da patroa “Como, pois, cometeria eu tamanha maldade e pecaria contra Deus?” (Gn 39.9).
José era orientado por uma ética superior. Conquanto não houvesse mandamento algum escrito, o piedoso hebreu já se resguardava ao Senhor. Ele sabia que, sem integridade, jamais poderia cumprir a missão que lhe confiara o Deus de Jacó e o Temor de Isaque.
O final dessa história imo poderia ser diferente. Caluniado por sua ama, é lançado numa prisão, onde novos aprendizados o aguardam Ele só não foi condenado à morte, porque Potifar conhecia muito bem a índole e os caprichos da esposa

V. A FORMAÇÃO DE JOSE NA PRISÃO
E na prisão que José cursará a universidade, que o capacitará à governança do Egito. Ali, aprenderá a língua hierática, as liturgias e maneiras da corte. Conviverá com prisioneiros cultos e letrados, que sabiam como estar na presença do rei. Na prática, inteirar-se-á do funcionamento do Estado egípcio.
1. A língua da corte. Na casa de Potifar, aprendera o demótico: a língua popular do Egito. Já na prisão, um novo desafio linguístico o aguarda o hierático. Agora, terá de adaptar-se ao idioma dos sacerdotes e nobres; restrito e sagrado. Pelo contexto da história, concluímos que o seu aprendizado foi novamente coroado de êxitos.
A formação de José lembra a de Daniel e seus companheiros (Dn 1.4,21).
2. O funcionamento da corte. Na prisão, conhece os presos políticos de Faraó, entre os quais o copeiro e o padeiro-mores. Eles lhe ensinarão como funciona a corte faraônica. Ali, informal mente, recebe preciosas aulas sobre a teoria geral do Estado.
Na prisão, José é igual mente bem sucedido. Levado como prisioneiro, faz-se carcereiro, mestre e psicólogo.
3. O sonhador interpreta sonhos. Certa manhã, José encontrou o copeiro e o padeiro-mores turbados e confusos. Sempre gentil e solícito, buscou saber-lhes o motivo de tamanha prostração de espírito. Eles relataram-lhe, prontamente, que assim estavam por causa dos sonhos que haviam tido na noite anterior. O hebreu, então, iluminado pelo Senhor, ouviu-os com paciência, dando, a cada um, a interpretação de seu sonho.
No terceiro dia, em pleno aniversário do Faraó, cumprem-se as palavras de José Eis o que o rei “ao copeiro-chefe reintegrou no seu cargo, no qual dava o copo na mão de Faraó; mas ao padeiro-chefe enforcou, como José havia interpretado” (Gn 40,21,22).
Mesmo antes de o sonho cumprir-se, rogara José ao copeiro-mor: “Porém lembra-te de mim, quando tudo te correr bem; e rogo-te que sejas bondoso para comigo, e faças menção de mim a Faraó, e me faças sair desta casa; porque, de fato, fui roubado da terra dos hebreus; e, aqui, nada fiz, para que me pusessem nesta masmorra” (Gn 40.14,15). O oficial de Faraó, porém, não se lembrou de José; deste esqueceu-se, não porque o quisesse, mas porque o tempo do hebreu ainda não havia chegado.

VI. JOSÉ, PRIMEIRO-MINISTRO DO EGITO
Desde os sonhos dos oficiais mores de Faraó, dois anos completos se haviam passado. José parecia esquecido até mesmo por Deus. Entretanto, ele sabia que, para cada coisa, há um tempo determinado. Enquanto ele cumpria suas tarefas na prisão, o rei do Egito é turbado por dois sonhos que, em essência, constituíam um aviso único e urgente do Senhor (Gn 41.1-7).
1.O sonho de Faraó. No primeiro sonho, vira o rei sete vacas gordas e nédias que, emergindo do Nilo, pasciam às suas margens. Mas eis que outras sete, magérrimas e feias, começaram a devorar as pr imeir as. E, mesmo assim, continuavam esqueléticas.
Tornando a dormir, viu o soberano que, de uma única haste, brotavam sete espigas bem granuladas e cheias. Em seguida, apareciam outras sete amiudadas e crestadas pelo vento oriental. Insurgindo-se estas, devoraram aquelas. E, nem por isso, fizeram-se melhores.
2.José é lembrado. Na manhã seguinte, Faraó convoca seus magos e sábios, mas nenhum deles soube como interpretar-lhe os sonhos. Foi justamente aí que o copeiro-mor lembrou-se de José E, fal ando do hebreu ao rei, este o mandou chamar de imediato.
Sendo convocado pelo monarca, José barbeou-se e
mudou de roupas. Afinal, estaria ele diante do rei.
3.A hermenêutica dos sonhos. Ao ouvir os sonhos do Faraó, logo entendeu que uma grande fome estava por vitimar o Egito e o mundo. Nem o Nilo com todas as suas benesses e
mitologias poderia salvar o pais. Então o que haver? Como as sete vacas e espigas, tanto as boas quanto as ruins, representavam sete anos bons e sete anos ruins, respectivamente, que o rei armazenasse a fartura dos primeiros para minorar a penúria dos segundos. E, para tanto, deveria o rei prover-se um homem aj uizado e sábio para administrar a crise por vir.
4.Um hebreu como governador do Egito. O parecer de José agradou a Faraó e aos seus ministros. Diante da emergência anunciada, o rei dirige-se à corte ‘Acharíamos, porventura, homem como este, em quem há o Espírito de Deus?” (Gn 41.8). Volvendo-se ao hebreu, ordena; “Visto que Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão ajuizado e sábio como tu,- administrarás a minha casa, e à tua palavra obedecerá todo o meu povo; somente no trono eu serei maior do que tu” (Gn 41.39,40). Em seguida, decreta; ‘Vês que te faço autoridade sobre toda a terra do Egito” (Gn 41.41).

CONCLUSÃO
Já investido de singular autoridade, José aplacou não somente a fome dos súditos de Faraó, mas também a de seu velho pai e a dos irmãos que o haviam vendido como escravo. Recebe-os com amor. E, amorosamente, dá-lhes o sustento necessário.
Em seu coração, nenhuma vingança Como bom teólogo, compreende a razão de suas agruras e provações. Aos irmãos amedrontados, dá-lhes uma palavra de doce consolo: “Deus me enviou adiante de vós, para conservar vossa sucessão na terra e para vos preservar a vida por um grande livramento. Assim, não fostes vós que me enviastes para cá, e sim Deus, que me pôs por pai de Faraó, e senhor de toda a sua casa, e como governador em toda a terra do Egito” (Gn 45.7,8).
Os sonhos que nos dá o Senhor cumprem-se no tempo oportuno, para que todas as coisas contribuam para o bem dos que, sinceramente, o amam.


Read more: http://euvoupraebd.blogspot.com/2015/12/jose-realidade-de-um-sonho-licao-13.html#ixzz3vTOG3Ez6