SEJÁ VOCÊ TAMBÉM UM SEGUIDOR

Marcadores

Aborto (11) ACONSELHAMENTO PRÉ-MATRIMÓNIAL (5) Adolecentes Cristão (2) ADOLESCENTES (3) ADPB (1) ADULTÉRIO (2) ADULTOS (9) Agradecimento (1) Aniversario (10) Apologética Cristã (10) Arqueologia (1) As Inquisições (1) Assembleia de Deus (5) Barack Obama (2) Batismos (29) Bíblia (3) Brasil (48) Casamento (25) CGADB (19) Ciência (6) Círculo de Oração (5) CLASSE BERÇARIO (10) CLASSE BERÇÁRIO (26) CLASSE BETEL JOVENS (37) CLASSE DOS DISCIPULANDOS (55) CLASSE JOVENS E ADULTOS CENTRAL GOSPEL (73) CLASSE JOVENS E ADULTOS BETEL (153) CLASSE MATERNAL (104) Congresso (49) CPAD (6) Cruzada (3) Curiosidades (3) Cursos (3) Departamento Infantil (5) Depressão (2) Desaparecido (4) DESENHOS BIBLICOS (1) Desfiles (3) Dia do Pastor (4) Discipulado (64) Divórcio (4) EBD (20) EBO (21) Escatologia (2) Estudantes (2) Estudos (506) Eventos (118) FALECIMENTO (5) Família (16) Filmes (18) Fome (1) Galeria de Fotos (12) Gospel (285) Gratidão a Deus (1) Hinos Antigos (3) História (4) Homenagens (3) Homilética (4) Homoxesualismo (3) Ideologia de Gênero (12) Idolatria (3) Inquisição (2) Islamismo (10) Israel (18) LIção de Vida (2) Louvor (1) Luto (42) Maçonaria (3) Mães (3) Mensagens (56) Ministério (34) Missões (148) MODISMOS (2) Mundo (610) Mundo Cristão (178) MUSICAS EVANGÉLICAS (3) Namoro Cristão (8) Noivados (1) Notícias (3156) Obreiros (9) ONU (4) Oração (1) Pneumatologia (1) política (121) Psicopedagogia (3) Pureza sexual (8) Realidade Social (17) Reforma Protestante (4) RELIGIÕES (3) Retiro (4) REVISTA CLASSE PRIMARIOS (230) REVISTA CLASSE DOS PRE-ADOLESCENTES (267) REVISTA CLASSE DOS ADOLESCENTES (280) REVISTA CLASSE JARDIM DA INFÂNCIA (111) REVISTA CLASSE JUNIORES (243) REVISTA DA CLASSE JOVENS CPAD. (190) REVISTA DA CLASSE JOVENS. (319) REVISTA DA CLASSE ADULTOS (872) REVISTA DA CLASSE JOVENS E ADULTOS (408) REVISTA DA CLASSE JUVENIS (262) Revista Maternal (63) Santa Ceia (3) Saúde (45) Seminário (4) Sexualidade (7) Subsídios (1507) Subsídios EBD (1900) Subsídios EBD Videos (599) Templos (3) Teologia (5) Testemunho (1) TRANSGÊNEROS (2) Vida de Adolecente (5) videos (106) Virgilha (1)

19 dezembro 2015

Lição 12 - Davi traz a arca da aliança

Houve uma guerra contra Israel e a arca da presença de Deus foi roubada pelos filisteus e depois abandonada. O povo de Israel se entristeceu pela ausência da arca por 20 anos. Embora a arca fosse de ouro e muito valiosa, seu maior valor estava na promessa de que onde ela estivesse, ali Deus estaria também.

PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2015
PRIMÁRIOS – Tema: Conhecendo o último juiz, o primeiro rei e o maior rei de Israel
Comentarista: Ana Paula Nogueira
Comentário: Prof.ª Jaciara da Silva
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP


LIÇÃO 12 - DAVI TRAZ A ARCA A JERUSALÉM

Texto Bíblico: 2 Sm 6.1-19

Objetivo
Professor (a), ministre sua aula de forma que seus alunos compreendam que precisamos da presença de Deus em nosso dia a dia.

Memória em ação
“Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos." (Jo 14.15 – NVI).

Crescendo no conhecimento
Houve uma guerra contra Israel e a arca da presença de Deus foi roubada pelos filisteus e depois abandonada. O povo de Israel se entristeceu pela ausência da arca por 20 anos. Embora a arca fosse de ouro e muito valiosa, seu maior valor estava na promessa de que onde ela estivesse, ali Deus estaria também.
Aconteceu então que Davi passou a ser rei, e ele se importava muito com a presença de Deus. E logo se dispôs a buscar a arca de volta para Jerusalém. Pois ele desejava a presença de Deus e a sua bênção sobre o povo. De novo Davi reuniu os melhores guerreiros de Israel, trinta mil ao todo e todos os que o acompanhavam partiram para Baalim, em Judá, para buscar a arca de Deus ou arca da Aliança. Puseram a arca de Deus numa carroça nova e Uzá e Aiô conduziam o carroça com a arca de Deus. Aiô andava na frente dela. Davi e todos os israelitas iam cantando e dançando perante o Senhor, ao som de todo o tipo de instrumentos de pinho, harpas, liras, tamborins, chocalhos e címbalos. No caminho os bois tropeçaram e Uzá esticou o braço e segurou a arca de Deus, e a ira do Senhor acendeu-se contra Uzá por seu ato de irreverência e ele morreu ali mesmo.
Davi ficou triste porque o Senhor, em sua ira, havia fulminado Uzá e naquele dia. Davi teve medo do Senhor e se perguntou: "Como vou conseguir levar a arca do Senhor?" e por isso ele desistiu de levar a arca do Senhor para a cidade de Davi. Em vez disso, levou-a para a casa de um homem chamado Obede-Edom, onde a arca do Senhor ficou na casa dele por três meses, e o Senhor o abençoou e a toda a sua família. E disseram ao rei Davi: "O Senhor tem abençoado a família de Obede-Edom e tudo o que ele possui, por causa da arca de Deus".
Então Davi, com grande festa, foi à casa de Obede-Edom e ordenou que levassem a arca de Deus para a cidade de Davi. Quando os que carregavam a arca do Senhor davam seis passos, ele sacrificava um boi e um novilho gordo. Davi, vestindo o colete sacerdotal de linho, foi dançando com todas as suas forças perante o Senhor, enquanto ele e todos os israelitas levavam a arca do Senhor ao som de gritos de alegria e de trombetas. Aconteceu que, entrando a arca do Senhor na cidade de Davi, Mical, filha de Saul, observava de uma janela. E, ao ver o rei Davi dançando e comemorando perante o Senhor, ela o desprezou em seu coração.
Eles trouxeram a arca do Senhor e a colocaram na tenda que Davi lhe havia preparado; e Davi ofereceu holocaustos e sacrifícios de comunhão perante o Senhor. Após oferecer os holocaustos e os sacrifícios de comunhão, ele abençoou o povo em nome do Senhor dos Exércitos, e deu um pão, um bolo de tâmaras e um bolo de uvas passas a cada homem e a cada mulher israelita.
Então todo o povo partiu, cada um para a sua casa.

Aplicação da lição
Davi era um homem que tinha a presença de Deus dentro dele desde muito jovem. A presença de Deus hoje, não habita mais em utensílios como a arca da aliança, nem em templos feitos por mãos de homens, mas em todo aquele que o convidar para entrar em sua casa (vida). Peça uma criança para ler Apocalipse 3:20.
  • A presença de Deus em nós, traz-nos uma alegria tão grande que nos faz cantar, pular, dançar, orar... Já ficar triste e envergonhado não é a reação de quem tem Jesus no coração.
  • Não podemos guardar este presente que é a presença de Deus só para nós, devemos fazer como Davi, querer que todos quanto amamos, a desfrutem também.
  • Não podemos julgar ou criticar a maneira como outras crianças louvam a Deus, pois só Deus é quem sabe o que acontece dentro delas.

Oficina criativa
Imprimir o desenho abaixo para os pequenos fazer a atividade

Imagem:http://www.supercoloring.com/sites/default/files/styles/coloring_full/public/cif/2013/10/5-king-david-dancing-before-the-ark-of-the-covenant-james-tissot-coloring-page.jpg

Fontes Consultadas:
  • Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – Edição 2003
  • Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
  • Bíblia de Recursos para o Ministério com crianças – Editora Hagnos – Edição 2009
  • 365 Lições de vida extraídas de Personagens da Bíblia - Rio de Janeiro - Editora CPAD
  • Richards – Lawrence O. – Guia do leitor da Bíblia – Editora CPAD – 8º Edição/2009

Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silvahttp://www.portalebd.org.br/index.php/mais/primario/35-primario-licoes/719-licao-12-davi-traz-a-arca-da-alianca

Lição 4, Os Atributos do Ser Humano

  1 º Trimestre de 20 20 -  A Raça  Humana -  Origem, Queda e Redenção - Comentarista CPAD - Pr  Elienai Cabral Complementos, Ilustr...