Dinâmica da Lição 02: A Necessidade dos Gentios (Jovens)

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Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Fale que nesta aula, o tema a ser estudado será: A Necessidade dos Gentios.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
– Para concluir, utilizem a dinâmica “Da teoria para a prática”.


Dinâmica: Da teoria para a prática

Objetivo:
Levar os alunos a fugir do conhecimento apenas teórico para o prático.
Material didático:
Quadro de giz
Papel 40 Kilos
Canetas hidrográficas
Projetor de multimídia (retroprojetor).
Atividade didática:
Escreva no quadro: Céu – O que mais almejo lá? Solicite dos alunos que compartilhem o que mais almejam do céu, como imaginam que ele seja e o que gostariam de fazer ao chegar lá. Faça uma lista no quadro (Ex.: Almejo não ver mais violência, não ter mais tristezas, rever um amigo, conversar com Jesus, andar nas ruas de ouro, etc.). Em seguida questione: Será que com um conhecimento apenas teórico de Deus e Sua Palavra podemos realizar esse sonho? Por quê? Ouça-os atentamente.
Depois faça a leitura de Hebreus 3.7-19 com a classe. Prepare slides ou cartazes do quadro logo abaixo:


ISRAEL
HEBREUS
NÓS
Escravizados pelo Egito.
Escravos do judaísmo.
Escravos do pecado.
Deixaram o Egito cheios de esperança.
Deixaram o judaísmo e abraçaram o cristianismo com muita alegria.
Deixamos a velha vida e a velha religião e abraçamos Jesus com entusiasmo e disposição.
Vacilaram na fé diante da dificuldade da jornada.
Vacilaram na fé por causa das perseguições e do apego às tradições judaicas.
Podemos vacilar na fé se tivermos um conhecimento de Deus apenas teórico e não experimental.
Tentaram voltar ao Egito.
Tentaram voltar ao judaísmo.
Alguns de nós estamos voltando as antigas práticas mundanas por não vivermos um conhecimento experimental do Evangelho.
Pereceram no deserto por causa da incredulidade.
Iriam fracassar na fé se insistissem na incredulidade.
Corremos o risco de perder as bênçãos do céu se vivermos um evangelho apenas teórico.

Destaque que o cristão teórico é “profundo” conhecedor da Bíblia. É capaz de citar muitos versículos, e até textos extensos de cor; geralmente se considera um intelectual e tem boa formação acadêmica. Gosta muito de discutir assuntos chamados polêmicos e tenta deixar bem claro o seu ponto de vista sobre os mesmos.  Fala  sempre nas reuniões, principalmente nas que são separadas para o estudo do livro que ele “tão bem conhece” e faz questão que todos saibam disso.
Na verdade, o cristão teórico só tem casca; vive de aparências, é um boneco de barro sem o sopro de vida; é apenas um ouvinte, ou melhor, um leitor da Palavra que ainda não foi despertado para a sua prática. Segundo Jesus Cristo eram assim os Fariseus, conheciam as leis, impunham-nas aos outros, mas não as praticavam, por isso, foram chamados apropriadamente pelo Mestre de hipócritas. Esse tipo de cristão precisa viver o conhecimento experiencial das Escrituras.   


Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.


Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!


Adaptada por Escriba Digital


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