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12 janeiro 2016

Dinâmica da Lição 03: A Necessidade Espiritual dos Judeus (Jovens)

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Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: A Necessidade Espiritual dos Judeus.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Cego guiando outro cego”.



Dinâmica: Cego guiando outro cego

Objetivo:
Mostrar que tanto judeus como gentios estavam em uma mesma cegueira espiritual.
Conscientizar os alunos de que não podemos ensinar a outros um evangelho que não praticamos.
Material didático:
Duas vendas para os olhos
Atividade didática:
informe ao grupo: “Gostaria de três voluntários para fazer um passeio de reconhecimento na sala (limitar o ambiente para não causar transtornos com outras salas). Só que existe uma condição: Dois alunos estarão cegos. Para o cego teremos um guia também cego, e para dupla, um observador guia dos dois cegos”. O professor dá alguns minutos para que o trio se prepare, vendando os alunos que serão conduzidos. O primeiro aluno vendado inicia o giro pela sala com a orientação do guia cego que será orientado por um terceiro aluno sem a venda nos olhos. Todos deverão vivenciar os três papéis e, em seguida, reunirem-se na sala. Após fazer o giro pela sala e, retornando aos seus lugares, inicia-se o relato dos sentimentos, perguntando, por exemplo:
• Como vocês se sentiram quando na posição de cegos? • Como se sentiu enquanto guia? Deixa-se que o grupo extravase seus sentimentos em cada fase da vivência. De forma natural, o professor começa a abordar como se desenvolveu a experiência questionando a sala, por exemplo:
• O que vocês puderam perceber na condição de observadores?
• Que incidentes ocorreram que mais chamaram a atenção?
• Houve algum momento em que você, como cego, ficou com receio de seguir o seu guia?
• Houve algum momento em que você, como guia, sentiu que seu parceiro não queria segui-lo? Na medida em que o grupo tenha extravasado todos os sentimentos e relatado todo o desenvolvimento da experiência, o professor inicia uma correlação com a realidade do espiritual.
Mostre que o povo judeu apesar de religiosos, eles estavam vivendo uma verdadeira cegueira espiritual, pois professavam honrar a Sagrada Escritura, mas realmente exaltavam a tradição judaica acima da Palavra de Deus. E a maior prova de sua cegueira espiritual é o fato de que eles persistem em rejeitar seu próprio Messias, Jesus. Diga que o cego representa os gentios e o outro cego o povo judeu e o guia representa a Palavra de Deus. Fale que o povo judeu, por se achar em um nível espiritual superior, queria guiar os gentios, mas na visão de Paulo eram um cego guiando outro cego. Judeus e gentios precisavam de um guia maior que era a Livro Santo.


Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!


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