Dinâmica da Lição 05: Eu me Arrependo (Pré-Adolescentes)



Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresente o título da lição: Eu me Arrependo.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir, utilize uma das duas dinâmicas sugeridas: “O Pecado e o Arrependimento” ou “O Peso da culpa e a liberdade pelo arrependimento”.

Dinâmica: O Pecado e o Arrependimento

Objetivo:
Levar os alunos perceberem o seu pecado e se arrependerem
Material didático:
Caneta ou lápis
Papel com uma tabela ( Sugerida logo abaixo)
Atividade didática:
Entregue um papel com uma tabela dando as seguintes descrições:

Ação ou Sentimento
Estado que ficou
Sentimento atual
















Na primeira coluna peça para os alunos colocarem 5 atitudes ou sentimentos ruins que fizeram parte de suas vidas na última semana (atitude que não agradou a Deus, momento de raiva, de tristeza). Na segunda coluna peça para escreverem em que estado ficaram diante dessa atitude ou sentimento (calmo, irritado, triste, abatido) e na terceira coluna peça para escrever como se sente neste exato momento, depois do fato acontecido (arrependido, feliz, triste). Avise que ninguém vai ter que expor aquilo que escrever, por isso é importante que todos se sintam a vontade para expressar tudo que quiser no papel.
Depois que todos terminarem faça-os a pensar no que fizeram, explique que não importa o pecado que cometamos, Deus está sempre pronto para nos perdoar. O Senhor quer recolher todos os seus filhos em seus braços e leva-los até a glória dEle (Em seguida leia com eles Provérbios 28.13; Atos 3.19; 1 João 1.9).
Agora diga que arrependimento é mudança em todas as maneiras e em todos os níveis. Arrependimento é mudar no lugar em que é mais necessário. Arrependimento é mudar o interior da pessoa – a maneira como penso, como vejo, como sinto, como ajo. Arrependimento não leva à mudança; arrependimento é mudança. Arrependimento é reconhecer o pecado pelo que é, seguido por uma tristeza do coração e culminando em uma mudança de comportamento. Não penso mais sobre o pecado da mesma forma.
A Bíblia diz que arrependimento é um ato realizado em Deus, você não consegue ver a verdade por si mesmo. Se você ou alguém que você ama é prisioneiro do pecado, fica impossível para vocês enxergá-lo. Quando o filho pródigo estava naquele chiqueiro e voltou à razão, foi porque Deus o havia tocado. De repente, ele olhou em volta de si e pensou: “O que estou fazendo aqui?”. Portanto, em primeiro lugar, ele teve uma mudança de mente. Depois teve uma mudança de coração. Ele teve este sentimento: “Não sou mais digno de ser chamado filho. Mereço ser escravo”. Passou a pensar de modo diferente sobre si mesmo. Antes ele estava inchado, mas depois voltou à razão e caiu em si. Ele teve uma mudança de mente e uma mudança de coração, mas ainda faltava uma outra parte do arrependimento. Quando alguém realmente está se arrependendo, a vontade começa a unir-se à mente e a formar um plano. “Levantar-me-ei e irei ter com meu pai e lhe direi…” Quando a pessoa está verdadeiramente arrependida, não precisa dizer-lhe o que fazer. Ela descobre por si mesma quando Deus faz a obra em seu coração. Arrependimento é mente, é emoção, é vontade, é ação.
Convide agora os seus alunos para uma oração sincera de arrependimento. Peça para eles apresentarem este rascunho que escreveu a Deus, pedindo perdão um por um e que o Senhor os ajude a nunca mais cometê-los.


Dinâmica: O Peso da culpa e a liberdade pelo arrependimento

Objetivo:
Evidenciar as consequências do pecado e a liberdade divina através do arrependimento.
Material Didático:
01 objeto pesado ou uma fruta grande (Ex: melancia, jaca).
Atividade Didática:
- Inicie a dinâmica falando sobre o pecado e suas consequências, e do fardo que o ser humano carrega quando peca e não se arrepende.
- Escolham um aluno e solicitem que fique em pé na frente da turma.
- Entreguem o objeto ou a fruta para este aluno e continuem falando sobre o pecado e suas consequências.
- Depois de um determinado tempo, pergunte para o aluno: Você não acha que enquanto mais tempo você ficar com esse peso mais vai lhe incomodar? Certamente o aluno responderá que sim. Agora fale para a classe: Nenhum de vocês precisa carregar em suas vidas um peso como esse quando tem a opção de estar livre dele. Neste momento peça o objeto ou a fruta e pergunte ao aluno: Está se sentindo melhor sem o peso?
- Fale que a culpa do pecado é sem dúvida um peso insuportável para o culpado, no entanto é importante entendermos, que todo ser humano está sujeito a pecar, e um dos resultados do pecado é a culpa. Podemos ser agradecidos por sentimentos de culpa porque eles nos levam ao arrependimento. No momento em que uma pessoa se vira contra o pecado em direção a Jesus Cristo, seu pecado é perdoado através da confissão. Não existe confissão verdadeira sem arrependimento verdadeiro. Arrependimento é o reconhecimento da culpa, é despojar-me do peso da culpa e crer na obra propiciatória de Cristo. O senso de culpa que nos leva a Deus nos revela, assim, o seu amor e o seu perdão. A confissão, fruto de sincero arrependimento, traz-nos o perdão de Deus; este, por sua vez, vence a culpa e nos traz o alivio e a paz!  “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo” (Rm. 5.1).

Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!



Estas versões das dinâmicas por Escriba Digital


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