ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 1 - Revista da Editora Betel


AULA EM 03 DE JANEIRO DE 2016 – LIÇÃO 1
(Revista: Editora Betel)

Tema: O CRISTÃO E A FAMÍLIA DO SÉCULO XXI

Texto Áureo: Isaías 44.3
  
INTRODUÇÃO
- Querido(a) professor(a), nesta lição apresente a nova revista e tece breves comentários, sugiro que mostre também os temas das lições do trimestre para atrair os alunos para as próximas aulas.
“O século XXI”, o século XXI se iniciou com a virada do milênio de 1999 para 2000, é um período marcado pelos grandes aprimoramentos tecnológicos nas telecomunicações, onde as pessoas passaram a se conectar pelas redes sociais com cada vez mais facilidade e também é o período das mudanças culturais no mundo, onde os conceitos de família e casamentos são redefinidos por aqueles que não possuem compromisso com o Deus da Bíblia, o Criador.
“estar alicerçado em Deus”, significa estar firmado com o coração Nele, conhecendo a Sua vontade.
“égide divina”, estar sob o amparo de Deus, significa estar de acordo com os Seus mandamentos.
__________________________________________
1. FAMÍLIA, CRIAÇÃO DE DEUS
“alvo principal das forças do mal”, a família é o maior exemplo de união, pois até mesmo no meio ímpio as pessoas se unem em família e sabem se ajudar mutuamente. Isso atrapalha o inimigo da humanidade.
“desintegram a sociedade de modo geral”, uma sociedade com famílias problemáticas se torna uma sociedade problemática também.

1.1. Família um tesouro.
- “Declaração Nacional dos Direitos Humanos”, na verdade não é Declaração Nacional e sim Declaração Universal dos Direitos Humanos, assinada na ONU em 10 de dezembro de 1948.
“elemento natural, universal e fundamental da sociedade”, essas palavras estão no Artigo XVI, inciso 3 da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Quer dizer basicamente que a sociedade vem da família e não a família vem da sociedade.
“Se uma família estiver edificada, a Igreja também estará”, se apenas uma família na igreja local estiver edificada na Palavra, já será o suficiente para se fazer a obra de Deus.
“dever cuidar das famílias”, no final do século passado e início do presente século esse problema foi identificado e as igrejas passaram a investir nos ministérios de família, atualmente são milhares de ministérios focados nessa área.

1.2. A importância da família à luz da criação.
“que um suprisse as necessidades e carências do outro”, casamentos que começam com objetivos somente nessa área acabam por não seguir adiante.
“sempre quis ser conhecido através das famílias”, salvar uma família é mais promissor para o reino de Deus do que só pessoas, por isso os que anunciam devem estender a pregação aos familiares.
“Adão foi o modelo original”, logo após a criação da mulher o Senhor dá a ordenança para a instituição da família.
“A grande comissão sempre foi um projeto do Éden”, a grande comissão é o “ide”, a ordem de espalhar o conhecimento do nome do Senhor pela face da Terra já existia no Éden. Quando Deus mandou eles se espalharem e povoarem a Terra, o homem ainda não havia pecado. Gn 1.22
“fazer com que a humanidade seja apartada de Deus”, Satanás perdeu o seu lugar no céu e como ele não pode mais recuperá-lo, então ele tenta tirar de Deus o que Deus ama, que é a humanidade.

1.3. A família e a sociedade atual.
- “uma mutação em comparação com a família dos século”, mutação é transformação, quer dizer que a família está em processo de mudança na sociedade.
“autoridade patriarcal”, é a autoridade do homem mais velho da família.
“divisão de papéis”, se refere aos papeis do marido e da esposa, pois houve algumas mudanças no início deste século.
“Durante muito tempo, a mulher viveu estigmatizada”, sob o estigma de ser incapaz de competir com o homem e assumir suas responsabilidades no mercado de trabalho.
“os filhos têm sofrido com a ausência dos pais”, com o modelo pós-moderno os pais trabalham e deixam os filhos com babás. Dessa forma eles crescem sem o ensino e cuidado dos pais que é o que produz os bons cidadãos para o mundo. 
"Em 2015 a comissão especial que votou o Estatuto da Família aprovou por 17 votos a 5, depois de muita discussão. Mas o Estatuto foi aprovado com a definição de família sendo a união do homem e um mulher, por meio do casamento ou união estável ou ainda a comunidade formada por um dos pais com os filhos."
_____________________________________________
2. A FAMÍLIA E OS DESAFIOS

2.1. Conflitos na família.
- “devemos fazer cálculos da construção”, representando o preparo para os projetos. A parábola serve para todas as áreas das nossas vidas.
“onde meninas se tornam mães antes da maioridade”, dessa forma elas deixam seus planos e projetos para cuidarem de filhos.
“vão morar com os pais por falta de planejamento”, ocorre muitas situações em que os pais abandonam a moça sem assumir os filhos.
“repetem os mesmos erros de seus pais em seus relacionamentos”, o problema vira uma bola de neve. Não é uma regra, mas a maior quantidade dos marginais que existem na sociedade vem de famílias desestruturadas.

2.2. Comunicação entre pais e filhos.
- “ausência de diálogo entre pais e filhos”, os pais estão cada vez mais distantes dos filhos, os pais não entram no mundo dos filhos, não se tornam seus amigos confidentes. Com isso os amigos dos filhos são os colegas de escola ou os mal feitores para aliciá-los para as drogas ou prostituição.
“o grande vilão é a falta de tempo”, na sociedade atual as pessoas andam muito ocupadas, com trabalho, eventos e muitas outras atividades. Coisas simples tomam muito tempo de nossas vidas, até mesmo a tecnologia que veio com a proposta de economia de tempo, acaba por tomar todo o tempo que temos.
“que dialogassem com eles acerca da Lei”, Deus já estava prevendo o grande problema da falta de comunicação nos lares.
“Pais e filhos precisam ser amigos e confiar um no outro”, os filhos precisam ver nos pais os grandes amigos com quem podem contar sempre e os pais devem se aproximar dos filhos para que esse relacionamento ocorra.

2.3. Relacionamentos entre pais e filhos.
- “como um filho se relaciona com um pai”, pergunte à classe qual é a palavra que melhor representa o relacionamento de Jesus com o Seu Pai, Deus. Os alunos falarão diversas palavras, ma a que parece ilustrar melhor esse relacionamento é a “obediência”.
“há muitos filhos maldizentes em nossa sociedade”, se tornam maldizentes aos chefes e às autoridades, se tornando pessoas de pouco sucesso em suas carreiras.
“não correspondem ao sacrifício feito por seus pais”, por não reconhecer o esforço que eles fizeram.
“devem honrar seus filhos”, significa mostrar o quanto eles são importantes em suas vidas. Sendo pais presentes é a melhor forma de honrar os filhos.
“exemplos de vida para eles”, os filhos geralmente seguem os exemplos de seus pais, sendo bom ou ruim.
________________________________________
3.  A FAMÍLIA E A IGREJA
“é fundamental para a existência de ambas”, a Igreja zela pelas famílias e as famílias compõem a Igreja.

3.1. A EBD e a família.
“que só existe uma coisa...a falta de conhecimento”, na verdade a falta de conhecimento não é a única coisa que leva a destruição, mas o texto quer dizer que a falta de conhecimento é o que origina todos os outros problemas.
“porta aberta para o ensino cristão”, o ensino cristão leva o conhecimento ao povo de Deus e é na Escola Dominical que isso ocorre. Igrejas que não investem na EBD estão ajudando a conduzir as famílias à destruição.
“formar cristãos maduros e produtivos”, maduros, são os que não abalam sua fé por qualquer motivo e produtivos, são os que se colocam a disposição para o trabalho.
“instruir seus filhos no caminho do Senhor”, essa é uma forma de crescimento do Reino de Deus. Quando as famílias que estão presentes em nossos ministérios criam seus filhos na presença do Senhor a igreja terá um crescimento à médio prazo.
3.2. A relevância do culto doméstico.
- “tanto para a felicidade quanto para o êxito”, êxito é o mesmo que sucesso, quando uma família promove o culto doméstico está investindo no sucesso da própria família dos filhos como pais de família no futuro.
“nada mais é que cumprir uma ordenança divina”, a ordenança é que as palavras de Deus sejam ensinadas dentro de nossas casas. Esse é o melhor exemplo de um culto doméstico.
“nossa casa deve ser uma extensão da igreja”, os crentes não devem ser em casa o que são na igreja, se os filhos observarem que seus pais tem duas personalidades, uma para a igreja e outra para casa, então eles darão pouca importância às obra de Deus.

3.3. Família servindo a Deus.
“torna um lar agradável e pacífico”, um exemplo disso é o casamento onde Jesus tornou a água em vinho. Certos milagres nos casamentos só ocorrerão se Jesus estiver presente.
“onde há tempo para se buscar a Deus”, é fácil conseguir esse tempo numa casa, basta desligar um pouco a TV, os computadores e os celulares.
- Não há uma liturgia específica para o culto doméstico, basta que tenha oração, um louvor e uma leitura da Palavra. Tudo pode ser feito de forma simples.
_____________________________________
CONCLUSÃO”,
“um Deus de relacionamentos”, Ele se comunica conosco de várias formas e quer ouvir nossa oração e nossa adoração.
“Ele deseja ser íntimo de todos os filhos”, nós somos à família de Deus, a Igreja existe em um contexto de família, onde Jesus é o noivo e nós somos a noiva.
- Faça o resumo e passe os pontos mais importantes.
  
Marcos André – professor

Boa Aula! http://marcosandreclubdateologia.blogspot.com.br/2016/01/escola-dominical-esboco-e-subsidio-da.html