SEJÁ VOCÊ TAMBÉM UM SEGUIDOR

Google+ Followers

Marcadores

Aborto ACONSELHAMENTO PRÉ-MATRIMÓNIAL Adolecentes Cristão ADOLESCENTES ADPB ADULTÉRIO ADULTOS Agradecimento Aniversario Apologética Cristã Arqueologia As Inquisições Assembleia de Deus Barack Obama Batismos Bíblia Brasil Casamento CGADB Ciência Círculo de Oração CLASSE BERÇARIO CLASSE BERÇÁRIO CLASSE DOS DISCIPULADOS CLASSE DOS DISCIPULANDO CLASSE DOS DISCIPULANDOS CLASSE JOVENS E ADULTOS CENTRAL GOSPEL CLASSE JOVENS E ADULTOS BETEL CLASSE MATERNAL Congresso CPAD Cruzada Curiosidades Cursos Departamento Infantil Depressão Desaparecido DESENHOS BIBLICOS Desfiles Dia do Pastor Discipulado Divórcio EBD EBO Escatologia Estudantes Estudos Eventos FALECIMENTO Família Filmes Galeria de Fotos Gospel Gratidão a Deus Hinos Antigos História Homenagens Homilética Homoxesualismo Ideologia de Gênero Idolatria Inquisição Islamismo Israel LIção de Vida Louvor Luto Maçonaria Mães Mensagens Ministério Missões MODISMOS Mundo Mundo Cristão MUSICAS EVANGÉLICAS Namoro Cristão Noivados Notícias Obreiros ONU Oração Pneumatologia política PRIMARIOS Psicopedagogia Pureza sexual Realidade Social Reforma Protestante RELIGIÕES Retiro Revista Central Gospel REVISTA CLASSE PRIMARIOS REVISTA CLASSE DOS PRE-ADOLESCENTES REVISTA CLASSE DOS ADOLESCENTES REVISTA CLASSE JARDIM DA INFANCIA REVISTA CLASSE JARDIM DA INFÂNCIA REVISTA CLASSE JUNIORES REVISTA DA CLASSE JOVENS. REVISTA DA CLASSE ADULTOS REVISTA DA CLASSE JUVENIS Revista Maternal Santa Ceia Saúde Seminário Sexualidade Subsídios Subsídios EBD Subsídios EBD Videos Templos Teologia Testemunho TRANSGÊNEROS Utilidade publica UTILIDADE PÚBLICA Vida de Adolecente videos Virgilha

08 janeiro 2016

Juvenis - Currículo do Ano 2: Louvor e Adoração Lição 02: Música para Deus ou sobre Deus?

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Escrevam o título da lição no quadro ou numa cartolina: Música para Deus ou sobre Deus?
- Depois, reflitam com os alunos sobre o título.
- Para finalizar a reflexão falem que nesta lição vamos estudar um fato histórico que modificou a música que antes era somente para Deus para o aparecimento da música sobre Deus.
- Perguntem: Vocês fazem ideia de qual seja este fato histórico e o personagem que provocou esta mudança?
Aguardem as respostas.
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.  Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Para trabalhar o tema da retrospectiva histórica da música sacra, utilizem a dinâmica “A Música e sua história”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: A Música e sua história
Objetivo: Compreender como aconteceu a evolução da música sacra, através de uma retrospectiva histórica.
Material:
01 notebook ou 01 smartphone
03 caixas de CD vazias
Observação:
Procurar na internet vídeos de:
Canto gregoriano
Hino 581 da harpa cristã “Castelo Forte”
Hino cantado por negros americanos(afro-descendentes), mais conhecidos como “Negro spiritual”
Hino da música Gospel brasileira
Procedimento:
- Apresentem apenas um parte das 04 músicas sacras, conforme descrição no item material, utilizando equipamento de forma que os alunos possam escutá-las.
- Escrevam no quadro os nomes das 04 músicas:
Canto gregoriano
Hino 581 da harpa cristã “Castelo Forte”
Hino cantado por negros americanos
Hino da música Gospel brasileira
- Depois que os alunos escutarem parte de cada música, perguntem:
Vocês fazem ideia de que forma estas músicas fazem parte da evolução da música sacra?
Aguardem as respostas.
- Entreguem para 03 alunos, 03 caixas de CD(01 para cada aluno), que devem estar organizados conforme descrição abaixo:
01 caixa de CD com o nome “Europa”: dentro da caixa deve estar um papel com as seguintes informações:
- Idade Média: Canto gregoriano
Antes a música era cantada pelos monges católicos
- Reforma protestante
Popularização da música com o ensino das doutrinas através da música
Música deixou de ser feita somente para Deus
A música passou a ser feita para o homem aprender sobre Deus(ensino e evangelização)
Agora a música é cantada pelo povo, pela congregação, com melodias ao gosto do povo e na língua do povo
Música de Lutero 581 da harpa cristã Castelo Forte
Aparecimento do canto congregacional, das orquestras e corais
01 caixa de CD com o nome “Continente Americano”: dentro da caixa deve estar um papel com as seguintes informações:
A música europeia chegou com os ingleses nos EUA
Os negros deram uma versão própria com o Negro Spirituals, grupos de negros cantando belas melodias
01 caixa de CD com o nome “Brasil”: dentro da caixa deve estar um papel com as seguintes informações:
Influência europeia e americana e australiana
Coral, canto congregacional, corinhos
Estilo nacional com ritmos do Nordeste.
- Os alunos devem abrir os CDs, um de cada vez, na seguinte ordem: Europa, Continente Americano e Brasil.
O aluno ler a capa, depois deve ler o conteúdo que está na parte interna da caixa do CD.
Em seguida, fixem o CD com fita adesiva ao lado da(s) músicas, que já estão escritas no quadro ou na cartolina, a saber:
Europa: Canto gregoriano e Castelo forte
Continente americano: Negro Spirituals
Brasil: Música gospel
Á medida que eles forem lendo vocês vão acrescentando outras informações, que estão contidas na lição ou em outra fonte de pesquisa.
Não se esqueçam de explicar a razão da mudança da música somente para Deus e  sobre Deus, quando vocês falarem sobre as transformações ocorridas com a Reforma Protestante, através de Martinho Lutero, enfatizando a música. Dessa forma, vocês estão respondendo a pergunta feita no início da aula.
Por Sulamita Macedo.