Lição 5 - A justificação pela fé IV

O processo da Justificação é o elemento fundamental para a mudança de caráter e de serviço “em Cristo”, Jesus certa ocasião disse: Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. João 15:4 (Jo 17.26).

PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2016
JOVENS - JUSTIÇA E GRAÇA - Um estudo da doutrina da salvação na carta aos Romanos
COMENTARISTA: NATALINO DAS NEVES
COMENTÁRIO: PROF. PAULO SÉRGIO AVELINO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SETOR 46 (EMBU GUAÇU/SP) - CONGREGAÇÃO DE FLÓRIDA


LIÇÃO 05 – A JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ

INTRODUÇÃO
O processo da Justificação é o elemento fundamental para a mudança de caráter e de serviço “em Cristo”, Jesus certa ocasião disse:
Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. João 15:4 (Jo 17.26). Paulo descreve nossa situação de pecado diante se Deus e a necessidade de justificação em Cristo Jesus, pela ressurreição dos mortos: O qual por nossos pecados foi entregue, e ressuscitou para nossa justificação. Romanos 4:25.

I – PROCESSO DA JUSTIFICAÇÃO
A justificação é um dos processos da salvação. A salvação ocorre seguindo etapas. Tais etapas são fundamentais para o pecador receber a salvação eterna:
1.1 O Novo Nascimento ou a Regeneração. Este processo se dá no ato conversação, é operada através da ação do Espírito Santo, regenerando o homem dando-lhe a condição de nova criatura. Nicodemos foi alcançado por esta verdade inconteste do Novo nascimento: Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. João 3:3. O apóstolo Paulo escrevendo sua carta pastoral a Tito nos informa: Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo, Tito 3:5. (cf. 1 Pe 1.2,23 cf. Jr 31.33; Ez 36.25-27). Este ato sobrenatural ocorre concomitantemente ao convertimento a Cristo. Quando existe conversão verdadeira do homem que está morto em delitos e pecados, ele é vivificado espiritualmente, Paulo escrevendo aos Efésios: E VOS vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), Efésios 2:1,5 (Cf Rm 7.6).
A obra da Regeneração além dar vida ao espírito, causa uma mudança geral na própria natureza humana o apóstolo Paulo mostra que quando estamos em Cristo temos nova natureza: Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. II Corintios 5:17. (Cf. 1 Ts 5.23).


Para continuar a ler o artigo CLIQUE AQUI
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PROF. PAULO SÉRGIO AVELINOhttp://www.portalebd.org.br/index.php/jovens/15-jovens-licoes/853-licao-5-a-justificacao-pela-fe-iv