SEJÁ VOCÊ TAMBÉM UM SEGUIDOR

Google+ Followers

Marcadores

Aborto ACONSELHAMENTO PRÉ-MATRIMÓNIAL Adolecentes Cristão ADOLESCENTES ADPB ADULTÉRIO ADULTOS Agradecimento Aniversario Apologética Cristã Arqueologia As Inquisições Assembleia de Deus Barack Obama Batismos Bíblia Brasil Casamento CGADB Ciência Círculo de Oração CLASSE BERÇARIO CLASSE BERÇÁRIO CLASSE DOS DISCIPULADOS CLASSE DOS DISCIPULANDO CLASSE DOS DISCIPULANDOS CLASSE JOVENS E ADULTOS CENTRAL GOSPEL CLASSE JOVENS E ADULTOS BETEL CLASSE MATERNAL Congresso CPAD Cruzada Curiosidades Cursos Departamento Infantil Depressão Desaparecido DESENHOS BIBLICOS Desfiles Dia do Pastor Discipulado Divórcio EBD EBO Escatologia Estudantes Estudos Eventos FALECIMENTO Família Filmes Galeria de Fotos Gospel Gratidão a Deus Hinos Antigos História Homenagens Homilética Homoxesualismo Ideologia de Gênero Idolatria Inquisição Islamismo Israel LIção de Vida Louvor Luto Maçonaria Mães Mensagens Ministério Missões MODISMOS Mundo Mundo Cristão MUSICAS EVANGÉLICAS Namoro Cristão Noivados Notícias Obreiros ONU Oração Pneumatologia política PRIMARIOS Psicopedagogia Pureza sexual Realidade Social Reforma Protestante RELIGIÕES Retiro Revista Central Gospel REVISTA CLASSE PRIMARIOS REVISTA CLASSE DOS PRE-ADOLESCENTES REVISTA CLASSE DOS ADOLESCENTES REVISTA CLASSE JARDIM DA INFANCIA REVISTA CLASSE JARDIM DA INFÂNCIA REVISTA CLASSE JUNIORES REVISTA DA CLASSE JOVENS. REVISTA DA CLASSE ADULTOS REVISTA DA CLASSE JUVENIS Revista Maternal Santa Ceia Saúde Seminário Sexualidade Subsídios Subsídios EBD Subsídios EBD Videos Templos Teologia Testemunho TRANSGÊNEROS Utilidade publica UTILIDADE PÚBLICA Vida de Adolecente videos Virgilha

24 fevereiro 2016

Dinâmica da Lição 09: Louvai ao Senhor! A lição dos Salmos (Juvenis)

,


Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: Louvai ao Senhor! A lição dos Salmos.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “A importância dos salmos”.





Dinâmica: A importância dos salmos

Objetivo:
Refletir sobre a importância dos salmos.
Material didático:
Quadro branco ou de giz
Pincel para quadro branco ou giz
Papel 40 kg
Pincel atômico
Quadro sugerido logo abaixo
Atividade didática:
1 - O livro de Salmos é singular. Muitas pessoas, evangélicas ou não, têm alguma relação com esse livro. Alguns exemplos são bem conhecidos: uma Bíblia aberta no Salmo 91, na sala de estar da casa, um conjunto de CDs com alguma voz que lê os salmos. Há mais ou menos cinco opções diferentes de conjuntos de CDs. Além disso, você pode encontrar receitas mágicas ou simpatias com os salmos em classificados de grandes jornais ou em revistas dedicadas a temas religiosos, esotéricos ou chamados espirituais.
No entanto, existe uma série de fatores que tornam o livro de Salmos um livro singular. Os Salmos não estão relacionados à sua popularidade, mas sim a algumas características importantes e próprias deles. Especialmente a sua forma de louvor e adoração a Deus.
Você poderá fazer entrevistas com algumas pessoas não crentes sobre o livro de Salmos, fazendo a seguinte pergunta:
O que significam os Salmos para você? Anote as respostas de seus entrevistados, e fale para seus alunos as experiências que teve. Com certeza, as respostas dadas ajudará você na introdução dessa lição.
Este estudo é informativo e você deve facilitá-lo, utilizando a técnica de participação dos alunos, principalmente, no que se refere às opiniões e às Impressões deles, em relação ao livro dos Salmos.
2 – Explique que vários salmos, como o 119 por exemplo, é formado por um acróstico com as letras do alfabeto hebraico. Acróstico é um substantivo masculino, que descreve uma composição literária normalmente poética em que as letras iniciaisdo meio ou do fim formam nomes ou palavras em concreto. No acróstico, a palavra formada pelas primeiras letras é lida na vertical. Convide seus alunos a elaborar um acróstico com a palavra SALMOS. Informe que na elaboração do acróstico deve haver algo sobre Deus ou seu caráter. Escreva no quadro o exemplo logo abaixo;
S upremo pastor de Israel
A moroso
L eão da tribo de judá
M isericordioso
O nipresente
 alvador

Elabore em folha de papel 40 kg o quadro logo abaixo. Nele estão descritas as divisões dos salmos. Mostre que a divisão cada grupo tem um intima relação com os livros do Pentateuco. Mostre também que tudo gira em torno do louvor a Deus.


Livro I
Sl 1-41
Livro II
Sl 41-72
Livro III
Sl 73-89
Livro IV
Sl 90-106
Livro V
Sl 107-150
l 41-72
Relação com o Pentateuco
Gênesis
Êxodo
Levítico
Números
Deuteronômio

Tema
O homem e seus caminhos
Ruína e redenção de Israel

O santuário
Reincidência e restauração de Israel
Palavra de Deus e Louvor
Introdução
Salmo 1
Salmo 42
Salmo 73
Salmo90
Salmo107
Doxologia
41:10
72:19
89:52
106:48
150:6

Encerre a dinâmica desafiando seus alunos a participar de um estudo no livro dos salmos, e a descobrir nele melhores formas de louvor e adoração a Deus.


Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!



Por Escriba Digital


Read more: http://euvoupraebd.blogspot.com/2016/02/dinamica-da-licao-09-louvai-ao-senhor_22.html#ixzz414ucKqcn