Dinâmica da Lição 6: O Tribunal de Cristo e os Galardões (Adultos)




Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: O Tribunal de Cristo e os Galardões.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir utilize a dinâmica “Seremos recompensados pelo Senhor”.



Dinâmica: Seremos recompensados pelo Senhor

Objetivo:
Refletir sobre a recompensa divina que receberemos no Tribunal de Cristo
Material didático:
Cópias do texto seremos recompensados pelo Senhor” para cada aluno (postado logo abaixo) e a lição de adulto da EBD.
Atividade didática:
Distribua para os alunos cópias do texto: Seremos recompensados pelo Senhor.

Seremos recompensados pelo Senhor

“Mas esforçai-vos, e não desfaleçam as vossas mãos; porque a vossa obra tem uma recompensa. 2 Crônicas 15.7 ”.
“Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor. 1 Coríntios 15.58”.
Esses textos da Palavra de Deus nos escorajam à uma vida de serviço e trabalho no Reino de Deus. A Palavra de Deus nos garante que seremos recompensados por todo trabalho que fazemos para o Senhor! Isso nos confronta a arregaçar as mangas e trabalhar, porque quando cremos em algo que o Senhor está nos falando precisamos tomar uma posição. Se cremos que Ele realmente nos recompensará pelo nosso trabalho não há outra atitude que devemos tomar, à não ser corresponder ao que deus está nos falando.
Por quê você trabalha no mundo secular? Pelo seu salário, óbvio. Você se dedica, obedece, se esforça, cumpre as metas determinadas pelo seu chefe ou patrão, tudo isso porque no final do mês você receberá uma recompensa.
Mas a questão é que muitas vezes fazemos as coisas para as pessoas erradas e esperamos a recompensa das pessoas erradas. Para quem você faz a obra de Deus? De quem você espera a sua recompensa? Essas perguntas parecem simples, mas serão determinantes para que você tenha o foco certo. Ainda que você tenha líderes muito abençoados, ainda que seus pastores sejam tremendos homens de Deus, não é deles que você deve esperar a sua recompensa.
Se fazemos para os homens esperaremos recompensa de homens, se fazemos para o Senhor, esperaremos a recompensa do Senhor. Quem recompensará melhor? Um homem limitado ou um Deus ilimitado? Saiba que diante de qualquer crise que você passe em seu ministério, que há uma recompensa para seu trabalho. Encha seu pulmão de ar e brade:
_ Há uma recompensa para nosso trabalho! Há recompensa! Há recompensa! Há recompensa! Deus nos recompensará!
Quando esperamos recompensa de homens somos frustrados, porque os homens erram. Os homens podem nos frustrar! Deus não! Deus cumpre suas promessas e a sua Palavra, ainda que pareça tardia para nós, Deus nos amadurece enquanto esperamos. Deus usa as fases de espera para nos preparar para aquilo que Ele tem. Precisamos crer no poder de Deus e trabalhar, olhando para o Senhor e crendo que Ele mesmo nos recompensará!
Deus não é como os homens! Deus é fiel, antes de Ele prometer Ele prepara todo o caminho para o cumprimento de suas promessas. Todas as promessas de Deus para nós, em Cristo, já estão prontas, precisamos apenas crer e trabalhar, crendo que aquEle que prometeu é fiel e cumprirá suas promessas! Se a Palavra de Deus diz que há recompensa, então não duvide, creia, pois há recompensa para as obras de suas mãos!

Autor do texto: Marcelo Rodrigues

Baseados no texto lido e na lição estudada, discuta com os alunos os seguintes pontos:

- Os nossos pecados serão julgados no Tribunal de Cristo?
- No Tribunal de Cristo os crentes são julgados tomando-se por base o quão fielmente serviram a Cristo.
- Depois de julgados todos serão recompensados? Por que?
- O que o autor queria dizer ao afirmar que “muitas vezes fazemos as coisas para as pessoas erradas e esperamos a recompensa das pessoas erradas”?
- O que você entendeu da frase: “Quando esperamos recompensa de homens somos frustrados, porque os homens erram”?

Você poderá acrescentar ou modificar algumas questões caso ache necessário.


Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!



Adaptação da dinâmica: Escriba Digital


Read more: http://euvoupraebd.blogspot.com/2016/02/dinamica-da-licao-6-o-tribunal-de.html#ixzz3z2wDQnLc