Lição 9 - Mortos para o pecado III

A Lei aponta o pecado no homem, porém, onde existe abundância de pecados, existe também a superabundância da graça divina de Cristo para aniquilar com o pecado. (Rm 5:20)
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2016
JOVENS - JUSTIÇA E GRAÇA - Um estudo da doutrina da salvação na carta aos Romanos
COMENTARISTA: NATALINO DAS NEVES
COMENTÁRIO: PROF. LUCAS NETO
ASSEMBLEIA DE DEUS EM FORTALEZA/CE


LIÇÃO 9 - MORTOS PARA O PECADO

A - LEITURA DA INTRODUÇÃO DA LIÇÃO - PÁG. 64 DA REVISTA CPAD - JOVENS - PROFESSOR

I - O JUSTIFICADO DEVE MORRER PARA O PECADO
A Lei aponta o pecado no homem, porém, onde existe abundância de pecados, existe também a superabundância da graça divina de Cristo para aniquilar com o pecado. (Rm 5:20)
Na sequência da carta aos romanos do apóstolo Paulo em seu capítulo 6, a partir do primeiro versículo, o apóstolo se autoindaga com uma pergunta principal e sumariamente responde com duas respostas secundárias para explicar aos leitores e ouvintes da epístola sobre a questão anteriormente colocada em Rm 5:20, no sentido de que o pecado, em tese, possui um viés benevolente, porque onde existe pecado a graça de Cristo é amplificada. Vamos compreender melhor estas perguntas e respostas neste momento de nosso estudo.
1. Primeira pergunta: Que diremos pois ? Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante?
2. Segunda pergunta como resposta para a primeira : De modo nenhum ! Como viveremos ainda no pecado, nós o que para ele morremos?
O apóstolo responde que de modo nenhum podemos viver em pecado, pois, em Cristo, morremos inteiramente para o pecado e não podemos ter uma vida espiritual dúbia vivendo ora em pecado, ora em santidade. Se temos Cristo não vivemos pecando e muito menos em pecado. (Rm 6:1-2)

Fonte: https://proflucasneto.files.wordpress.com/2013/04/1t_2016_jovens_lic3a7c3a3o-9_mortos-para-o-pecado.pdf Acesso em 22 fev. 2016.