SEJÁ VOCÊ TAMBÉM UM SEGUIDOR

Google+ Followers

31 março 2016

Dinâmica da Lição 01: O que é um líder? (Juvenis)



Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: O que é um líder?
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir esta lição, aplique a dinâmica “Salomão, um exemplo de líder”, que proporcionará uma melhor compreensão sobre o assunto estudado.


Dinâmica: Salomão, um exemplo de líder

Os Juvenis vão estudar a respeito da liderança. Ela estimulará os nossos jovens a despertar a sua vocação de liderança. Durante todo esse trimestre eles farão um passeio na Bíblia, e irão identificar vários líderes que servirão de modelo para todos nós que quisermos exercer uma liderança segundo os princípios divinos. Desta forma seria interessante você apresentar de forma dinâmica os assuntos que serão estudados na lição desse trimestre.
Objetivo:
Apresentar as características de líder existente em Salomão, a fim de despertar em cada jovem o desejo de seguir o seu exemplo.
Material didático:
Bíblia
Quadro
giz.
Atividade didática:
Inicie mostrando que Salomão é um modelo para todo líder, em todas as idades, em todas as arenas de liderança. Ele não era um monarca passivo, sentado em um trono, esperando ser servido por seus assuntos de governo. Salomão era um líder dinâmico e proativo que conduziu sua nação com uma visão corajosa. Ele transformou dramaticamente o mundo em que viveu.
Escreva no quadro algumas das principais características de liderança existente em Salomão . Em seguida peça para que os alunos identifiquem no livro de 1Reis essas características (Não coloque os textos agora, mas apenas as características).
São elas:
IMPORTANTES CARACTERÍSTICAS DE UM LÍDER EXISTENTE EM SALOMÃO
Pediu sabedoria e entendimento a Deus (1Reis 3.9)
Orava ao Senhor (1Reis 8.22-53)
Ouvia a voz de Deus (1Reis 3.5)
Sabia praticar a verdade e a justiça (1Reis 3.16-28)
Era organizado no trabalho (1 Reis 5:13-16)
Amava o Senhor e seguia os conselhos de seu pai (1Reis 3.3)
Era humilde (1Reis 3.7)
Se preocupava com seus liderados (1Reis 3.7-9)
Para encerrar reflita com os seus alunos sobre a necessidade da existência dessas característica na vida de todo líder cristão.



Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!

Por Roberto José



Read more: http://euvoupraebd.blogspot.com/2016/03/dinamica-da-licao-01-o-que-e-um-lider.html#ixzz44UVjclMP

ESCOLA DOMINICAL BETEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 8

AULA EM 20 DE AGOSTO DE 2017 – LIÇÃO 8 (Revista: Editora Betel) Tema:  Jesus o missionário excelente Texto Áureo:   Jo 12.4...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AS 10 MAIS VISITADAS