SEJÁ VOCÊ TAMBÉM UM SEGUIDOR

Google+ Followers

Marcadores

Aborto ACONSELHAMENTO PRÉ-MATRIMÓNIAL Adolecentes Cristão ADOLESCENTES ADPB ADULTÉRIO ADULTOS Agradecimento Aniversario Apologética Cristã Arqueologia As Inquisições Assembleia de Deus Barack Obama Batismos Bíblia Brasil Casamento CGADB Ciência Círculo de Oração CLASSE BERÇARIO CLASSE BERÇÁRIO CLASSE DOS DISCIPULADOS CLASSE DOS DISCIPULANDO CLASSE DOS DISCIPULANDOS CLASSE JOVENS E ADULTOS CENTRAL GOSPEL CLASSE JOVENS E ADULTOS BETEL CLASSE MATERNAL Congresso CPAD Cruzada Curiosidades Cursos Departamento Infantil Depressão Desaparecido DESENHOS BIBLICOS Desfiles Dia do Pastor Discipulado Divórcio EBD EBO Escatologia Estudantes Estudos Eventos FALECIMENTO Família Filmes Galeria de Fotos Gospel Gratidão a Deus Hinos Antigos História Homenagens Homilética Homoxesualismo Ideologia de Gênero Idolatria Inquisição Islamismo Israel LIção de Vida Louvor Luto Maçonaria Mães Mensagens Ministério Missões MODISMOS Mundo Mundo Cristão MUSICAS EVANGÉLICAS Namoro Cristão Noivados Notícias Obreiros ONU Oração Pneumatologia política PRIMARIOS Psicopedagogia Pureza sexual Realidade Social Reforma Protestante RELIGIÕES Retiro Revista Central Gospel REVISTA CLASSE PRIMARIOS REVISTA CLASSE DOS PRE-ADOLESCENTES REVISTA CLASSE DOS ADOLESCENTES REVISTA CLASSE JARDIM DA INFANCIA REVISTA CLASSE JARDIM DA INFÂNCIA REVISTA CLASSE JUNIORES REVISTA DA CLASSE JOVENS. REVISTA DA CLASSE ADULTOS REVISTA DA CLASSE JUVENIS Revista Maternal Santa Ceia Saúde Seminário Sexualidade Subsídios Subsídios EBD Subsídios EBD Videos Templos Teologia Testemunho TRANSGÊNEROS Utilidade publica UTILIDADE PÚBLICA Vida de Adolecente videos Virgilha

04 março 2016

Dinâmica da Lição 10: O Jovem e a Consagração (Jovens)

,


Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: O Jovem e a Consagração.
– Introduzam a aula refletindo com a classe sobre a importância de cuidarmos do nosso corpo que é templo do Espírito Santo. Pergunte se Deus tem interesse que cuidemos de nosso corpo? Diga que tudo em nossa vida é do interesse dEle.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir, utilize a dinâmica “Consagração”.



Dinâmica: Consagração

Objetivo:
Mostrar a necessidade do crente em fazer uma entrega completa a Deus.
Material didático:
Quadro
Papel 40 kg
Papel ofício ou A4
Lápis ou caneta
Figura de um jovem
Fita adesiva
Uma lixeira
Atividade didática:
Inicie mostrando que na Bíblia encontramos o povo de Deus consagrando de tudo: pessoas (Ex 22. 31); vestes sacerdotais (Ex 29. 29); campos (Lv 27. 21); ofertas (Dt 12. 26); dinheiro e utensílios (Js 6. 19); animais (Lv 8:22; 2 Cr 29. 33); o dia (Ne 8. 9); lugares (Jr 31. 40); Consagração a uma atividade especial (At 6:4). Isso mostra que devemos consagrar todas as coisas a Deus em um ato de fé e de busca da vontade Dele.

- Cole a figura do jovem na folha de papel 40 kg. Em seguida fixe a folha no quadro.
- Distribua folhas de papel ofício para os alunos.
- Solicite dos alunos que escrevam ações que normalmente as pessoas praticam quando estão se consagrando a Deus e ações que não deveriam ser praticadas no momento da consagração. Informe que não tem problema escrever todas juntas.
- Peça para que os alunos recortem essas ações e fixem os papéis com fita adesiva em cima da figura do jovem.
Em seguida diga que a palavra consagração significa separação e dedicação. Ser consagrado a Deus é ser separado e dedicado exclusivamente para Deus. É um processo aonde vamos nos desligando de tudo que não pertence ao Senhor, e vamos nos envolvendo com tudo que provém dos céus. Consagrar significa separar e dedicar uma pessoa ou algo a Deus. Tudo aquilo que é consagrado é separado e dedicado para o serviço ao Senhor, para honrar Deus, para a santificação de Seu nome. Não é pouca coisa, é algo extremamente sério e profundo.
- Solicite para que os alunos retirem e coloquem na lixeira os papéis contendo atitudes que não condizem com uma vida consagrada a Deus. Antes de colocar na lixeira leia para que todos ouçam que atitudes são essas. Informe que colocar na lixeira significa a retirada, o descarte daquilo que não serve para o cristão que deseja viver uma vida de consagração ao Senhor, simbolizando a limpeza, a pureza, a consagração requerida por Deus para os salvos.

- Agora, fale:
Já que foram retiradas as coisas inadequadas para uma vida de consagração, então vamos agora ler em cima do corpo aquilo que deve permanecer: o que é bom e apropriado para o cristão viver uma vida consagrada ao Senhor. Consagração é, ao mesmo tempo, se separar do mundo e se envolver com Jesus. Como diz o texto de Romanos 12.1: "...apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus...".

SACRIFÍCIO VIVO: fala da nova vida que só pode vir por meio de Jesus! Somente quem nasceu de novo pode se apresentar como sacrifício vivo.

SACRIFÍCIO SANTO: é uma oferta com base na santidade de Deus. Você não pode querer se dedicar a Deus se tem vivido uma prática de pecado ou vivido na mistura e contaminação das coisas desse mundo. Deus só recebe o que é santo. Oferta manchada não serve porque nosso Senhor é Santo!

SACRIFÍCIO AGRADÁVEL: é aquele que tem como base a vontade de Deus e não nossa própria vontade! Isso significa que a satisfação daquilo que queremos não é consagração. A disposição de buscar a vontade de Deus e decidir viver segundo o que Ele quer é um sacrifício agradável!

- Para finalizar, diga:
Quais são os resultados de uma verdadeira Consagração?

* Nós nos tornamos propriedade exclusiva de Deus (I Pe 2:9)
* Descobrimos qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Rm 12:1-2)
* Tornamo-nos santos, separados para Deus (Lv 27:28)


Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!



Por Escriba Digital


Read more: http://euvoupraebd.blogspot.com/2016/02/dinamica-da-licao-10-o-jovem-e.html#ixzz41v3SvV1x