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16 março 2016

ESCOLA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 10 - Revista Central Gospel


AULA EM___DE______DE 2016 – LIÇÃO 10
(Revista: Central Gospel - nº 45)

Tema: LIVRO DE PROVÉRBIOS PARTE II (PV 10.1 – 22.16)

Texto Áureo: Provérbios 10.29,30
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 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição se concentre nos objetivos de Deus para seus filhos com o livro de Provérbios.
“considerar o leitor como todos”, é como se o sábio estivesse falando diretamente conosco, como se estivéssemos ouvindo conselhos do próprio Senhor.
- “protagonista da história”, é o personagem mais importante da trama, ou seja, o personagem principal, em torno do qual tudo acontece. Nós somos as pessoas mais importantes para o Senhor, por isso Ele inspirou o livro de Provérbios.
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1. A TEOLOGIA DA SABEDORIA
“a sabedoria existe desde a eternidade”, a sabedoria pode ser definida como o acúmulo do saber, ter conhecimento.
“inseriu as características determinantes”, são as características que determinam o que é sabedoria ou não, por exemplo, uma característica da sabedoria é o temor a Deus, isso foi inserido no momento da criação.
“ordem moral”, se refere a classificação de importância das coisas, conhecendo o Ser supremo criador de tudo e os seres inferiores, conhecer isso é ter sabedoria.  

1.1. Como interpretar o livro de Provérbios
“são um tanto pitorescos”, significa que são interessantes, curiosos, diferentes, como este:
“Como as pernas do coxo, que pendem flácidas, assim é o provérbio na boca dos tolos.” Pv 26.7
“com mentalidade tribalista”, sem a ideia de nação, com conceitos de tribo, se refere ao povo judeu da época.
“nômade”, quer dizer andarilho, que muda de localização.
“demanda concisa interpretação”, quer dizer que requer uma interpretação clara.
“escrito na forma de poesia”, com recursos poéticos que infelizmente não podem ser transmitidos com as traduções, por isso não percebemos a beleza poética de suas palavras.
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2. A PRIMEIRA COLEÇÃO DE PROVÉRBIOS SALOMÔNICOS: TÓPICOS POPULARES
“reflitam Seu caráter”, quer dizer, que demonstrem o mesmo caráter, como Davi demonstrava o mesmo coração de Deus.
“relações interpessoais”, relações entre pessoas, quer dizer que os filhos de Deus deveriam se relacionar entre si de forma sensata conforme os ensinos de Provérbios.

2.1. O uso da língua
“perspectiva equilibrada”, quer dizer que se espera o equilíbrio no uso da língua. É sabedoria usar a língua com moderação, falar com cuidado e de forma pensada.
“hipocrisia - peçonha mortal”, hipocrisia é fingir ser algo que não é, dissimular os sentimentos e peçonha é veneno das cobras, aqui está afirmando que a hipocrisia é colocada em prática pela língua e é como um veneno que a cobra inocula no bote.
“incendiada pelo inferno”, quer dizer que as palavras destruidoras que saem da boca vem de Satanás, que já encheu o coração da pessoa e a boca fala aquilo que o coração está cheio.
“pode ser aperfeiçoada em resultado”, quer dizer que proferir a verdade vai melhorando o resultado dela na pessoa, cada uma dos versos da referência de Pv 12.17,19,22 mostram uma consequência de se proferir a verdade.
“por meio de fofocas e boatos”, a fofoca é a disseminação de informações não autorizadas sobre alguém ou alguma instituição, e tanto o que passa a informação como o que ouve são agentes da fofoca.
           
2.2. Disciplina pessoal
- “diligência”, significa zelo, cuidado, ter diligência é não ser preguiçoso e nem relaxado.
“justiça”, significa fazer o que é certo, não é ser bonzinho, mas ser justo.  

2.3 Emoções
“de serem somatizadas”, somatizar significa transformar um problema psicológico em consequência física, por exemplo, existem doenças no corpo que vem de um problema psicológico. São difíceis de diagnosticar.
A inveja e a ira são emoções humanas que podem promover essa somatização.
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CONCLUSÃO
“verbalismo”, é a expressão falada das coisas, algo verbalizado é algo falado. O alerta de Paulo Freire é que a verbalização é o ensino no campo da teoria e somente isso.
“ativismo”, é a execução de tarefas indiscriminadamente, realização de trabalho sem parâmetros e nem planejamento.
- Faça o seu resumo e exponha à classe.
- Corrija o questionário.

Boa aula!

Marcos André – professor