SEJÁ VOCÊ TAMBÉM UM SEGUIDOR

Google+ Followers

Marcadores

Aborto ACONSELHAMENTO PRÉ-MATRIMÓNIAL Adolecentes Cristão ADOLESCENTES ADPB ADULTÉRIO ADULTOS Agradecimento Aniversario Apologética Cristã Arqueologia As Inquisições Assembleia de Deus Barack Obama Batismos Bíblia Brasil Casamento CGADB Ciência Círculo de Oração CLASSE BERÇARIO CLASSE BERÇÁRIO CLASSE DOS DISCIPULADOS CLASSE DOS DISCIPULANDO CLASSE DOS DISCIPULANDOS CLASSE JOVENS E ADULTOS CENTRAL GOSPEL CLASSE JOVENS E ADULTOS BETEL CLASSE MATERNAL Congresso CPAD Cruzada Curiosidades Cursos Departamento Infantil Depressão Desaparecido DESENHOS BIBLICOS Desfiles Dia do Pastor Discipulado Divórcio EBD EBO Escatologia Estudantes Estudos Eventos FALECIMENTO Família Filmes Galeria de Fotos Gospel Gratidão a Deus Hinos Antigos História Homenagens Homilética Homoxesualismo Ideologia de Gênero Idolatria Inquisição Islamismo Israel LIção de Vida Louvor Luto Maçonaria Mães Mensagens Ministério Missões MODISMOS Mundo Mundo Cristão MUSICAS EVANGÉLICAS Namoro Cristão Noivados Notícias Obreiros ONU Oração Pneumatologia política PRIMARIOS Psicopedagogia Pureza sexual Realidade Social Reforma Protestante RELIGIÕES Retiro Revista Central Gospel REVISTA CLASSE PRIMARIOS REVISTA CLASSE DOS PRE-ADOLESCENTES REVISTA CLASSE DOS ADOLESCENTES REVISTA CLASSE JARDIM DA INFANCIA REVISTA CLASSE JARDIM DA INFÂNCIA REVISTA CLASSE JUNIORES REVISTA DA CLASSE JOVENS CPAD. REVISTA DA CLASSE JOVENS. REVISTA DA CLASSE ADULTOS REVISTA DA CLASSE JOVENS E ADULTOS REVISTA DA CLASSE JUVENIS Revista Maternal Santa Ceia Saúde Seminário Sexualidade Subsídios Subsídios EBD Subsídios EBD Videos Templos Teologia Testemunho TRANSGÊNEROS Utilidade publica UTILIDADE PÚBLICA Vida de Adolecente videos Virgilha

04 abril 2016

Dinâmica da Lição 02: Conhecendo a Bíblia (Discipulando 2º Ciclo)




Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.


- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresente o título da lição: Conhecendo a Bíblia.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “A Bíblia”.


Dinâmica: A Bíblia

Todo cristão está sujeito a fracasso em sua vida cristã e em consequência disso passar por algum tipo de sofrimento. Às vezes, o sofrimento foi a forma encontrada por Deus para corrigir algumas imperfeições em nossas vidas. Em outras ocasiões não entendemos os objetivos Dele mediante aquela situação sofrível que estamos passando. Mas tenhamos uma certeza que tudo tem um propósito.
Israel, por ter escolhido não representar bem o Reino de Deus teve que passar centenas de anos como escravos.
Objetivo:
Conhecer melhor a Bíblia como a Palavra de Deus.
Material didático:
Quadro
Giz
02 caixas pequenas
Papeis digitados com as divisões da Bíblia.
Atividade Didática:
Antes da aula:
Digite em folhas de papeis as divisões dos livros da Bíblia, seguindo o esquema logo abaixo. Em seguida recorte cada divisão dos livros contendo seus livros específicos. Por exemplo: A Lei ou Pentateuco: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Faça isso com todas as divisões tanto do Antigo como do Novo Testamento. As 5 divisões do Antigo Testamento coloque dobrado dentro de uma pequena caixa, coloque também as 5 divisões do Novo Testamento dobrado dentro de outra pequena caixa. Escreva em cima da caixa o nome Antigo Testamento e na outra: Novo Testamento.

DIVISÕES DA BÍBLIA
Velho Testamento
A Lei ou Pentateuco
Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.
               
 Históricos
Josué, Juízes, Rute, I Samuel, II Samuel, I Reis, II Reis, I Crônicas, II Crônicas, Esdras, Neemias e Ester

Poéticos
Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cânticos dos Cânticos.

Proféticos
Profetas Maiores
Isaías, Jeremias, Lamentações de Jeremias, Ezequiel e Daniel.
Profetas Menores
Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias

Novo Testamento
Evangelhos       
Mateus, Marcos, Lucas e João.
Epistolas Paulinas
Romanos, I Corintios, II Corintios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, I Tessalonicenses, II Tessalonicenses, I Timóteo, II Timóteo, Tito, Filemom.
Epistolas Gerais
Hebreus, Tiago, I Pedro, II Pedro, I João, II João, III João, Judas.
Histórico
- Atos dos Apóstolos
Profético
- Apocalipse

Durante a aula:
Inicie dizendo que a Bíblia contém 66 livros: 39 no Antigo Testamento e 27 no Novo. Ele não foi organizada em ordem cronológica, ou seja, pelas datas dos acontecimentos dos fatos, mas por assuntos. Divida o quadro em duas partes. Em seguida escreva em cada parte do quadro as divisões dos livros da Bíblia conforme o modelo logo acima. Não coloque o nome dos livros, mas apenas as partes em que eles estão divididos. Fale que tanto o Antigo como o Novo Testamento estão repartidos em 5 divisões. Leia com eles cada divisão. Informe que eles irão aprender quais os livros que fazem parte de cada divisão. Faça a seguinte pergunta: Porque devemos acreditar que a Bíblia é a inerrante Palavra de Deus? Ouça os alunos atentamente. Em seguida divida a turma em 5 grupos, para isso você precisa ter em sala pelo menos 5 alunos, para que cada um represente o seu grupo. Solicite que cada grupo retire da caixa do Antigo testamento um papel. Após todos pegarem, peça que todos abram. Diga que cada grupo terá cinco minutos para memorizar os nomes dos livros da Bíblia de seu grupo. Após os cinco minutos cada grupo irá apresentar-se. A apresentação deve ser feita seguindo a ordem das divisões dos livros sagrados. Após a apresentação, repita o procedimento com os livros do Novo Testamento. Não deixe de ajudar os alunos em caso de dificuldades, pois o objetivo não a disputa, mas, sim, o aprendizado.

Os 39 livros do V.T. - anunciam que Jesus Cristo virá
Os 27 livros do N.T. - anunciam que Jesus Cristo já veio e voltará


    
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!


Por Roberto José

http://www.ensinadorcristao.com.br  todos os direitos reservados.