SEJÁ VOCÊ TAMBÉM UM SEGUIDOR

Google+ Followers

Marcadores

Aborto ACONSELHAMENTO PRÉ-MATRIMÓNIAL Adolecentes Cristão ADOLESCENTES ADPB ADULTÉRIO ADULTOS Agradecimento Aniversario Apologética Cristã Arqueologia As Inquisições Assembleia de Deus Barack Obama Batismos Bíblia Brasil Casamento CGADB Ciência Círculo de Oração CLASSE BERÇARIO CLASSE BERÇÁRIO CLASSE DOS DISCIPULADOS CLASSE DOS DISCIPULANDO CLASSE DOS DISCIPULANDOS CLASSE JOVENS E ADULTOS CENTRAL GOSPEL CLASSE JOVENS E ADULTOS BETEL CLASSE MATERNAL Congresso CPAD Cruzada Curiosidades Cursos Departamento Infantil Depressão Desaparecido DESENHOS BIBLICOS Desfiles Dia do Pastor Discipulado Divórcio EBD EBO Escatologia Estudantes Estudos Eventos FALECIMENTO Família Filmes Galeria de Fotos Gospel Gratidão a Deus Hinos Antigos História Homenagens Homilética Homoxesualismo Ideologia de Gênero Idolatria Inquisição Islamismo Israel LIção de Vida Louvor Luto Maçonaria Mães Mensagens Ministério Missões MODISMOS Mundo Mundo Cristão MUSICAS EVANGÉLICAS Namoro Cristão Noivados Notícias Obreiros ONU Oração Pneumatologia política PRIMARIOS Psicopedagogia Pureza sexual Realidade Social Reforma Protestante RELIGIÕES Retiro Revista Central Gospel REVISTA CLASSE PRIMARIOS REVISTA CLASSE DOS PRE-ADOLESCENTES REVISTA CLASSE DOS ADOLESCENTES REVISTA CLASSE JARDIM DA INFANCIA REVISTA CLASSE JARDIM DA INFÂNCIA REVISTA CLASSE JUNIORES REVISTA DA CLASSE JOVENS CPAD. REVISTA DA CLASSE JOVENS. REVISTA DA CLASSE ADULTOS REVISTA DA CLASSE JOVENS E ADULTOS REVISTA DA CLASSE JUVENIS Revista Maternal Santa Ceia Saúde Seminário Sexualidade Subsídios Subsídios EBD Subsídios EBD Videos Templos Teologia Testemunho TRANSGÊNEROS Utilidade publica UTILIDADE PÚBLICA Vida de Adolecente videos Virgilha

14 abril 2016

Dinâmica da Lição 03: As diferentes mudanças sociais da família (Jovens)



Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.


- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: As diferentes mudanças sociais da família.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Fazendo a minha parte”.



Dinâmica: Fazendo a minha parte

Objetivo:
Mostrar como deve ser o comportamento dos filhos em relação a convivência com seus pais.
Material didático:
Nove balões;
Papel
Caneta.
Atividade didática:
Antes da aula:
Coloque dentro de cada balão um papelzinho com uma característica daquilo que deve fazer parte da vida de todo jovem que quer ajudar seus pais a viver em harmonia: comunicação, respeito, cooperação, união, compreensão, fé, amizade, amor, perdão, etc. (caso sua sala tenha menos de nove alunos selecione as características que você julgue mais importante, e se tiver mais de nove alunos trabalhe com as nove ou acrescente mais algumas).
Durante a aula:
Explique que haverá uma atividade especial que falará muito a mente de todos. Fale que a mente e um dos principais órgãos do ser humano, pois ela comanda a vida de uma pessoa.
Distribua para cada adolescente um balão com palavras escritas, diga que este balão deve ser cheio, que todos devem soprar até encher, mas cuidado para não estourar e, depois de cheio, devem amarrar a boca do balão. Quando todos tiverem enchido e amarrado o balão comece a aplicação da dinâmica.
Diga-lhes que a família é a célula-tronco da sociedade, o lugar onde se desenvolvem as estruturas psíquicas do indivíduo, onde se desenvolve a sua personalidade, onde ele aprende a viver no mundo, onde ele cria uma identidade, os seus valores e aprende lidar com suas emoções. Família é composta pelos pais, filhos, avós e todo membro ligado por sangue, lei ou afinidade, tanto de um lado como do outro, é um pequeno País, com valores e regras peculiares, que darão aos membros o seu próprio sistema de valor, singularidade, lealdade e princípios, e que não deve se dissolver, apenas se reorganizar.
Portanto, os filhos podem fazer a sua parte, ajudando seus pais para que não ocorra uma separação e a família venha se dissolver.
Ordene que todos estourem os balões e vejam um a um o que tem escrito dentro. Em seguida expliqye a importância de cada característica, conforme dica logo abaixo:
Comunicação: A comunicação entre os filhos e os pais é de suma importância, sendo fundamental para se criar um ambiente de paz e felicidade. Precisamos ser cuidadosos com o que falamos e como falamos com nossos pais, de modo a evitarmos mágoa, dor e frustração, tanto para eles como para nós.
Respeito: Toda e qualquer pessoa precisa se sentir respeitada, mesmo com todos seus defeitos. Por isso é de suma importância que os filhos não falem mal de seus pais, nem se dirijam a eles de forma agressiva ou desprezível.
Cooperação: Ajude seus pais naquilo em que eles precisarem. Isto é muito importante para o bem de todos, principalmente em caso de Desentendimento.
União: Quando pai e filho se unem, a luz que jorra desta união triunfa sobre as trevas da desunião, e o triunfo da união ergue entre eles vigas e colunas de aço, união inabalável e abençoada.
Compreensão: Não cabe aos filhos julgar seus pais por causa de uma pequena discussão, mas procurar compreendê-los. Quanto maior for a sua compreensão maior será sua amizade.
Fé: Não permita que sua fé seja abalada por causa de uma discussão entre seus pais. Este é o momento de você estar mais próximo de Deus e não distante dele.
Amizade: Aproveite cada momento junto com seus pais, ouvindo, falando, compreendendo, apoiando, e olhando direto nos olhos. É preciso estabelecer uma relação de liberdade e confiança para que ocorra a amizade verdadeira.
Amor: Nos pequenos gestos e nas coisas mais simples do dia-a-dia é que o amor entre você e seus pais pode ser demonstrado.
Perdão: O perdão é a chave para se ter um relacionamento feliz.  Sem o perdão, ressentimentos e ira ficam submersos aguardando o momento de aparecer. Deus nos ensina a perdoar por meio do perdão que nos oferece.

Finalize a dinâmica com uma oração por todos os jovens que estão com problemas em família.



Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!

Por Roberto José


Read more: http://euvoupraebd.blogspot.com/2016/04/dinamica-da-licao-03-as-diferentes.html#ixzz45oM5Y91z