Dinâmica da Lição 03: O Dom da Palavra da Ciência (Pré-Adolescentes)



Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: O Dom da Palavra da Ciência
- Pesquise alguns ídolos da televisão e do mundo gospel atual, faça cartazes deles e cole na sala de aula. Receba os alunos na sala já com os visuais disponível. Pergunte se eles conhecem aquelas fotos. Leve-os a tentar descobrir quem são e porque as pessoas os têm como ídolos da atualidade. Quando eles forem acertando, escreva os nomes junto da foto da pessoa. Em seguida inicie o estudo da lição.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir, utilize uma das dinâmica sugeridas: “Caixa da Ciência”.


Dinâmica: Caixa da Ciência

Objetivo:
Refletir sobre o real significado do dom da Palavra da Ciência, e estimular os alunos a buscá-lo.
Material didático:
Textos bíblicos pré-selecionados.
Papel
pincel atômico
caneta
cola
Atividade didática:
Antes da aula:
Adquira uma caixa de bombom grande (aproximadamente 400 kg). Retire os bombons da caixa e escreva em papeis pequenos a palavra CIÊNCIA, em seguida cole a palavra em todos os bombons. Escreva em um papel a palavra CIÊNCIA e cole na caixa. Coloque todos os bombons de volta na caixa e feche a caixa para ser apresentada no dia da aula.
Durante a aula:
Explique que este dom tem sido definido como sendo a revelação sobrenatural de algum fato que existe na mente de Deus, mas que o homem, devido às suas naturais limitações, não pode conhecer, a não ser que o Espírito Santo lhe revele. Através deste dom, os segredos do mais profundo do coração são revelados, enquanto que obstáculos ao desenvolvimento da Igreja são manifestos, e desmascarada toda e qualquer hipocrisia.
Divida a turma em três grupos (a dinâmica pode ser feita também se na sala só houver três alunos apenas). Entregue a cada grupo um texto de reflexão, e peça que os alunos encontrem no texto a manifestação da Palavra da Ciência. Dê aos grupos 5 minutos para fazerem as cobertas. Segue sugestão dos textos:
- 2 Rs 6.8-12: Nele a Palavra da Ciência atua na vida do profeta revelando a Eliseu a armadilha preparada pelo rei da Síria para destruir o povo de Israel, e avisa com antecipação ao monarca de Israel para que a destruição não aconteça.
- At 5.1-4: Aqui este dom atual revelando a Pedro a hipocrisia de Ananias e Safira.
- At 27.23-25: Na viagem para Roma o navio em que Paulo estava sofre um naufrágio. A Palavra da Ciência entra em ação revelando a Paulo que ninguém iria morrer, apenas o navio se perderia.
Após os 5 minutos peça para que cada grupo apresente o que descobriram no texto a respeito dom da Palavra da Ciência. Tire as dúvidas e faça os esclarecimentos que forem necessários.
Apresente agora a caixa de bombom, mostrando nela o nome CIÊNCIA. Fale que neste momento a caixa vai representar DEUS, o dono de toda ciência. Nele estão escondidas todas as ciências e todo o conhecimento. Mas diga esse conhecimento Ele não quer guardar apenas para si, mas quer compartilhar conosco parte desta ciência. Distribua agora os bombons deixando alguns na caixa. Após a distribuição diga que Deus não vai distribuir toda sua ciência a humanidade, mas parte dela sim, e cada uma de nós podemos ser participantes disso. Como? Primeiro deseje, segundo peça, busque. Veja o que diz a Bíblia: “...buscar-me-eis, e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração” (Jr 29.13).


Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!

Por Roberto José


Read more: http://euvoupraebd.blogspot.com/2016/04/dinamica-da-licao-03-o-dom-da-palavra.html#ixzz45oN6zFLF