SEJÁ VOCÊ TAMBÉM UM SEGUIDOR

Google+ Followers

19 abril 2016

Dinâmica da Lição 04: O Dom da Fé (Pré-Adolescentes)



Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: O Dom da Fé.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Comprimidos da fé”.



Dinâmica: Comprimidos da fé

Objetivo:
Despertar nos alunos o desejo de buscar o dom da fé e desfrutar dos seus efeitos extraordinários.
Material didático:
Três copos com água.
Dois comprimidos efervescentes (tipo sonrrisal).
Uma pequena mesa
Um instrumento cortante
Atividade didática:
Comece explicando aos alunos:
Como nós sabemos, a fé é um dom de Deus, ela é abstrata, ou seja, nós não podemos vê-la nem tocá-la, no entanto ela pode ser sentida e vista atuando na vida das pessoas, e de acordo com o tipo de fé ela traz também os seus resultados. A Bíblia fala de pelo menos três tipos de fé: A natural, a salvadora e a fé como um dom.
Após estas explicações coloque três copos com água sobre a mesa.
Peça a atenção do grupo. Coloque os três copos com água em cima da mesa. Pegue dois comprimidos efervescentes, ainda dentro da embalagem. Abra os comprimidos. No primeiro copo você deve colocar um pedaço corresponde a 1/4 do comprimido, ou seja, você divide um comprimido em duas partes em seguida divida a metade mais uma vez em duas partes e coloca uma dessas partes no copo com água. Já no segundo copo com água você colocará metade de um comprimido (1/2), e no último copo você coloca um comprimido inteiro;
Logo depois pergunte: Qual dos três comprimidos com água faria melhor efeito caso você estivesse precisando tomá-lo? Prossiga perguntando: Com qual dos três copos se parece a fé natural? Após ouvir seus alunos, parabenize aos que acertaram, e diga que o copo com a menor porção do comprimido parece com a fé natural. Ela tem uma pequena serventia, mas não dá para nos conduzir a um nível mais alto de intimidade com Deus, nem também podemos ser instrumentos nas mãos de Deus. A fé natural acredita apenas em fatos palpáveis e visíveis. E experiência que podem ser realizadas, em obras que podem ser executadas. É a fé de Tomé (Jo 20.24,25) que só acredita em coisas tangíveis e visíveis.
Posteriormente mostre o copo com meio comprimido e questione: A qual tipo de fé pode ser comparado esse copo com meio comprimido? Depois de algum tempo responda que pode compará-lo a fé salvadora. Ela também produz o seu efeito, Efésios 2.8 diz: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus”. A fé salvadora vem pelo ouvir. Rm.10.17. “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus”. No entanto Deus quer nos levar a um nível maior, Ele deseja nos conduzir ao nível do copo com um comprimido inteiro (mostre o copo). O Senhor quer nos levar ao dom da fé. A fé como um dom é algo que vai muito além do natural. Ultrapassa as barreiras do possível e entra no campo do impossível. O Dom de fé é a capacitação divina para agir á luz das promessas de Deus com confiança e fé, não duvidando, mas, crendo que Deus é capaz de cumpri-las. Este dom é fundamental para vivermos o sobrenatural de Deus em nossas vidas e auxiliamos outros a confiar nas promessas de Deus. Se você buscar pode obter este dom. Jeremias 29:13 diz: "E buscar-me-eis, e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração".


Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!

Por Roberto José

http://www.ensinadorcristao.com.br  todos os direitos reservados.

ESCOLA DOMINICAL BETEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 8

AULA EM 20 DE AGOSTO DE 2017 – LIÇÃO 8 (Revista: Editora Betel) Tema:  Jesus o missionário excelente Texto Áureo:   Jo 12.4...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AS 10 MAIS VISITADAS