SEJÁ VOCÊ TAMBÉM UM SEGUIDOR

Google+ Followers

Marcadores

Aborto ACONSELHAMENTO PRÉ-MATRIMÓNIAL Adolecentes Cristão ADOLESCENTES ADPB ADULTÉRIO ADULTOS Agradecimento Aniversario Apologética Cristã Arqueologia As Inquisições Assembleia de Deus Barack Obama Batismos Bíblia Brasil Casamento CGADB Ciência Círculo de Oração CLASSE BERÇARIO CLASSE BERÇÁRIO CLASSE DOS DISCIPULADOS CLASSE DOS DISCIPULANDO CLASSE DOS DISCIPULANDOS CLASSE JOVENS E ADULTOS CENTRAL GOSPEL CLASSE JOVENS E ADULTOS BETEL CLASSE MATERNAL Congresso CPAD Cruzada Curiosidades Cursos Departamento Infantil Depressão Desaparecido DESENHOS BIBLICOS Desfiles Dia do Pastor Discipulado Divórcio EBD EBO Escatologia Estudantes Estudos Eventos FALECIMENTO Família Filmes Galeria de Fotos Gospel Gratidão a Deus Hinos Antigos História Homenagens Homilética Homoxesualismo Ideologia de Gênero Idolatria Inquisição Islamismo Israel LIção de Vida Louvor Luto Maçonaria Mães Mensagens Ministério Missões MODISMOS Mundo Mundo Cristão MUSICAS EVANGÉLICAS Namoro Cristão Noivados Notícias Obreiros ONU Oração Pneumatologia política PRIMARIOS Psicopedagogia Pureza sexual Realidade Social Reforma Protestante RELIGIÕES Retiro Revista Central Gospel REVISTA CLASSE PRIMARIOS REVISTA CLASSE DOS PRE-ADOLESCENTES REVISTA CLASSE DOS ADOLESCENTES REVISTA CLASSE JARDIM DA INFANCIA REVISTA CLASSE JARDIM DA INFÂNCIA REVISTA CLASSE JUNIORES REVISTA DA CLASSE JOVENS CPAD. REVISTA DA CLASSE JOVENS. REVISTA DA CLASSE ADULTOS REVISTA DA CLASSE JOVENS E ADULTOS REVISTA DA CLASSE JUVENIS Revista Maternal Santa Ceia Saúde Seminário Sexualidade Subsídios Subsídios EBD Subsídios EBD Videos Templos Teologia Testemunho TRANSGÊNEROS Utilidade publica UTILIDADE PÚBLICA Vida de Adolecente videos Virgilha

10 maio 2016

ESCOLA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 4 - Revista da Central Gospel



AULA EM___DE______DE 2016 – LIÇÃO 4
(Revista: Central Gospel - nº 46)

Tema: ALIANÇA ABRAÂMICA

Texto Áureo: Romanos 4.16
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição se intere na profundidade desse pacto, pois nele há mensagens para os dias atuais.
“Ur dos caldeus”, os caldeus era o povo que mais tarde formaria o império de Babilônia.
“descendente de Sem”, por isso é chamado de povo semita.
“remete à sua numerosa posteridade”, se referindo à Israel, mas podemos também nos referir aos filhos de Deus, pois todos os servos de Cristo são filhos de Abraão na fé.
_______________________________________________
1. A ALIANÇA ABRAÂMICA
“aos setenta e cinco anos de idade”, naquele tempo se a pessoa não morresse pela espada nas guerras conseguia viver bastante tempo com forças para o trabalho.
“até a Terra prometida”, era u lugar que Deus prometeu dar a descendência de Abraão, era a terra dos descendentes de Canaã, um dos filhos de Cão, filho de Noé.
“650 km”, é quase a distância do Rio de Janeiro à Curvelo em Minas Gerais ou de Belém à Marabá.
“eventos que evolveram seu sobrinho”, ocasião em que eles se separaram e Ló seguiu para Sodoma.

1.1. As promessas de Deus à Abraão
“abençoar todas as famílias”, o plano do Senhor era criar em Abraão uma fé que seria necessária para se crer no Reino de Deus e assim Ele faria vir através de Isaque a nação eleita e dela o salvador do mundo e todos creriam nele com a fé de Abraão, sendo assim abençoada cada família da Terra..
“pai das nações Árabes”, os Árabes que hoje conhecemos que professam a religião islâmica são descendência de Abraão. Seriam descendência de Abraão com a serva Hagar.
“principais religiões monoteístas”, essas religiões são também as mais professadas no mundo acima de todas as politeístas.
“abençoarei os que te abençoarem”, essa promessa é cumprida até hoje em Israel, todas as nações que se levantaram para ajudar a Israel foram abençoadas de alguma forma.

1.2. A resposta divina ao pedido de Abraão
- “segundo os costumes da Antiguidade”, se nós lermos o texto em que relata essa visão de Abraão teremos dificuldade para entender o que significa. Professor(a), você pode explicar aos alunos o significado conforme orienta a revista do professor. É também um ótimo subsídio de pregação.
“O Senhor passou como um forno”, é provável que ele tenha visto na visão somente um chama de fogo passando entendendo assim que era o Senhor passando.
- No costume antigo os dois aliançados deveriam passar juntos pelo corredor do sacrifício, mas na visão o Senhor passou sozinho demonstrando que bastava que Abraão cumprisse a sua parte na promessa, pois Deus não precisa dar comprovações à ninguém de fidelidade à Sua Palavra. A visão era um sinal não uma garantia de fidelidade.

1.3. A confirmação da Aliança ao longo do Antigo Testamento
- “renovou a Sua aliança”, quer dizer que a aliança com Abraão permanece, como podemos notar através da Igreja de Cristo. Os crentes em todo mundo podem ser considerados descendência espiritual de Abraão pelo que o chamamos de nosso pai na fé.
__________________________________________
2. A MULTIPLICAÇÃO DA SEMENTE ABRAÂMICA
“tão numerosa quanto o pó da Terra”, nesse caso foi empregada uma figura de estilo chamada hibérbole, que expressa o exagero, é usada para dar um ar dramático à fala. Quer dizer que na verdade os filhos de Abraão não são tantos quanto o pó da Terra, apenas foi dito para que possamos entender que são muitos.

2.1. O pai das nações árabes
“que ela lhe gerasse um descendente”, Sara demonstra aqui uma falta de fé e improvisou um subterfúgio. Uma saída diante daquela situação.
“Smael”, o nome significa “Deus ouve”.
- Hoje as nações árabes habitam ao redor da Palestina e estão constantemente em conflito com os Israelitas.

2.2. Pai da nação Israelita
- “Sara gerou a Isaque”, Isaque significa “riso”, pois Sara riu na hora em que o Senhor reafirmara a promessa. Gn 18.13
- “mesmo diante das dispersões”, essas dispersões fizeram com que o povo judeu se espalhasse pelo mundo, porém apesar disso eles mantiveram firme sua cultura e costumes.
“massacres”, a história conta pelo menos dois mais terríveis, um foi quando o general Tito invadiu Jerusalém no ano 70 D.c. e o outro foi quando Hitler se voltou contra os judeus na Europa e exterminou 6 milhões nos campos de concentração.

3. O pai de uma nação espiritual
“o Messias prometido”, o Messias trouxe um Reino espiritual para o mundo e todos os que são desse reino são descendência espiritual de Abraão.
______________________________________
3. ABRAÃO E A NOVA ALIANÇA
- ...

3.1. A graça e a salvação
“não se baseia na Lei”, esse pacto é anterior à Lei, por isso ele tem promessas permanentes que não foram substituídas por nada da Lei.
“exclusivamente na graça”, essa é a graça de Deus dada ao ser humano, é o favor imerecido pelo qual o ser humano é salvo. A aliança Abraâmica aponta para a graça e não para a Lei.
“devido à promessa que fizera a ele”, pela promessa Deus deu de graça, por isso se chama graça. E se fosse pela Lei seria por obra, pois na Lei para recebermos algo temos que cumprir rituais.

3.2. A circuncisão do coração
“circuncisão”, circuncisão é o corte que se faz no prepúcio da genitália masculina, funcionando como uma marca no corpo do povo de Deus. Tinha também funções de higiene corporal.
- “é operada no coração”, se a circuncisão é uma marca, Paulo defende que essa marca deve estar em primeiro lugar no coração do homem.
______________________________________
CONCLUSÃO
“na era da graça”, começando a partir da cruz de Cristo que foi o marco da graça e a partir daí até os dias atuais.
“herdeiros naturais e espirituais”, quando estiver tudo consumado no céu, Abraâo irá contemplar multidões de povos originados da promessa que um dia o Senhor fez a ele.
- Faça o seu resumo e exponha à classe.
- Corrija o questionário.

Boa aula!

Marcos André – professor