Lição 8 - Israel no plano da redenção I




O apóstolo Paulo, na sua epístola aos romanos, toca em outro assunto que poderia suscitar discussões e dúvidas: como se encaixa, nestas circunstâncias, a nação de Israel, que, afinal de contas, havia sido formada e escolhida por Deus para ser Seu porta-voz perante as nações?
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2016
ADULTOS - MARAVILHOSA GRAÇA - O evangelho de Jesus Cristo revelado na carta aos Romanos
COMENTARISTA: JOSÉ GONÇALVES
COMENTÁRIO: EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP

ESBOÇO Nº 8


LIÇÃO 8 – ISRAEL NO PLANO DA REDENÇÃO

Paulo encerra sua exposição doutrinária na epístola aos romanos enfrentando a questão de Israel, diante da salvação em Cristo Jesus.

INTRODUÇÃO
- O apóstolo Paulo, na sua epístola aos romanos, toca em outro assunto que poderia suscitar discussões e dúvidas: como se encaixa, nestas circunstâncias, a nação de Israel, que, afinal de contas, havia sido formada e escolhida por Deus para ser Seu porta-voz perante as nações?
- Paulo, demonstrando que, ao contrário dos judeus (e isto até o dia de hoje), que o detestam, continuava a se sentir um israelita e a ter imenso amor por sua nação, explica, então, como o plano de Deus para a salvação do homem incluía também os compromissos imutáveis assumidos diante de Israel.

I – O PLANO DE DEUS PARA A SALVAÇÃO ATÉ A CHAMADA DE ABRÃO
- Deus decidiu, na Sua soberana vontade, dar ao homem uma oportunidade para se arrepender dos pecados e restaurar a comunhão perdida com o seu Criador. Tal decisão, tomada ainda antes da fundação do mundo (Ef.1:4; I Pe.1:20; Ap.13:8), foi revelada, pela vez primeira, após a queda do primeiro casal (Gn.3:15), mas o modo como isto se daria foi sendo progressivamente dado a conhecer aos homens através dos séculos.
Para acessar os slides em PDF CLIQUE AQUI
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO