Dinâmica da Lição 12: Cosmovisão Missionária (Adultos)



Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: Cosmovisão Missionária.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Envolvimento missionário”.



Dinâmica: Envolvimento missionário

Objetivo:
Refletir a respeito de nossa visão e envolvimento missionário.
Material didático:
Quatro copos com água
Quatro comprimidos efervescentes. (Do tipo sonrrisal)
Uma pequena mesa
Atividade didática:
Coloque quatro copos com água sobre a mesa. Pegue quatro comprimidos efervescentes, ainda dentro da embalagem. Solicite a atenção de todos. Coloque o primeiro comprimido lacrado ao lado do primeiro copo com água. Logo após coloque o segundo comprimido dentro do segundo copo, mas com a embalagem. A seguir retire o terceiro comprimido da embalagem, divida-o ao meio e coloque a metade dentro do copo terceiro copo com água. Por fim, retirar o quarto comprimido da embalagem e colocá-lo dentro do quarto copo com água. Pedir que os participantes digam o que observaram a partir da reflexão sobre: Nós somos o comprimido, o copo é a obra missionária e a água é o campo.  Ouça a opinião de cada aluno com toda atenção. Reflita com eles sobre que lição pode ser extraída de cada um dos copos: O primeiro copo representa os cristãos que estão fora de tudo que tenha haver com evangelismo e missões. Eles não ajudam de nenhuma forma está de fora de tudo e fechados para essa obra; o segundo representa os crentes que se dizem espirituais, no entanto não se abrem para a obra missionária, dizem que já dão seus dízimos portanto não precisam mais contribuir com missões; o terceiro descreve os cristão que se envolvem com a obra de Deus e com missões, porém não estão disposto a abraçar a obra por completo, mas em parte; o quarto corresponde aos cristão que se envolvem totalmente com evangelismo e missões, abraçam essa obra com tanto amor que se possível for dão a própria vida por ela.
Encerre mostrando que o que é bom, deve ser compartilhado, e só através da ação missionária podemos fazer o evangelho de Cristo notório e evidente na vida das pessoas. A razão maior de habitarmos a terra é fazer a diferença através de valores eternos e isto só acontece através da ação missionária da igreja. Missão está no coração de Deus e a Palavra do Senhor nos alerta: “como ouvirão se não há quem pregue, e como crerão?” (Rom.10:14-c) Portanto, o mundo precisa de pessoas que se comprometam com Deus em pregar e anunciar as boas novas de salvação ” Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas” (Rom.10:15-c). Quando Jesus veio à terra em forma humana Ele propiciou todas as estratégias para esta caminhada árdua que é a evangelização, e como fazer para vencer. Também deixou-nos a Palavra de esperança: “Eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos”( Mt.28:20 ).



Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!

Por Roberto José

http://www.ensinadorcristao.com.br  todos os direitos reservados.