SEJÁ VOCÊ TAMBÉM UM SEGUIDOR

Google+ Followers

Marcadores

Aborto ACONSELHAMENTO PRÉ-MATRIMÓNIAL Adolecentes Cristão ADOLESCENTES ADPB ADULTÉRIO ADULTOS Agradecimento Aniversario Apologética Cristã Arqueologia As Inquisições Assembleia de Deus Barack Obama Batismos Bíblia Brasil Casamento CGADB Ciência Círculo de Oração CLASSE BERÇARIO CLASSE BERÇÁRIO CLASSE DOS DISCIPULADOS CLASSE DOS DISCIPULANDO CLASSE DOS DISCIPULANDOS CLASSE JOVENS E ADULTOS CENTRAL GOSPEL CLASSE JOVENS E ADULTOS BETEL CLASSE MATERNAL Congresso CPAD Cruzada Curiosidades Cursos Departamento Infantil Depressão Desaparecido DESENHOS BIBLICOS Desfiles Dia do Pastor Discipulado Divórcio EBD EBO Escatologia Estudantes Estudos Eventos FALECIMENTO Família Filmes Galeria de Fotos Gospel Gratidão a Deus Hinos Antigos História Homenagens Homilética Homoxesualismo Ideologia de Gênero Idolatria Inquisição Islamismo Israel LIção de Vida Louvor Luto Maçonaria Mães Mensagens Ministério Missões MODISMOS Mundo Mundo Cristão MUSICAS EVANGÉLICAS Namoro Cristão Noivados Notícias Obreiros ONU Oração Pneumatologia política PRIMARIOS Psicopedagogia Pureza sexual Realidade Social Reforma Protestante RELIGIÕES Retiro Revista Central Gospel REVISTA CLASSE PRIMARIOS REVISTA CLASSE DOS PRE-ADOLESCENTES REVISTA CLASSE DOS ADOLESCENTES REVISTA CLASSE JARDIM DA INFANCIA REVISTA CLASSE JARDIM DA INFÂNCIA REVISTA CLASSE JUNIORES REVISTA DA CLASSE JOVENS. REVISTA DA CLASSE ADULTOS REVISTA DA CLASSE JUVENIS Revista Maternal Santa Ceia Saúde Seminário Sexualidade Subsídios Subsídios EBD Subsídios EBD Videos Templos Teologia Testemunho TRANSGÊNEROS Utilidade publica UTILIDADE PÚBLICA Vida de Adolecente videos Virgilha

13 junho 2016

ESCOLA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 11 - Revista Central Gospel




AULA EM___DE______DE 2016 – LIÇÃO 11
(Revista: Central Gospel - nº 46)

Tema: OS SÍMBOLOS DA NOVA ALIANÇA

Texto Áureo: 1 Co 13.11
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), para esta lição se aprofunde no significado do batismo e da Santa Ceia, será útil.
“compreensões mais densas”, significa que antes o entendimento dos elementos da Nova Aliança era feito por símbolos e por isso a compreensão não era plena, mas agora é possível entender amplamente esses elementos, são elementos da Nova Aliança, a graça, a salvação, o habitar do Espírito Santo no homem, etc.
_______________________________________________
1. DEFINIÇÃO DE TERMOS
“alguns conceitos”, nem sempre o que entendemos de alguns termos bíblicos é o que o autor queria passar na época em que foi escrito.
“coletivas e pessoais”, as convicções coletivas são aquelas nas quais um grupo acredita, e as pessoas são as que nós temos independente do grupo.
“transmitir, de forma clara”, alguns ensinamentos não são bem compreendidos pelo simples explicar, mas quando se usa símbolos esclarece o entendimento.
__________________________________________
2. NOVAS REALIDADES E NOVAS CONVICÇÕES
“novas realidades”, são as novas realidades do homem em relação a Deus, diferente do que era na Antiga Aliança.

2.1. Mortos em delitos e pecados, renascemos para uma nova vida.
“está sob o controle do Espírito de Deus”, por mais que Nicodemos fosse religioso ele não conseguiria entender como Deus poderia ter filhos espirituais de pessoas pecadoras, por isso Jesus usa a metáfora no novo nascimento.  

2.2. O Espírito Santo habita naqueles que recebem o Filho de Deus
“apenas visitava os homens”, entrando em seu interior, tendo momentos de comunhão com a criatura. Isso era feito para que os homens realizassem obras específicas.

2.3. Jesus fez-nos geração eleita, sacerdócio real, nação santa e povo adquirido
- “templos do Espírito Santo”, na Nova Aliança cada pessoa é tida por Deus como uma autoridade no Seu Reino, somos classificados como príncipes, sacerdotes, embaixadores, porta-vozes, etc.

3. NOVOS SÍMBOLOS, NOVAS PRÁTICAS
“novas práticas”, se refere as práticas rituais que agradam a Deus, pois no Antigo Testamento eram umas e agora são outras.
“precisam ser adotadas como práticas”, se essas ordenanças não forem observadas a pessoa corre o risco de perder a salvação.

3.1. O batismo
“imergir, submergir”, há contradições nos grupos religiosos acerca do batismo, se ele é por imersão ou aspersão (espirro de água sobre a pessoa), essas dúvidas não alteram o significado e propósito do batismo.
“ressurreição para uma nova vida”, deve-se entender que isso é um simbolismo e que não corre de forma instantânea na pessoa, significa que ela não passa a ser uma nova criatura no momento do batismo, isso é um processo que iniciou no momento em que a pessoa creu e aceitou o sacrifício na cruz.

3.1.1. Os objetivos do batismo
 - “profissão de fé pública”, significa professar publicamente a sua fé. Aquele que não se batiza tendo a oportunidade para isso está negando a Deus diante dos homens.

3.2. A ceia do Senhor
“apresentam pontos coincidentes”, quer dizer que as narrativas não são iguais, pois são feitas por homens inspirados, porém os pontos mais importantes são iguais em todas as narrativas e por isso possuem apenas um significado.

3.2.1. Os objetivos da ceia
“memorial ordenado por Jesus”, significa que a ceia é para fazer memória, para que as pessoas não se esqueçam do que Ele fez e quem Ele é. Banalizar esse memorial, não dando importância a ele é comer indignamente.
______________________________________
CONCLUSÃO
“novo e superior concerto”, ele é visto dessa forma, por poder regenerar as pessoas, dando a elas o poder de serem filhos de Deus.
- Faça o seu resumo e exponha à classe.
- Corrija o questionário.

Boa aula!
http://marcosandreclubdateologia.blogspot.com.br/2016/06/escola-dominical-central-gospel-esboco.html
Marcos André – professor