SEJÁ VOCÊ TAMBÉM UM SEGUIDOR

Google+ Followers

29 julho 2016

Dinâmica da Lição 05: A Igreja no Tempo Antigo (Adolescentes)



Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresente o título da lição: A Igreja no Tempo Antigo.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para o encerramento da aula, aplique a dinâmica “Igreja perseguida”.



Dinâmica: Igreja perseguida

Ao ascender aos céus, Jesus enviou o Espirito Santo, que capacitou os discípulos nesta obra tão árdua de comunicar Os homens a salvação. Os discípulos cheios do Santo Espírito não temiam a perseguição. Foi no meio da luta que a Igreja mostrou-se fortalecida.
Objetivo:
Reconhecer que a perseguição contra a Igreja permanece.
Materiais didáticos:
Mapa do Brasil,
tiras de papel
caneta esferográficas
Atividade didática:
A história da Igreja foi marcada por perseguições. O próprio Senhor Jesus, os apóstolos e todos aqueles que fielmente pregaram e viveram segundo os princípios do Evangelho foram vítimas das mais cruéis e  sanguinárias ações. Atualmente, não é muito diferente. Há vários países onde os servos de Deus sofrem os mais variados tipos de perseguição que variam, indo desde assassinato e estupro, passando por tortura e chegando até discriminação e exclusão social.
No Brasil, sofremos outros tipos de perseguições. Desde a chegada do comunismo ao Brasil (neocomunismo, neossocialismo) através do governo do PT (Partido dos Trabalhadores) e seus aliados (PSOL, PCdoB, PV, PSDC, PSTU, PCB, dentre outros) a perseguição aos Cristãos só tem se agravado. Os partidos de esquerda (comunistas e socialistas) brasileiros seguem a cartilha de Karl Marx e pregam a abolição da religião, especialmente a religião cristã
Solicite aos alunos que citem alguns tipos de perseguição sofrida pelos crentes. Depois, peça para eles escreverem nas tiras de papel o que relacionaram.
Cole no quadro ou na parede o mapa do Brasil. Depois, colem no mapa as perseguições e discriminações que nós, cristãos, sofremos em nosso país.
Professor, não deixe de comentar que muitos servos de Deus são chamados de ignorantes, leigos e analfabetos, através da mídia televisiva. Isso não condiz com a nossa realidade. Como sabemos, há um projeto de lei que tramita no Congresso Nacional que visa trazer aos homossexuais direitos que contradizem a Palavra do Senhor. Se essa lei for aprovada, em breve muitos desses "casais" vão exigir que as igrejas realizem o "casamento" deles. Porque lutamos contra o pecado somos chamados de preconceituosos. Como vamos reagir quando não mais pudermos pregar contra o pecado?
Antes de terminar a aula, levante um clamor pela nossa nação. Explique aos alunos que como servos de Deus somos testemunhas e embaixadores de Cristo; pregadores do Evangelho e portadores da Mensagem de Deus para a humanidade. E que a nossa mensagem está contida em um livro, a Bíblia. Por isso somos perseguidos.

Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!

Por Roberto José
http://www.ensinadorcristao.com.br  todos os direitos reservados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AS 10 MAIS VISITADAS