SEJÁ VOCÊ TAMBÉM UM SEGUIDOR

Google+ Followers

Marcadores

Aborto ACONSELHAMENTO PRÉ-MATRIMÓNIAL Adolecentes Cristão ADOLESCENTES ADPB ADULTÉRIO ADULTOS Agradecimento Aniversario Apologética Cristã Arqueologia As Inquisições Assembleia de Deus Barack Obama Batismos Bíblia Brasil Casamento CGADB Ciência Círculo de Oração CLASSE BERÇARIO CLASSE BERÇÁRIO CLASSE DOS DISCIPULADOS CLASSE DOS DISCIPULANDO CLASSE DOS DISCIPULANDOS CLASSE JOVENS E ADULTOS CENTRAL GOSPEL CLASSE JOVENS E ADULTOS BETEL CLASSE MATERNAL Congresso CPAD Cruzada Curiosidades Cursos Departamento Infantil Depressão Desaparecido DESENHOS BIBLICOS Desfiles Dia do Pastor Discipulado Divórcio EBD EBO Escatologia Estudantes Estudos Eventos FALECIMENTO Família Filmes Galeria de Fotos Gospel Gratidão a Deus Hinos Antigos História Homenagens Homilética Homoxesualismo Ideologia de Gênero Idolatria Inquisição Islamismo Israel LIção de Vida Louvor Luto Maçonaria Mães Mensagens Ministério Missões MODISMOS Mundo Mundo Cristão MUSICAS EVANGÉLICAS Namoro Cristão Noivados Notícias Obreiros ONU Oração Pneumatologia política PRIMARIOS Psicopedagogia Pureza sexual Realidade Social Reforma Protestante RELIGIÕES Retiro Revista Central Gospel REVISTA CLASSE PRIMARIOS REVISTA CLASSE DOS PRE-ADOLESCENTES REVISTA CLASSE DOS ADOLESCENTES REVISTA CLASSE JARDIM DA INFANCIA REVISTA CLASSE JARDIM DA INFÂNCIA REVISTA CLASSE JUNIORES REVISTA DA CLASSE JOVENS. REVISTA DA CLASSE ADULTOS REVISTA DA CLASSE JUVENIS Revista Maternal Santa Ceia Saúde Seminário Sexualidade Subsídios Subsídios EBD Subsídios EBD Videos Templos Teologia Testemunho TRANSGÊNEROS Utilidade publica UTILIDADE PÚBLICA Vida de Adolecente videos Virgilha

09 julho 2016

Lição 2 - O amigo que conversou com Jesus escondido



Nicodemos ficou muito curioso e fez uma série de perguntas. Ele achou que Jesus havia falado que todo mundo precisava ser bebê de novo, o que é impossível; ninguém pode voltar a ser uma criança

PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2016
JARDIM DE INFANCIA – Tema: Amigos de Deus no Novo Testamento
Comentarista: Paula Renata Santos
Comentário: Prof.ª Jaciara da Silva
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP

 
Lição 2 – O amigo que conversou com Jesus escondido

Texto Bíblico: Mt 3.1-15.

Ao mestre
Nesta lição, o professor deve ler a história de Nicodemos e compreender que a dúvida que ele tinha pode ser a mesma de muitas crianças: afinal, o que significa nascer de novo?Vocês já ouviram alguém falar algo que diz uma coisa, mas significa outra. Por exemplo, ‘pisar na bola’, ‘chutar o balde’, etc.
Professor (a), você pode citar algumas expressões que tenham um sentido figurado. Deixe as crianças darem os exemplos.
Este tipo de frase não tem um significado literal, mas sim figurado. Quando Jesus ensinava coisas novas, Ele também usava algumas palavras e histórias no sentido figurado. Quando Ele explicou que todos nós precisamos nos arrepender de nossos pecados para sermos perdoados, Ele usou uma figura de linguagem.

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que ao término, seus alunos possam compreender que ninguém poderá entrar no céu se não nascer espiritualmente (recebendo a Jesus como único e suficiente Salvador)

Para memorizar:
Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado". (16.16 - NVI)

Aprendendo a Bíblia
Na época que Jesus estava em Israel, existia um líder religioso muito importante, que se chamava Nicodemos. Ele era uma espécie de professor para os judeus daquela época. Ele ensinava sobre as Escrituras e ajudava os israelitas a fazerem o que é correto para Deus.
Um dia, quando Jesus estava em Jerusalém, Nicodemos resolveu visitá-lo. Os dois começaram a conversar quando Jesus disse: “ninguém pode ver o reino de Deus se não nascer de novo”. Quando Jesus falou isso, Nicodemos ficou muito curioso e fez uma série de perguntas.
Ele achou que Jesus havia falado que todo mundo precisava ser bebê de novo, o que é impossível; ninguém pode voltar a ser uma criança.
O que Jesus estava querendo dizer é que todos nós pecamos, mesmo uma criancinha tem pecados e, por causa disso, ninguém tem o direito de viver no reino de Deus. A única forma de nossos pecados serem perdoados é pedindo a Deus para nascer de novo, mas de uma forma espiritual (professor, ao falar este trecho da aula bíblica infantil, você pode mencionar a mensagem da salvação, explicando o que é pecado e que ele nos separa de Deus).

Precisamos reconhecer que temos pecado e que precisamos que o Senhor renove nossas vidas para que sejamos limpos de nossos pecados.

Para nascermos de novo, precisamos entender que somente Jesus tem o poder de perdoar os nossos pecados, por isso, se queremos nascer de novo, precisamos pedir para que Jesus perdoe nossos pecados (professor explique sobre o sacrifício de Jesus).
Precisamos pedir por um novo coração, sem pecados. Quando Jesus falou sobre nascer de novo, Nicodemos ainda perguntou “como pode isso?”. Jesus respondeu, “você é mestre, líder, de Israel e não sabe dessas coisas?”. Quando Jesus disse isso ele estava querendo mostrar para Nicodemos que o que Deus pode nos fazer nascer de novo, espiritualmente. Para os judeus daquela época entender isso era muito difícil. Eles não estavam compreendendo que Deus pode nos dar uma vida nova.
Existem inúmeras pessoas que faziam muitas coisas erradas, mas depois que conhecem Deus, se arrependem do que faziam e passam a ter uma vida nova, deixam de roubar, mentir, beber e muitas outras coisas.
Jesus ainda explicou para Nicodemos que precisamos olhar sempre para Deus para conseguirmos vencer o pecado. Sem olhar para Deus não conseguimos diferenciar o que é pecado do que não é.

Naquela época, os judeus achavam que o filho de Deus, o messias, viria ao mundo para julgar e condenar os gentios (pessoas que não são judeus), mas Deus ama o mundo todo e não só os judeus, e Jesus veio para trazer salvação para todos, judeus e gentios (não judeus).
Dependendo da idade das crianças, o professor não precisa falar de judeus e gentios, apenas que Deus ama a todos, por igual. Quando Jesus explicou para Nicodemos que todos os que crerem Nele, em Jesus, podem ter seus pecados perdoados, independente de ser judeu ou não.
Depois que Jesus morreu, Nicodemos enfim entendeu o que era nascer de novo e se tornou um seguidor de Cristo.

Aplicação da lição
Enfatize aos pequenos que quando decidimos seguir os ensinamentos de Jesus Cristo estamos decidindo nascer de novo. É simples e todos nós podemos fazer isso. Podemos ter nossos pecados perdoados para que possamos viver eternamente no reino de Deus.
Quando decidimos seguirmos Jesus não significa que nunca mais vamos pecar. Significa que estamos dispostos a nos esforçar para não pecar, e que a coisa mais importante de nossa vida é seguir os ensinamentos de Jesus Cristo.
  
Oficina criativa
Imprimir o desenho no link abaixo para os pequenos fazer a atividade
 

Colaboração para Portal Escola Dominical – Prof.  Jaciara da Silva