Lição 6, A Evangelização dos Grupos Desafiadores 3º Trimestre de 2016 - Título: O desafio da evangelização — Obedecendo o ide do Senhor JESUS de levar as Boas-Novas a toda criatura

 

Comentarista: Claudionor de Andrade 
Complementos, ilustrações, questionários e vídeos: Ev. Luiz Henrique de Almeida Silva
NÃO DEIXE DE ASSISTIR AOS VÍDEOS DA LIÇÃO ONDE TEMOS MAPAS, FIGURAS, IMAGENS E EXPLICAÇÕES DETALHADAS DA LIÇÃO
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
AQUI VOCÊ VÊ PONTOS DIFÍCEIS DA LIÇÃO - POLÊMICOS
 
 
TEXTO ÁUREO"[...] e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. (Jo 6.37)
 
 
VERDADE PRÁTICAFalar de CRISTO às prostitutas, criminosos e viciados também faz parte da missão evangelizadora da Igreja.
 
 
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Lc 7.37 JESUS transforma as prostitutas
Terça - 1 Co 6.10,11 JESUS transforma os homossexuais que desjam ser transformados
Quarta - Lc 23.42,43 JESUS transforma os criminosos
Quinta - 2 Co 5.17 A nova criatura em CRISTO
Sexta-feira - Jo 3.3 A importância do novo nascimento
Sábado - Is 1.18 Em CRISTO, todos os pecados são apagados
 
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - Lucas 7.36-5036 - E rogou-lhe um dos fariseus que comesse com ele; e, entrando em casa do fariseu, assentou-se à mesa. 37 - E eis que uma mulher da cidade, uma pecadora, sabendo que ele estava à mesa em casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com unguento. 38 - E, estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas, e enxugava-lhos com os cabelos da sua cabeça e beijava-lhe os pés, e ungia-lhos com o unguento. 39 - Quando isso viu o fariseu que o tinha convidado, falava consigo, dizendo: Se este fora profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que lhe tocou, pois é uma pecadora. 40 - E, respondendo, JESUS disse-lhe: Simão, uma coisa tenho a dizer-te. E ele disse: Dize-a, Mestre. 41 - Um certo credor tinha dois devedores; um devia-lhe quinhentos dinheiros, e outro, cinquenta. 42 - E, não tendo eles com que pagar, perdoou-lhes a ambos. Dize, pois: qual deles o amará mais?  43 - E Simão, respondendo, disse: Tenho para mim que é aquele a quem mais perdoou. E ele lhe disse: Julgaste bem. 44 - E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta regou-me os pés com lágrimas e mos enxugou com os seus cabelos. 45 - Não me deste ósculo, mas esta, desde que entrou, não tem cessado de me beijar os pés.  46 - Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta ungiu-me os pés com unguento. 47 - Por isso, te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco é  perdoado pouco ama. 48 - E disse a ela: Os teus pecados te são perdoados. 49 - E os que estavam à mesa começaram a dizer entre si: Quem é este, que até perdoa pecados?  50 - E disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz.
 
OBJETIVO GERAL - Mostrar que falar de CRISTO aos grupos desafiadores também faz parte da missão evangelizadora da igreja.
 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Mostrar que o Evangelho de JESUS CRISTO é inclusivo.
Conscientizar de que precisamos evangelizar as prostitutas.
Saber que devemos pregar o evangelho aos homossexuais.
 
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
O Evangelho de JESUS CRISTO é inclusivo. O Salvador veio para todos. JESUS pregou para as mulheres em uma cultura onde elas não eram valorizadas. Ele evangelizou senhoras de bem, mas também evangelizou algumas, como a samaritana, cuja reputação não era boa. Ele acolheu os cegos, os aleijados, os publicanos e os pobres. Sua atitude de amor foi duramente criticada pelos líderes religiosos de sua época. Ele foi chamado de amigo de pecadores: "Veio o Filho do Homem, comendo e bebendo, e dizem: Eis aí um homem comilão e beberrão, amigo de publicanos e pecadores [...]" (Mt 11.19). JESUS não aprovou o pecado, mas sempre se mostrou acessível ao pecador e as suas necessidades. O Salvador não excluiu ninguém. Seu convite generoso ainda está aberto para todos que se sentem rejeitados, cansados e oprimidos (Mt 11.28). Sigamos o exemplo do Mestre alcançando os grupos desafiadores do nosso tempo.
 
PONTO CENTRAL - Como Igreja do Senhor, precisamos alcançar com o evangelho os grupos desafiadores.
 
Resumo da Lição 6, A Evangelização dos Grupos Desafiadores
I - JESUS ANUNCIA O EVANGELHO DA INCLUSÃO
1. A reação do fariseu, o incluído.
2. A reação da mulher, a excluída.
3. Reação de JESUS, o amor inclusivo.
II - O EVANGELHO ÀS PROSTITUTAS
1. Por que evangelizar as prostitutas?
2. Como evangelizar as prostitutas.
III - O EVANGELHO AOS HOMOSSEXUAIS
1. Homossexuais em Corinto.
2. Como evangelizar os homossexuais.
IV - O EVANGELHO AOS CRIMINOSOS
1. A capelania de Paulo e Silas.
2. A capelania da igreja atual.
V - O EVANGELHO AOS VICIADOS
1. Viciados libertos.
2. Como evangelizar os viciados.
 
SÍNTESE DO TÓPICO I - JESUS, o Filho de DEUS, não excluiu ninguém. Ele anunciou o Evangelho da inclusão.
SÍNTESE DO TÓPICO II - As prostituas também precisam ser alcançadas pelo Evangelho de JESUS CRISTO.
SÍNTESE DO TÓPICO III - JESUS ama os homossexuais, por isso, precisamos alcançá-los com o Evangelho.
SÍNTESE DO TÓPICO IV - Precisamos alcançar os crimosos com o Evangelho.
SÍNTESE DO TÓPICO V - Como Igreja do Senhor, não pode deixar de pregar o Evangelho aos viciados.
 
SUBSÍDIO BÍBLICO-TEOLÓGICO top1
"Embora JESUS seja amigo dos desterrados e pecadores, seu ministério às pessoas menosprezadas não exclui interesse nos membros respeitáveis da sociedade. Eles também precisam do Evangelho. JESUS quer compartilhá-lo com pessoas de todas as convicções.
O relato do jantar de JESUS na casa de Simão, o Fariseu, ilustra seu ensino sobre o pecado e a salvação. Uma mulher entra na casa de Simeão sem ser convidada. Lucas a chama de bamartolos, melhor entendido aqui por 'prostituta'. Ela sabe que JESUS está lá; a refeição de que Ele está participando não é particular. Como era comum naqueles dias, outros tinham acesso a uma refeição em honra de um mestre distinto, ainda que esta mulher nunca fosse bem-vinda na casa de um fariseu.
Obviamente esta mulher tem pouca ou nenhuma preocupação com a opinião pública. Ela esqueceu que uma mulher decente não solta os cabelos em público. Parece justo dizer que ela já conhece JESUS como seu Salvador. Ela pode ter estado entre as pessoas que ouviram os ensinos de JESUS e foram convencidas dos seus caminhos maus. Ela se arrependeu, e Ele mudou a vida dela e a pôs no caminho do autorrespeito. Como pecadora perdoada ela conhece o real significado da tristeza pelo pecado" (Comentário Bíblico Pentecostal: Novo Testamento. 4.ed. Vol. 1. Rio de Janeiro: CPAD, 2009, p. 361).
 
CONHEÇA MAIS - *Lucas 7.39
"Nesse texto a mulher é identificada como uma 'pecadora' [hamartolos], significando que era uma prostituta, ou a esposa de um homem cujo trabalho era considerado desonrado. Como o versículo 47 relata que JESUS falou dos 'seus' muitos pecados, devemos aparentemente preferir a primeira possibilidade.
Ao se abaixar e se inclinar sobre os pés de JESUS, a mulher de repente se tornou o foco da atenção de todos. A maneira de cada um interpretar seu ato, e as conclusões a que chegaram, nos ensina mais sobre cada pessoa do que sobre esta mulher." Para conhecer mais, leia Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento, CPAD, p. 159
 
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO top2
"Nos tempos bíblicos, o meretrício era praticado com finalidades mercenárias e religiosas. Esse fato deve ser observado no uso das várias palavras hebraicas que se referem a uma meretriz. A palavra hebraica zona normalmente se refere a uma mulher que se ocupa dessa prática com finalidades monetárias. A prostituta religiosa era normalmente chamada de g desha, palavra que designava uma mulher pertencente a uma classe especial de indivíduos religiosamente consagrados. Tanto na época do Antigo Testamento como do Novo Testamento, era muito comum que os sistemas religiosos pagãos empregassem regularmente prostitutas em seus rituais religiosos nos santuários de seus ídolos, e as religiões não faziam exceção a esse costume. Era um sistema que endeusava os órgãos e as forças reprodutoras na suposição de que a reprodução e a fertilidade da natureza eram controladas pelas relações sexuais entre deuses e deusas. Nesses santuários, os adoradores dessas seitas participavam de relações sexuais com prostitutas religiosas (do sexo masculino e feminino) do santuário acreditando que elas iriam induzir os deuses e as deusas a fazer o mesmo trazendo, dessa forma, fertilidade e produtividade, aos campos e aos rebanhos.
A Bíblia defende consistentemente a pureza moral e mantém uma posição firme contra a prostituição de qualquer tipo. Várias proibições podem ser encontradas na lei mosaica (Lv 19.29; 21.7,14; Dt 22.2)" (Dicionário Bíblico Wycliffe. 1ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009, p. 1254).

SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO top3
Professor, aproveite a temática do tópico para enfatizar que o crente não deve jamais atacar os homossexuais. Não podemos julgar ou discriminar as pessoas. Nosso objetivo deve ser anunciar aos homossexuais o grande e puro amor de DEUS, manifestado no sacrifício vicário de JESUS CRISTO. Temos que aprender a amar o pecador e a odiar o pecado. Que jamais venhamos nos esquecer, como Igreja do Senhor, que JESUS morreu por toda a humanidade. O Salvador não morreu somente pelos heterossexuais.
Mostre que "o ato sexual com alguém do mesmo sexo é 'abominação' ao Senhor. Isto é, tal ato é, sobretudo, detestável e repulsivo a DEUS (Lv 18.22).
Em Romanos 1.27, o apóstolo Paulo, certamente, considerou a abominação homossexual do homem e da mulher como a evidência máxima da degeneração humana, resultante da imoralidade e do abandono da pessoa por DEUS. Qualquer nação que justifica o homossexualismo ou o lesbianismo, como modo aceitável de vida, está nas etapas finais da corrupção moral" (Bíblia de Estudo Pentecostal. 1ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009, pp. 213,1697).

SUBSÍDIO VIDA CRISTÃ top4
"Servir ao Senhor não é apenas um dever cristão, é também um privilégio. DEUS podia usar outros meios para levar a mensagem de salvação ao pecador. Ele assim faz quando lhe apraz, mas isto não é regral geral; é exceção. Seu método é usar homens para falar a homens. O trabalho de ganhar almas para DEUS é um privilégio que Ele nos concede para obtermos galardão no dia de CRISTO (Fp 2.16).
Há, neste sentido, uma solene declaração da Bíblia em Provérbios 11.30. A salvação é dádiva de DEUS, mas galardão é recompensa que o crente obtém sua atividade na obra do Senhor" (GILBERTO, Antônio. A Prática do Evangelismo Pessoal. 1ed. Rio de Janeiro: CPAD, p. 23).

SUBSÍDIO VIDA CRISTÃ top5
Há sempre uma porta aberta para se falar da salvação. No caso da samaritana, o assunto do momento era água e sede, e logo JESUS falou da água da vida que sacia a sede da alma. Vemos um caso idêntico em Atos, capítulo 8. Aí o assunto era leitura e logo o servo de DEUS iniciou a conversa com uma pergunta também sobre leitura. Em João, capítulo 2, quando JESUS conversava com Nicodemos, talvez soprasse uma brisa, e logo Ele usou o vento como figura" (GILBERTO, Antônio. A Prática do Evangelismo Pessoal. 1ed. Rio de Janeiro: CPAD, p. 33).
 
PARA REFLETIR - A respeito dos grupos desafiadores, responda:
Por que o Evangelho de CRISTO é inclusivo?Porque JESUS ama a todos. Seu sacrifício na cruz foi para todos.
Quais são os principais grupos desafiadores?As prostitutas, homossexuais, viciados.
O que mostra a igreja coríntia?Mostra que entre os crentes de Corinto, talvez, houvesse também ex-homossexuais que, ao se arrependerem de seus pecados, deixaram as velhas práticas. E, agora, achavam-se entre os santos daquela igreja (1 Co 6.10,11).
O que ensina a igreja coríntia?Que os homossexuais podem ser evangelizados e salvos por JESUS CRISTO.
Como se pregar aos grupos desafiadores? Esses grupos devem ser abordados direta, mas respeitosa e amorosamente. Devemos vê-los como pessoas carentes da graça de DEUS.
 
CONSULTE - Comentário Bíblico Atos, Comentário Bíblico Marcos e Pregação que fala às Mulheres
 
Comentários de vários autores com alguma modificações do Ev. Luiz Henrique
Pontos difíceis e polêmicos discutidos durante a semana em nossos grupos de discussão no WhatsApp (minhas conclusões)
 
Evangelizar Prostitutas e Homossexuais

Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; abominação é; Levítico 18:22
Porque cova profunda é a prostituta, e poço estreito a estranha. Provérbios 23:27
Por isso DEUS os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza.
E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro (AIDS seria uma dessas recompensas?). Romanos 1:26,27
Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de DEUS. 1 Coríntios 6:10
Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de CRISTO? Tomarei, pois, os membros de CRISTO, e os farei membros de uma meretriz? Não, por certo. 
1 Coríntios 6:15
Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne.1 Coríntios 6:16
 
A evangelização de prostitutas e homossexuais é de suma importância em nossos dias, tendo em vista a quantidade de adeptos dessas práticas e do amor de DEUS para com eles, buscando seu arrependimento e conversão.
Essas pessoas são cegadas em seu entendimento pelo Diabo. Ninguém nasce para ser nem uma coisa e nem outra, mas de acordo com sua criação em casa ou outro local; de acordo com seus problemas familiares ou pela falta de oportunidades em sua vida social, enredam por esse tortuoso e pecaminoso caminho. São pessoas que precisam muito de nosso amor e atitude cristã.
Apesar de muitos pensarem que não vale a pena evangelizá-los, vemos na prática o amor de DEUS dispensado a essas pessoas, na Bíblia.
Esta é a Palavra de DEUS para qualquer pessoa que vive na prática do pecado: “ainda que os nossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, tornase-ão como a lã (Is 1:18).
Quais as motivações Bíblicas para Evangelizarmos prostitutas e homossexuais?

Quando falamos de homossexuais e da AIDS que se alastrou no mundo devido a essas práticas antibíblicas, podemos ver o exemplo de Abraão, que intercedeu por Sodoma (principalmente por seu sobrinho Ló e sua família que ali se encontravam), uma cidade com práticas de prostituição e homossexualismo (Gn 18:23-33). Abraão empregou todos os seus esforços em intercessão a DEUS para que aquele povo não fosse destruído. Infelizmente DEUS não achou ali corações desejosos de se arrependerem e se converterem de seus maus caminhos. Somente Ló e suas duas filhas escaparam com vida desse lugar abominável.
 
 JESUS se comunicava com publicanos e pecadores (Mat 9.10; 11:19). Isso nos mostra que devemos ir onde estes estão. JESUS se interessava por grupos de pessoas excluídas da sociedade, como prostitutas, leprosos, aleijados, surdos e mudos, etc...

JESUS aceitou o convite de um dos fariseus para tomar uma refeição em sua casa.
“E rogou-lhe um dos fariseus que comesse com ele; e, entrando em casa do fariseu, assentou-se à mesa. E eis que uma mulher da cidade, uma pecadora, sabendo que ele estava à mesa em casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com ungüento;
E, estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas, e enxugava-lhos com os cabelos da sua cabeça; e beijava-lhe os pés, e ungia-lhos com o ungüento. Quando isto viu o fariseu que o tinha convidado, falava consigo, dizendo: Se este fora profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que lhe tocou, pois é uma pecadora. E respondendo, JESUS disse-lhe: Simão, uma coisa tenho a dizer-te. E ele disse: Dize-a, Mestre. Um certo credor tinha dois devedores: um devia-lhe quinhentos dinheiros, e outro cinqüenta. E, não tendo eles com que pagar, perdoou-lhes a ambos. Dize, pois, qual deles o amará mais? E Simão, respondendo, disse: Tenho para mim que é aquele a quem mais perdoou. E ele lhe disse: Julgaste bem. E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta regou-me os pés com lágrimas, e os enxugou com os cabelos de sua cabeça. Não me deste ósculo, mas esta, desde que entrou, não tem cessado de me beijar os pés. Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta ungiu-me os pés com ungüento. Por isso te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco é perdoado pouco ama. E disse-lhe a ela: Os teus pecados te são perdoados. E os que estavam à mesa começaram a dizer entre si: Quem é este, que até perdoa pecados? E disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz Lucas 7:36-50
Ainda vemos JESUS preocupado em salvar as mulheres adúlteras e prostitutas, por exemplo, a mulher samaritana (João 4:1-42). Não era normal um homem conversar, na rua, com uma a mulher, muito menos com uma mulher na situação daquela mulher. Porém, JESUS a levou à conversão e a ser instrumento de DEUS na evangelização de toda sua cidade.

Veja a aceitação de JESUS quanto à salvação de ladrões e de" prostitutas – “Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram-lhe eles: O primeiro. Disse-lhes JESUS: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de DEUS. Porque João veio a vós no caminho da justiça, e não o crestes, mas os publicanos e as meretrizes o creram; vós, porém, vendo isto, nem depois vos arrependestes para o crer”. 
Mateus 21:31,32
Veja a atitude de JESUS para com uma mulher adúltera pega no ato de seu pecado:
“E, endireitando-se JESUS, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou?
E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe JESUS: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais”. João 8:10,11
Romanos 1.26,27 Mostra o resultado do pecado de homossexualismo, mas não está afirmando que essas pessoas não terão mais chances de se arrependerem e serem salvas. Não, DEUS é misericordioso e ma a o pecador, embora aborreça o pecado. Sempre existe a chance de arrependimento e de conversão. A igreja está cheia de casos de ex-homossexuais e de ex-prostitutas que se arrependeram de seus pecados e hoje são servos do DEUS altíssimo. Todos podem ser justificados pela fé, gratuitamente, pela graça de DEUS, em CRISTO JESUS. Isto é, a justiça de DEUS pela fé em JESUS CRISTO para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de DEUS; Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em CRISTO JESUS. Romanos 3:22-24
 
Referências Bibliográficas (outras estão acima)
Dicionário Bíblico Wycliffe. 4.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009.
Bíblia de estudo - Aplicação Pessoal.
Bíblia de Estudo Almeida. Revista e Atualizada. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2006.
Bíblia de Estudo Palavras-Chave Hebraico e Grego. Texto bíblico Almeida Revista e Corrigida.
Bíblia de Estudo Pentecostal. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida, com referências e algumas variantes. Revista e Corrigida, Edição de 1995, Flórida- EUA: CPAD, 1999.
BÍBLIA ILUMINA EM CD - BÍBLIA de Estudo NVI EM CD - BÍBLIA Thompson EM CD.
CPAD - http://www.cpad.com.br/ - Bíblias, CD'S, DVD'S, Livros e Revistas. BEP - Bíblia de Estudos Pentecostal.
VÍDEOS da EBD na TV, DE LIÇÃO INCLUSIVE - http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
www.ebdweb.com.br - www.escoladominical.net - www.gospelbook.net - www.portalebd.org.br/
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/alianca.htm
Dicionário Vine antigo e novo testamentos - CPAD
Manual Bíblico Entendendo a Bíblia, CPAD
Dicionário de Referências Bíblicas, CPAD
Hermenêutica Fácil e descomplicada, CPAD
Revistas antigas - CPAD
Silva, Antonio Gilberto da, 1929- A Prática do evangelismo pessoal / Antonio Gilberto da Silva. - Rio de Janeiro : Casa Publicadora das Assembléias de DEUS, 1983.
Lições Bíblicas - 2000 - 3º Trimestre - Evangelismo e Missões - CPAD - Comentarista - Esequias Soares
ESFORÇA-TE PARA GANHAR ALMAS - Orlando Boyer - Editora Vida - ISBN: 857367153X - Ano: 1975
Espada Cortante - Atos: o Evangelho do ESPÍRITO SANTO - Orlando S. Boyer - CPAD
Atos - Série Cultura Bíblica - I. Howard Marshall - SOCIEDADE RELIGIOSA EDIÇÕES VIDA NOVA e ASSOCIAÇÃO RELIGIOSA EDITORA MUNDO CRISTÃO, Rua Antonio Carlos Taconni, 75 e 79, Cidade Dutra, São Paulo-SP, CEP 04810
Os dons Ministeriais - Por A. L. Gill - www.gillministries.com

DE CIDADE EM CIDADE - Elementos para uma teologia bíblica de missão Urbana em Lucas-Atos - Descoberta Editora Ltda - Londrina - PR - Jorge Henrique Barro - 2006