No tempo de Isaías o povo de Judá praticava sem medidas a injustiça e a opressão, havia naquela sociedade uma depravação moral, social e espiritual em todos os sentidos como a que ocorre nos dias de hoje, muito bem caracterizada
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2016
JOVENS - ISAÍAS - Eis-me aqui, envia-me aqui
COMENTARISTA: CLAITON IVAN POMMERENING
COMENTÁRIO: PROF. LUCAS NETO
ASSEMBLEIA DE DEUS EM FORTALEZA/CE


LIÇÃO 4 - O JUÍZO DE JUDÁ E JERUSALÉM

A - LEITURA DA INTRODUÇÃO DA LIÇÃO - PÁG. 27 DA REVISTA CPAD - JOVENS - PROFESSOR

I - A INJUSTIÇA E A OPRESSÃO DE UM POVO
No tempo de Isaías o povo de Judá praticava sem medidas a injustiça e a opressão, havia naquela sociedade uma depravação moral, social e espiritual em todos os sentidos como a que ocorre nos dias de hoje, muito bem caracterizada na epístola do apóstolo Paulo a Timóteo. (2 Tm 3:1-5)
O profeta Habacuque aproximadamente 100 anos depois do profeta Isaías constatou a prevalência da injustiça e opressão de Judá de forma bem real e interpela ao Senhor porque da indiferença dEle a esta situação. Deus em sua perfeita sabedoria responde ao profeta que usaria uma nação ímpia para disciplinar o seu amado povo e assim em sua absoluta soberania, Deus escolheu os babilônios, um povo impiedoso, para punir Judá (Hc 1:1-11)
Foi neste episódio na história dos israelitas que se manifestou a injustiça e a opressão de um povo, a arrogância que cega, a justiça de Deus, os juízos do Senhor como ações penais e remediais e especialmente a misericórdia de Deus, os quais passaremos a nos aprofundar no conhecimento destes a seguir.

Fonte: https://proflucasneto.files.wordpress.com/2013/04/3t_2016_jovens_lic3a7c3a3o-4_o-juc3adzo-de-judc3a1-e-jerusalc3a9m.pdf Acesso em 18 jul. 2016.