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09 agosto 2016

Dinâmica da Lição 07: O Evangelho no Mundo Acadêmico e Político (Adultos)


Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: O Evangelho no Mundo Acadêmico e Político.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
Para concluir, utilizem a dinâmica “Vivendo como sal da terra e luz do mundo”.


Dinâmica: Vivendo como sal da terra e luz do mundo.

Objetivo:
Estimular o cristão a pregar nos meios acadêmicos e políticos com seu testemunho de vida.
Material didático:
Quadro
Giz ou pincel para quadro branco
Atividade didática:
Como pregar no universo acadêmico e politico onde, no primeiro, o que prolifera é o relativismo moral e as filosofias ateístas, enquanto que no segundo o que está em evidência é o mundo da corrupção e da mentira, sem sermos contaminados? Jesus não nos tira deste mundo após a nossa conversão porque deseja que venhamos ser uma testemunha viva do seu poder transformador. Vivemos neste mundo, mas não podemos tomar a forma da sua cultura. Nunca podemos nos esquecer de que fomos chamados e separados para ser "sal" e "luz" deste mundo, conforme Mateus 5.13.
Imprima as perguntas descritas logo abaixo. Divida a turma em 4 grupos. Entregue a cada grupo uma pergunta. Cada grupo ficará com a responsabilidade analisar e discutir entre eles sobre a pergunta que lhe foi entregue. Estipule um tempo para limite para isso. Logo após, reúna a classe e solicite de cada grupo apresente suas conclusões para que seja discutido diante de toda classe. Ao final faça as considerações que julgar necessárias.

Questões para discussão:
1. É possível estudar em uma faculdade ou ser político sem se contaminar com as mazelas que o mundo acadêmico e politico oferecem e ao mesmo tempo ser uma testemunha de Cristo? Como?
2. O que significa ser "sal" da terra e luz do “mundo” na faculdade ou no mundo político?
3. O que fazer para não ser um cristão alienado?
4. Como resistir às pressões impostas pelo mundo acadêmico e político?

Encerre mostrando que o sal da terra e luz do mundo, são aqueles que refletem o caráter de Cristo, através de um testemunho de vida irrepreensível.
Explique que Jesus usava elementos da vida cotidiana de seus seguidores, para exemplificar como eles deveriam exercer uma pacífica e bondosa influência na sociedade humana. Frequentemente, o conhecido sal proveniente do mar morto, devido a sua alta mistura com impurezas do solo, fazia com este ficasse sem condições de servir como o suave tempero que dava sabor aos alimentos. Quando este sal ficava insípido, era logo descartado e jogado nas estradas para ser pisado, pois servia como uma espécie de pavimentação da época bíblica.
Igualmente a luz não tem uma finalidade em si mesma, mas é necessária para que se possa ver o mundo e os objetos ao redor. Porque a função da luz é clarear e revelar o caminho com segurança a trilhar. Mas a luz que ofusca os olhos, perde seu valor. Jesus ao que tudo indica, inspirou o seu discurso na cidade de Safede, localizada no norte de Israel, que ficava cerca de 900 metros acima do nível do mar, nas montanhas da alta Galiléia. À noite, mesmo de longe, se podia ver a sua suave luz, produzida por fontes rudimentares de iluminação, como lamparinas e tochas.
Que a luz do nosso testemunho de vida possa brilhar no universo acadêmico e político brasileiro.



Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!

Por Roberto José
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