SEJÁ VOCÊ TAMBÉM UM SEGUIDOR

Google+ Followers

09 agosto 2016

Dinâmica da Lição 07: Uma vida frutífera no Espírito (Discipulando 3º Ciclo)



Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
Para a aula de hoje apresentamos as seguintes sugestões:
- Fale que nesta aula, o tema a ser estudado será: “Uma vida frutífera no Espírito.”
6 – Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
Para o encerramento da lição sugerimos a dinâmica “O fruto do Espírito Santo em mim” ou O Fruto do Espírito.



Dinâmica: O fruto do Espírito Santo em mim

Objetivo:
Fazer com que o aluno vivencie o Fruto do Espírito em seu dia a dia.
Materiais didáticos:
Uma cartolina com uma árvore colada ou desenhada só com a folhagem e sem os frutos,
Várias frutas desenhadas com os nomes: Amor, gozo (alegria), paz, Longanimidade (paciência), benignidade, bondade, fé (fidelidade), mansidão, temperança (Domínio próprio)
Papéis com o conceito de cada palavra,
Texto: O fruto do Espírito Santo em mim (veja o texto CLICANDO AQUI).
Importante: O texto deve ficar com o professor a fim de que ele possa ler para os alunos.
Atividade didática:
Ponha a cartolina com a árvore em um local visível e de fácil acesso, depois distribua aos alunos os frutos com os nomes citados como na figura. Peça que os alunos, um a um, colem os frutos na árvore. À medida que eles forem colando os frutos você começa a ler o significado e a importância de cada fruto para vida dos seus alunos.

Encerre a dinâmica refletindo com os seus alunos a parte introdutória do textoO fruto do Espírito Santo em mim.

Ideia original: www.ebdbrasil.net

Adaptado por Escriba Digital



Dinâmica: O Fruto do Espírito

Objetivos:
Conhecer sobre o Fruto do Espírito.
Mostrar a magnitude da manifestação das 09 virtudes do Fruto do Espírito na vida cristã.
Materiais Didáticos:
01 cacho com nove uvas
Nomes das nove virtudes do Espirito Santo digitadas
01 cartolina
fita adesiva
Atividade didática:
- Apresentem o cacho de uva e fale: o Fruto do Espírito pode ser comparado a estas uvas. Vejamos a razão: o cacho é único, mas composto por 09 uvas. Cada uva representa uma virtude.
- Fale, também: Agora vamos conhecer o nome de cada virtude. Peça para que cada aluno coloque um dos nomes digitados na cartolina. Caso a sua classe não tenha nove alunos peça para que eles repitam a ação.
Diga que o fruto do Espírito Santo é o resultado da presença do Espírito Santo na vida do Cristão. A Bíblia deixa bem claro que todos recebem o Espírito Santo no momento em que acreditam em Jesus Cristo. Um dos propósitos principais do Espírito Santo ao entrar na vida de um Cristão é transformar aquela vida. É a tarefa do Espírito Santo conformar-nos à imagem de Cristo, fazendo-nos mais e mais parecidos com Ele.

O fruto do Espírito Santo está em direto contraste com as obras da natureza pecaminosa em Gálatas 5:19-21: "Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam." Gálatas 5:19-21 descreve a vida das pessoas, em proporções diferentes, quando elas não conhecem a Cristo e, portanto, não estão sob a influência do Espírito Santo. Nossa carne pecaminosa produz certos tipos de fruto (Gálatas 5:19-21), e o Espírito Santo produz o Seu fruto em nós.
A vida Cristã é uma batalha entre as obras da natureza pecaminosa e o fruto do Espírito Santo. Como pecadores, ainda estamos presos a um corpo que deseja coisas pecaminosas . Como Cristãos, temos o Espírito Santo produzindo o seu fruto em nós e o Seu poder disponível para nos ajudar a vencer as ações da nossa natureza de pecado. Pode acontecer que um Cristão nem sempre demonstre o fruto do Espírito Santo. No entanto, um dos propósitos principais da vida Cristã é progressivamente permitir que o Espírito Santo produza mais e mais de Seu fruto em nossas vidas – e de permitir que o Espírito vença os desejos pecaminosos que se opõem ao Seu fruto. O fruto do Espírito é o que Deus deseja que nossa vida demonstre... e com a ajuda do Espírito Santo, isso pode ser possível!


Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!


Por Roberto José
http://www.ensinadorcristao.com.br  todos os direitos reservados.

CPAD ADULTO 3º Trimestre de 2017 Lição 9 A necessidade de termos uma vida santa

  Texto Áureo “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver.” – I Pedro 1.15 ...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AS 10 MAIS VISITADAS