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03 agosto 2016

Dinâmica da Lição 6: A Igreja na Idade Média (Adolescentes)



Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: A Igreja na Idade Média.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir utilize a dinâmica “A Igreja medieval e dos dias atuais”.



Dinâmica: A Igreja medieval e dos dias atuais

Objetivo:
Propiciar aos alunos a oportunidade de reconhecer e identificar os seus próprios valores morais e refletir a respeito deles, enfocando a importância do valor moral cristão.
Material didático:
Papel oficio ou A4,
lápis ou caneta.
Atividade didática:
A lição mostra que com o passar do tempo, a igreja medieval se afastou dos ensinamentos de Jesus. O Deus amoroso, e misericordioso narrado na Bíblia, foi transformado em um tirano que a qualquer momento poderia lançar a pessoa no inferno. Para que isso fosse evitado, a igreja deveria ser obedecida sem questionamentos. A igreja ficava cada vez mais rica e poderosa, os papas eram considerados "senhores do mundo”, temidos por todos, inclusive os reis. Para manter esse poder, perseguiam e matavam quem discordasse de suas ordens.
Explique aos alunos que eles que farão uma atividade onde poderão analisar o nível de corrupção da igreja da Idade Média com a igreja atual. Solicite que eles estabeleçam uma escala de valores baseado nessa lista, para poderemos fazer uma reflexão mais detalhada de como agimos, normalmente. Distribua as folhas de papel-ofício entre os participantes e peça para que eles escrevam em ordem numérica de importância as piores características até chegar a menos pior. Em primeiro lugar a pior e assim sucessivamente.
Terminada essa etapa, você deverá agir da seguinte forma:
1- Coletar a escala de valores apontados por cada aluno.
2- Discutir com o grupo as suas escalas de valores morais nas seguintes questões:
- Houve mudanças nos valores de cinco anos atrás para os dias atuais?
- Vocês foram sinceros ao estabelecer os valores, ou pensaram no que os outros ou a igreja acharia mais certo.
- Nossas atitudes são baseadas em quê? Levar ao grupo a perceber que nossas atitudes são calcadas em que acreditamos, em nossos valores. Que podem ser aprendidos ou já nascemos com eles.
- Como estabelecemos nossas escala de valores? O que nos influencia para estabelecermos nossos valores?
- Os valores passados pela mídia podem nos influenciar no sentido de mudar os nossos valores morais?
- Quais os fatores que contribuem para que mudemos nossos valores?
- Que fatores contribuíram para que mudassem de valores.
- O que fazer para mudar nossos valores para melhor?
Após a discussão convide seus alunos a orar pela igreja a fim de que Deus opere uma mudança em nosso meio. Conscientize-os de que essa mudança deve começar por cada uma deles e não pelos outros irmãos.



Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!

Por Escriba Digital
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