Evangélicos somarão mais de 200 milhões de pessoas na América Latina em 2025, aponta estudo


A explosão de crescimento dos evangélicos no Brasil durante a primeira década dos anos 2000 poderá entrar para a história como o início de um movimento continental, já que estudos apontam que em nove anos, a América Latina terá mais de 200 milhões de evangélicos.

Atualmente, apenas no Brasil – o maior país evangélico da América Latina – existem aproximadamente 45 milhões de cristãos filiados a denominações evangélicas.
Um estudo realizado pelo instituto Pew Research reuniu dados demográficos de países latino-americanos acumulados nas últimas décadas, e diante da constatação de que milhões de pessoas na região deixaram a tradição católica para se filiarem a igrejas evangélicas, projetou que até 2025 o número de fiéis da segunda tradição chegará a 202 milhões.
Samuel Rodriguez, presidente da Conferência Nacional de Liderança Cristã Hispânica, afirmou ao portal Christian Today que os latinos formam a maioria dos seguidores de Cristo em todo o mundo: “Mesmo nos Estados Unidos, a maioria dos seguidores de Cristo serão de descendência latina em 2030. Esta é a nossa reforma. Há setenta anos, a maioria dos latino-americanos eram católicos”, relembrou.
Peter Wagner, presidente do Ministério Global Harvest e ex-missionário na Bolívia, destacou o surgimento de um grande número de igrejas pentecostais como fator de crescimento da Igreja Evangélica: “Muitos nunca foram treinados num seminário, muitos vêm do mundo dos negócios. Essas pessoas têm multiplicado megaigrejas nas áreas metropolitanas. Poucos são liderados por pessoas foram à escola teológica”, comentou, atribuindo seu sucesso a um mover do Espírito Santo.
O evangelista Lee Grady afirmou que há um agir de Deus alcançando toda a América Latina: “Eu ainda não conheci um lugar, dentro das grandes áreas metropolitanas de lá, que não tenha sido tocado pela efusão do Espírito Santo”, afirmou.
A editora do portal Charisma News, Jennifer LeClaire, visitou a capital da Colômbia, Bogotá, para participar de um evento pentecostal, e disse que presenciou um grande avivamento: “Mais de 25 mil pessoas adoravam a Jesus com tudo o que estava dentro delas”.
No Brasil, os próximos números que darão a dimensão da presença evangélica na sociedade serão obtidos no Censo 2020, que será realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, e poderá apontar, segundo estimativas, que mais de 25% da população se tornou seguidora de alguma denominação protestante, seja histórica ou pentecostal.http://www.cleitonalbino.com/