ESCOLA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 11 - Revista Central Gospel



AULA EM___DE______DE 2016 – LIÇÃO 11
(Revista: Central Gospel - nº 47)

Tema: EGOÍSMO, HEDONISMO E NARCISISMO

Texto Áureo: 2 Coríntios 5.15
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), para essa lição estude mais profundamente o que é egoísmo, hedonismo e Narcisismo.
“somos seres completamente independentes”, essas ideias foram difundidas por milhares de comerciais e artigos escritos. A pós modernidade iniciou no fim da guerra fria e a partir daí os meios de comunicações passaram a proliferar as ideias pós modernistas no mundo.
“pensar no coletivo”, é considerar a equipe, o grupo, as pessoas, etc.
“patologias sociais”, patologia é o desvio da normalidade que caracterize uma enfermidade, nesse caso uma “patologia social” seria um desvio da normalidade da sociedade, como novos comportamentos ou tendências.
“infiltrado silenciosa e perigosamente nas igrejas”, isso por causa da tendência que as igrejas tem de se moldar ao mundo para atrair pessoas.
_______________________________________________
1. INDIVIDUALIDADE E INDIVIDUALISMO: UM AJUSTE NO FOCO
- “um estado de autonomia”, é o estado em que o indivíduo se caracteriza como pessoa, toma decisões e manifesta personalidade.
“maturidade emocional”, essa maturidade é a compreensão de que somos seres individuais capazes de tomar decisões próprias e também solitários, porque não tem mais ninguém falando com a pessoa dentro de sua consciência. É somente a pessoa falando consigo mesmo e com Deus.

1.1. Egoísmo
- “não o individualismo”, ou seja, egoísmo é uma coisa e individualismo é outra. Relembre aos alunos que individualismo é o exercício da individualidade.
“imaturidade emocional”, sabendo que a maturidade emocional é a compreensão de que somos seres únicos e solitários, então a imaturidade é a falta de capacidade de adquirir essa compreensão.
“procurar no outro a satisfação de suas carências”, com isso o indivíduo desenvolve atitudes antiéticas e impróprias.
- “consciência solidária”, é a consciência que a pessoa adquiri de que deve ajudar o próximo.

1.2. Jesus e o Egoísmo
“a vida de Cristo é o exemplo”, cada crente deve se espelhar na vida de Jesus, só assim teremos a verdadeira comunhão com Deus e os homens.
“relacionamento de unidade baseada no amor”, esse é ensinamento de Jesus, pois o ensinamento do mundo é “relacionamento de unidade baseada na ética”, e a ética são códigos de relacionamento baseado no respeito, educação e convivência que sustenta somente por algum tempo.
__________________________________________
2. HEDONISMO
- “busca e alcance da felicidade imediata”, note que essa doutrina surgiu no quinto século a. C e que esse problema está presente no mundo hoje. Alguns cristãos tentam copiar esse comportamento humano e vivê-lo nas igrejas. Existem ministérios que fazem de tudo para levar os crentes à felicidade, como se fosse esse o objetivo de ser servo de Deus.
2.1. O hedonismo na pós-modernidade
“ter se tornado (quase) um dever”, observamos esse comportamento da sociedade nos tipos de postagens que mais são colocadas nas redes sociais, são fotos de pessoas felizes, como se fosse uma grande necessidade de se postar a felicidade. Isso foi tratado em uma das lições desse trimestre.
“contramão do Evangelho”, quere dizer que enquanto o evangelho vai numa direção o pensamento hedonista vai em outra. O evangelho prepara a pessoa para morar no céu e o hedonismo leva a pessoa a buscar felicidade e bem estar aqui na Terra.
“mensagens triunfalistas”, são mensagens que passam um ideal de vitória, como se o sucesso em todas as áreas fosse uma consequência absoluta da vida cristã e caso a pessoa não obtenha essas vitórias é porque não está desenvolvendo a sua fé de maneira correta.

2.2. Uma apologética cristã
“poder de falsificar a realidade”, a realidade é cruel e nem os crentes fogem dela, o mundo jaz no maligno e a nossa esperança não deve ser aqui, mas na Jerusalém celestial. O hedonismo faz com que as pessoas desejem e se esforcem para viver um sonho de felicidade que só é possível com Deus.
“não se trata de negar o bem”, não é negar fazer uma faculdade, ter uma família e viver dignamente, até mesmo possuir riqueza financeira é possível ao crente.
“não passa de mera futilidade”, as coisas boas do mundo não podem dar a verdadeira alegria, que é a paz com Deus e a salvação em Cristo Jesus. Repita isso com eloquência aos alunos.

2.3. A verdadeira felicidade
“a verdadeira felicidade”, na ocasião do Sermão do Monte Jesus chamou essa felicidade de “bem aventurança” dizendo que feliz é aquele que possui cada uma das virtudes descritas no sermão.
__________________________________
3. NARCISISMO
“narcisista”, esse termo é derivado do nome Narciso, que segundo a mitologia grega, era um belo jovem que despertou o amor da ninfa Eco. Mas Narciso rejeitou esse amor e por isso foi condenado a apaixonar-se pela sua própria imagem refletida na água. Narciso acabou cometendo suicídio por afogamento.”
“admirar sua própria imagem”, embora as pessoas nãos morram como aconteceu com o personagem mitológico, elas de fato se consomem na busca pela bela imagem, gastam mundos em salões, produtos e plásticas.

3.1. O belo e a pós-modernidade
“disseminam seus padrões de beleza”, no mundo globalizado as tecnologias de informação conectas as pessoas em qualquer parte do globo, com isso as tendências de moda e comportamento social é transmitido e imposto a todos do mundo inteiro.
- “veem-se obrigados a adotar”, a imagens chegam a todo os povos e os produtos também, dessa forma as pessoas consomem os produtos com o objetivo de se parecer com os ícones internacionais.

3.1.1. A ditadura da beleza
- ...

3.2. O belo e a fé cristã
- “parece ser um defeito constrangedor”, por mais que não se fale ou se comente abertamente, as pessoas veem um idoso como alguém chato, digno de pena, e necessitado de cuidados. No Antigo Testamento eles eram os anciãos que lideravam as cidades.  
______________________________________
CONCLUSÃO
- Faça a revisão com a classe repassando os pontos mais importantes.
- Corrija o questionário.

Boa aula!


Marcos André – professor