ESCOLA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 3


AULA EM___DE______DE 2016 – LIÇÃO 3
(Revista: Central Gospel - nº 48)

Tema: ESTRESSE, UM PORTAL PARA A MORTE

Texto Áureo: 2 Co 4.16
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição você pode colocar muitos casos ilustrativos de pessoas a sua volta.
“repercutiu na raça humana”, quer dizer que o pecado passou a todos os nascidos a partir de Adão.
“sem parâmetros de norteamento”, quer dizer que ficou sem direção.
“foi tomado pelo desejo”, o ser humano não consegue dominar seus desejos e passa a ser dominado por eles.
“desejo insaciável de obter coisas”, junto a isso aparece um desejo ligado à “soberba da vida”, o desejo de ser superior aos demais pelas coisas que possui.
_______________________________________________
1. O QUE É ESTRESSE?
- “um resposta que o corpo dá”, quer dizer que aparecem sintomas no corpo da pessoa.
“reações mentais”, são reações nas faculdades mentais, como o esquecimento e a falta de coordenação, por exemplo.
- “reações psicológicas”, são reações na consciência, na parte existencial, causando crises existenciais no indivíduo.
__________________________________________
2. CLASSIFICAÇÕES DO ESTRESSE

2.1. Estressores circunstanciais críticos
“relativo grau de ansiedade”, a ansiedade é um mal-estar físico e psíquico diante de algo que se espera.
“expectativas do casamento”, uma pessoa pode demonstrar ansiedade com um certo grau de normalidade, como perder o sono na noite anterior a uma prova importante, por exemplo. Porém há situações em que essa ansiedade ultrapassa os limites da normalidade gerando o estresse.
“perda da libido”, a libido é o desejo sexual.

2.2. Estressores do cotidiano
- “envolvem eventos rotineiros”, são situações que nos incomodam e que fazem parte do nosso dia-a-dia e por fazem parte do cotidiano estão presentes a todo instante.
“aumento de peso”, o peso ideal tem mais conceitual do que uma regra, existem pessoas que são gordinhas e jogam bola, correm e vivem alegres, outros são magros e vivem em guerra com a balança e alimentação. Esse tipo de comportamento tem levado pessoas à morte.

2.3. Estressores de longa duração
“sobrecarga emocional”, é a pessoa estar sob circunstância desconfortante por longo tempo.
____________________________
3. CIRCUNSTÂNCIAS QUE CONDUZEM AO ESTRESSE

3.1. A falta de prioridade e a falta de planejamento no uso do tempo
“falta de prioridade”, é não priorizar, não demarcar o que é prioridade e o que pode esperar um pouco. Quando não se faz isso, o indivíduo tenta fazer muitas coisas ao mesmo tempo e acaba fazendo tudo mal feito.
“encaixá-las no tempo que dispomos”, se em um dia a pessoa precisa fazer compras, preparar uma tese, estudar para uma prova, ensaiar uma música, ler um artigo, além de trabalhar, então deverá colocar o que é primeira prioridade, depois a segunda prioridade e ter a consciência que não poderá fazer tudo no mesmo dia.  
“dias vividos não voltam”, cinco minutas desperdiçados nunca mais serão recuperados, por isso devemos viver cada dia organizadamente, quando fazemos mal alguma tarefa e precisamos fazer de novo, foi-se um tempo que nunca mais voltará.

3.2. A alimentação pobre em nutrientes
- “Sem uma alimentação adequada”, não significa comer muito, mas sim comer alimentos saldáveis. Existem nutrientes diversos nos mais variados tipos de alimentos, nutrientes que fortalecem a visão, a musculatura, as funções intestinais, etc.
“relação equilibrada com os medicamentos”, os medicamentos são para corrigir falhas no organismo. Se a pessoa tentar corrigir uma dor de cabeça sempre com os comprimidos para a dor, vai acabar criando dependência. É necessário corrigir a origem da dor.

3.4. A dificuldade no relacionamento interpessoal
“relações familiares agastadas”, relações de conflito, de ira, sempre encolerizada, assim são muitos casais, sempre brigando.
“relacionamentos difíceis no trabalho”, sabemos que os homens e mulheres de Deus não deveriam levar problemas do trabalho para casa, mas quando o conjugue é compreensível poderá ajudar com a situação. A família deve orar junto e o conjugue deve fazer com que o lar seja um local de refúgio para o outro.
“resolva seus recalques e traumas”, o recalque ocorre quando a pessoa desenvolve a inveja contida.

3.5. Vida espiritual fragmentada ou em rota de colisão com a vontade de Deus
“prática consciente do pecado”, nesse caso não há vida espiritual nenhuma, pois o pecado consciente é o que lança a pessoa no inferno.
“impedindo-o de viver em serenidade”, estar bem com Deus é o que gera a paz, pois Jesus foi quem disse que nos deixaria a paz. Jo 14.27
______________________________________
4. MEDIDAS PREVENTIVAS CONTRA O ESTRESSE

4.1. Aprenda a conhecer-se
“conhecimento de si próprio”, é a pessoa conhecer seus limites e seus defeitos, saber que determinadas tarefas não poderemos executar e assim passaremos a evitá-las.
“determinado fato tiranos o equilíbrio”, quando a pessoa sabe o que tira sua paz, então ela passa a evitar a situação que conduzirá ao estresse.

4.2. Procure remover as causas possíveis de serem removidas

4.2.1. Evite o sedentarismo
“melhorar...a saúde e a sensação de bem estar”, quando fazemos exercícios o corpo libera a “endorfina” na circulação sanguínea. Essa substancia provoca a sensação de bem estar na pessoa.

4.2.2. Organize-se e planeje o seu tempo
 - “momentos de lazer com a família”, o aconchego da família é algo reparador para o corpo e a mente, se a pessoa se organizar poderá passar mais tempo com a sua família.

4.2.3. Não negligencie suas emoções
“desenvolvimento de atitudes de otimismo”, nesse caso o serviço na obra do Senhor pode ajudar, desde que seja moderado poderá ajudar a pessoa a desenvolver sentimentos agradáveis.

4.3. Cuide de sua vida espiritual
“mais protegidas de doenças oportunistas”, são doenças que aparecem em certas oportunidades, como uma perda familiar, uma crise no casamento, etc.
“rotina de meditação na Palavra”, essa rotina de meditação deve ser diária, e comparada ao ato de escovar os dentes ou de alimentar-se.
______________________________________
CONCLUSÃO
“somatório de respostas físicas, emocionais e mentais”, o corpo, a mente e as emoções começam a responder independente da vontade da pessoa.
“certas exigências do meio”, são exigências da sociedade, como ser um bom pai, ser eficiente no trabalho, ser um excelente aluno, ser comprometido com a igreja, etc.
- Faça a revisão com a classe repassando os pontos mais importantes.
- Corrija o questionário.

Boa aula!

Marcos André – professorhttp://marcosandreclubdateologia.blogspot.com.br/