ESCOLA DOMINICAL CPAD ESBOÇO - Subsídio da Lição 3


AULA EM 16 DE OUTUBRO DE 2016 – LIÇÃO 3
(Revista: CPAD)

Tema: ABRAÃO, A ESPERANÇA DO PAI DA FÉ

Texto Áureo: Hb 11.8
  
INTRODUÇÃO
- Professor(a), para esta lição se concentre na vida de Abraão, tente ver subsídios sobre esse homem de Deus e cada parte de sua vida pode ser uma ilustração para nós hoje.
“quando ele ainda vivia em Ur dos Caldeus”, não se sabe onde seria hoje a localização dessa cidade bíblica, sabemos que ficava na Mesopotâmia. O povo que habitava lá foi o que deu origem aos babilônios.
“ele acreditou em Deus de todo o coração”, talvez Abraão só conhecesse de Deus a história acerca do dilúvio.
“todas as nações da terra seriam abençoadas e restauradas”, fazendo alusão ao Salvador do mundo que viria da sua descendência.
_______________________________________
I - A CHAMADA DE DEUS (GN 12.1-3)

1.  Um projeto divino. 
“Abraão fazia parte desse projeto”, pergunte para a classe: quem sabe que projeto era esse? Só para fazer eles interagirem um pouco. R. Era o projeto de trazer o Filho de Deus a terra para salvar a humanidade.
“Nada do que acontece na terra é surpresa para Deus”, Deus já tinha tudo planejado e como a Bíblia afirma que o cordeiro foi morto desde a fundação do mundo, então entendemos que até mesmo a Queda do homem estava sob o controle de Deus.
- “uma família que se tornaria um povo especial”, veja quem sabe que família era essa, pergunte a eles, resposta: era a família de Jacó, dessa família sairiam doze tribos que constituiriam a nação.

2. O desafio de acreditar no projeto divino.
“embora não conhecesse todo o projeto”, não era necessário Abraão conhecer todo o projeto para crer, o conhecimento profundo pode ser uma vaidade que pode destruir o ser humano, precisamos confiar em Deus como Abraão confiou.
“acreditar no plano divino e obedecer”, a fé e a obediência são os dois elementos essenciais para a vida do servo de Deus. Sem fé não se pode agradar a Deus e sem obediência a pessoa O irrita.
“Lawrence Richards”, americano professor e escritor cristão com mais de 100 livros escritos.
- “ideias que podem transformar a nossa própria caminhada”, se analisarmos os motivos os erros e as vitórias desse amigo de Deus.

3. Um projeto para abençoar as nações.
“O projeto do Senhor era imenso e alcançava todas as nações”, Abraão não tinha conhecimento da dimensão daquela obra. Às vezes acontece conosco, não temos noção do tamanho do ministério que o Senhor tem conosco, mas no final o crente entende porque passou certas lutas no início de sua caminhada.
_________________________________
II - A PROVISÃO DE DEUS

1. Abraão sai da sua terra (Gn 12.4-8).
“mas acabou levando seu pai e seu sobrinho”, sabemos que isso foi trabalhoso para Abraão mais tarde, na verdade tudo que fazemos fora da direção de Deus nos causa muitos impedimentos.
“fraqueza pessoal, como um caráter forte”, fraqueza em levar seu sobrinho e depois aceitar se deitar com a escrava de Sara e caráter forte em seguir a orientação de Deus.
“plena certeza na provisão divina”, foi com essa certeza que ele subiu o monte para sacrificar Isaque. Gn 22.8
“Nesta terra "de leite e mel" não lhe faltou oposição”, Abraão primeiro peregrinou por aquela terra. Ele viu a promessa, mas não o seu cumprimento de fato, hoje imaginamos que ele possa contemplar quantos filhos dele tem chegado no céu e com certeza deve ter noticio de como a sua descendência é próspera na terra.

2. Abraão enfrenta escassez em Canaã (Gn 12.9,10).

- “isso não impediu que ele enfrentasse problemas e provações”, combatendo o evangelho enganoso que se prega por aí, onde se afirma que se tivermos fé o Senhor nos livrará de todas as adversidades. Nem o pai da fé foi livre delas.
“ter que deixar sua terra, sua parentela”, essa provação de Abraão transmite um ensinamento, pois aquele que deseja ter intimidade com o Senhor precisa se desfazer de certas amizades do mundo e até mesmo discordar de familiares que não possuem a mesma visão.
“também somos passíveis de cometer erros”, os crentes também são falhos como qualquer ser humano, porém o verdadeiro servo de Cristo não se agrada disso.
“arrependermos e confessarmos o nosso pecado e pedir o perdão de Deus”, lembrando que todo esse processo requer um coração sincero, se a pessoa se dizer arrependido e não tiver arrependimento em seu coração, a confissão não serve.
“não desiste de você, ainda que tenha cometido alguns erros”, alguns crentes abandonam tudo por acreditarem não haver mais jeito, mas o Senhor luta pela pessoa enquanto a pessoa ainda luta por si mesma, ainda tenta fazer o certo.

3. Abraão enfrenta a esterilidade de sua esposa.
“porém ele já estava com quase 100 anos, e não tinha herdeiros”, para aquele que tinha a promessa de Deus, ele via a idade passando e nenhum filho, quantas dúvidas não devem ter ocorrido na cabeça de Abraão?
“Esperar o tempo de Deus nem sempre é fácil”, o Senhor leva em consideração informações que não possuímos, como o futuro, as ciladas do maligno e as maquinações de pessoas invejosas a nossa volta, entre outras coisas.
“Quando todas as possibilidades humanas se esgotaram”, nós precisamos deixar que Deus trabalhe em nosso favor, existem situações que o Senhor deixa chegar ao ponto em não temos mais nenhum recurso. Nesse momento Ele mostra o Seu poder em nossa vida.
___________________________________________
III - AS PROMESSAS DE DEUS NA VIDA DE ABRAÃO

1. "Far-te-ei uma grande nação e abençoar-te-ei".
“para que essa promessa se cumprisse, ele precisava obedecer a Deus”, Abraão obedeceu a Deus durante toda a sua caminhada, apenas errando em alguns momentos, porém ele foi provado da forma mais difícil possível, quando foi mandado que sacrificasse seu filho. 
“representar um desafio a algumas pessoas”, algumas pessoas não estão acostumadas a obedeceram nada e nem ninguém, por isso sentem uma grande dificuldade em obedecer a Deus.
“mas não querem trilhar o caminho da obediência”, é o liberalismo, as pessoas se dizem filhos de Deus, mas não fazem nada do que Jesus manda. Não se convertem, não se santificam, não perdoam e não amam a ninguém a não ser a si mesmo e a seus familiares.
“a ponto de ter sido chamado amigo de Deus”, Abraão construiu isso com a fé e a obediência na sua caminhada.

2. "Engrandecerei o teu nome".
“é reverenciado no judaísmo, cristianismo e islamismo”, são as religiões mais conhecidas e praticadas no mundo.
“não importa o quanto tenha que esperar”, as pessoas querem usufruir bênçãos materiais nessa terra, por isso não querem receber suas bênçãos em idade avançada, querem pra hoje. As pessoas querem tudo pra já e pra agora, por isso se iludem com um evangelho das bênçãos rápidas e fáceis, até que um dia vão a um lugar chamado Escola Dominical e descobrem que Deus não vê como vê o homem e não trabalha com o tempo humano.
Ele enxerga o interior e cumpre a promessa no tempo Dele!  
“acham que esperar é perder tempo”, a sociedade vive na correria e às vezes acabamos entrando no ritmo frenético do mundo.

3. "Em ti serão benditas todas as famílias da terra".
- “Em Jesus Cristo, todas as famílias da terra são benditas”, Jesus é o cumprimento da palavra de Abraão em Gn 22.8 quando disse Deus proveria para si um cordeiro. Isaque representava todas as famílias da Terra e no lugar dele Deus proveu um cordeiro.
____________________________________
CONCLUSÃO
“trocou a glória passageira desse mundo”, ao que podemos inferir da Palavra de Deus, ele já era próspero antes de ser chamado por Deus.
- Faça uma revisão da aula com os alunos.
- Não deixe de corrigir o questionário.

Respostas:
   
Qual era a cidade natal de Abraão?
Ur dos Caldeus.

Quem Abraão levou em sua jornada de fé?
Seu pai, sua esposa e seu sobrinho Ló.

Qual foi a atitude errada de Abraão ao entrar no Egito?
Ele mentiu dizendo que Sara era sua irmã.

Quais são as promessas de Deus a Abraão estudadas na lição?
“Far-te-ei uma grande nação e abençoar-te-ei”, “engrandecerei o teu nome” e “em ti serão benditas todas as famílias da terra”.

Qual era o projeto de Deus ao chamar Abraão?
Era fazer da descendência de Abraão um povo separado, e da semente dele enviar a Jesus Cristo, para salvar todas as famílias da Terra.


Pr Marcos André – professor
Boa Aula!