SEJÁ VOCÊ TAMBÉM UM SEGUIDOR

Google+ Followers

Marcadores

Aborto ACONSELHAMENTO PRÉ-MATRIMÓNIAL Adolecentes Cristão ADOLESCENTES ADPB ADULTÉRIO ADULTOS Agradecimento Aniversario Apologética Cristã Arqueologia As Inquisições Assembleia de Deus Barack Obama Batismos Bíblia Brasil Casamento CGADB Ciência Círculo de Oração CLASSE BERÇARIO CLASSE BERÇÁRIO CLASSE DOS DISCIPULADOS CLASSE DOS DISCIPULANDO CLASSE DOS DISCIPULANDOS CLASSE JOVENS E ADULTOS CENTRAL GOSPEL CLASSE JOVENS E ADULTOS BETEL CLASSE MATERNAL Congresso CPAD Cruzada Curiosidades Cursos Departamento Infantil Depressão Desaparecido DESENHOS BIBLICOS Desfiles Dia do Pastor Discipulado Divórcio EBD EBO Escatologia Estudantes Estudos Eventos FALECIMENTO Família Filmes Galeria de Fotos Gospel Gratidão a Deus Hinos Antigos História Homenagens Homilética Homoxesualismo Ideologia de Gênero Idolatria Inquisição Islamismo Israel LIção de Vida Louvor Luto Maçonaria Mães Mensagens Ministério Missões MODISMOS Mundo Mundo Cristão MUSICAS EVANGÉLICAS Namoro Cristão Noivados Notícias Obreiros ONU Oração Pneumatologia política PRIMARIOS Psicopedagogia Pureza sexual Realidade Social Reforma Protestante RELIGIÕES Retiro Revista Central Gospel REVISTA CLASSE PRIMARIOS REVISTA CLASSE DOS PRE-ADOLESCENTES REVISTA CLASSE DOS ADOLESCENTES REVISTA CLASSE JARDIM DA INFANCIA REVISTA CLASSE JARDIM DA INFÂNCIA REVISTA CLASSE JUNIORES REVISTA DA CLASSE JOVENS. REVISTA DA CLASSE ADULTOS REVISTA DA CLASSE JUVENIS Revista Maternal Santa Ceia Saúde Seminário Sexualidade Subsídios Subsídios EBD Subsídios EBD Videos Templos Teologia Testemunho TRANSGÊNEROS Utilidade publica UTILIDADE PÚBLICA Vida de Adolecente videos Virgilha

21 outubro 2016

Lição 4 - Felizes os que choram


Ele tinha consciência do que realizava no Reino de Deus; por isso, sempre queria ter razão e ser o primeiro a se manifestar diante do Senhor. Ele recebera a revelação de que o Senhor Jesus era o Filho do Deus Altíssimo, deixou o seu coração pensar que era maior que os demais.


PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2016
JUNIORES - Tema: Servindo a Deus com alegria
Comentarista: Débora Machado
Comentário: Prof.ª Jaciara da Silva
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP

 
Lição 4 - Felizes os que choram

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que ao término, seu aluno reconhecer que o choro de arrependimento resulta em alegria e paz.

Memorizando
“Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados." (Mt 5.4– NVI).

Texto bíblico em estudo: Lc 6.21b; Mt 26.69-75

Felizes os que choram
“Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados”: chorar biblicamente é o pesar do arrependimento, é chorar pelos meus pecados; ser sensível à voz de Deus; e às reais necessidades dos outros.
Esta segunda bem-aventurança nos leva ao quebrantamento, não é autocomiseração, ou de tristeza egocêntrica. Mas é quebrantar-se com “tristeza segundo Deus” (2 Co 7.10), em razão de nosso próprio pecado.
- Obedecer resultará em:  Vida com propósito; orações respondidas.
- Desobedecer resultará em:  Falta de visão (Pv 29.18); Espírito insensível, frívolo (Ef 5.4); Orações não respondidas (Tg 4.2,3)

O arrependimento de Pedro
Quando uma pessoa se arrepende está mostrando humildade, e então o Espírito Santo Se incumbe de fazer o resto. Isto aconteceu com o apóstolo Pedro, que era zeloso, mas orgulhoso de si mesmo.
Ele tinha consciência do que realizava no Reino de Deus; por isso, sempre queria ter razão e ser o primeiro a se manifestar diante do Senhor. Ele recebera a revelação de que o Senhor Jesus era o Filho do Deus Altíssimo, deixou o seu coração pensar que era maior que os demais.
Quando, porém, o Senhor Jesus disse o que iria passar em Jerusalém, Pedro imediatamente se manifestou como conselheiro, tentando dissuadi-Lo da ideia de ir até lá.
Foi quando o Senhor lhe disse: "... Afasta-te Satanás! Tu és para Mim pedra de tropeço, porque não compreendes das coisas de Deus, e sim das dos homens". (Mt 16.23)
Quando Jesus foi preso, ele negou o Senhor por três vezes (Mt 26; Mc 14; Lc 22; Jo 18). E quando foi que Pedro se arrependeu? Quando se lembrou das palavras do Senhor Jesus:
"Então, voltando-Se o Senhor, fixou os olhos em Pedro, e Pedro se lembrou da palavra do Senhor, como lhe dissera: Hoje, três vezes Me negarás, antes de cantar o galo. Então, Pedro, saindo dali, chorou amargamente." (Lc 22.61,62)
Pedro chorou amargamente, mostrando assim arrependimento.E sua vida realmente mudou.
As duas ordens finais do Senhor à igreja em Sardes são: "guarda-o e arrepende-te". Mas o que devemos guardar? A Palavra de Deus!

Conclusão
Em João 21 de 15 a 17, Jesus já ressurreto, pergunta a Pedro por três vezes: “Pedro, tu me amas?”. Pedro responde que amava Jesus. É como se Jesus perguntasse: “Pedro, você me ama?” e Pedro respondesse: “Sim Jesus, eu gosto de você.
Pedro sabia que não era isto que Jesus queria ouvir dele, e na terceira vez que Jesus pergunta ele responde: “Senhor, tu sabes tudo. Tu sabes que eu gosto de você”. Era uma resposta sincera, vinda do fundo de um coração arrependido de ter negado o Mestre.
Pedro cumpriu fielmente sua designação por muitos anos. Ele fortaleceu seus irmãos, assim como Jesus havia ordenado na véspera de sua morte. Pedro era amoroso e paciente ao pastorear e alimentar os seguidores de Cristo. O homem chamado Simão viveu à altura do nome que Jesus tinha lhe dado — Pedro, ou Rocha —, tornando-se uma força estável, poderosa e confiável para a congregação. Isso pode ser visto muito bem nas duas cartas calorosas que Pedro escreveu e que se tornaram dois livros valiosos da Bíblia.

Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva.