SEJÁ VOCÊ TAMBÉM UM SEGUIDOR

Google+ Followers

Marcadores

Aborto ACONSELHAMENTO PRÉ-MATRIMÓNIAL Adolecentes Cristão ADOLESCENTES ADPB ADULTÉRIO ADULTOS Agradecimento Aniversario Apologética Cristã Arqueologia As Inquisições Assembleia de Deus Barack Obama Batismos Bíblia Brasil Casamento CGADB Ciência Círculo de Oração CLASSE BERÇARIO CLASSE BERÇÁRIO CLASSE DOS DISCIPULADOS CLASSE DOS DISCIPULANDO CLASSE DOS DISCIPULANDOS CLASSE JOVENS E ADULTOS CENTRAL GOSPEL CLASSE JOVENS E ADULTOS BETEL CLASSE MATERNAL Congresso CPAD Cruzada Curiosidades Cursos Departamento Infantil Depressão Desaparecido DESENHOS BIBLICOS Desfiles Dia do Pastor Discipulado Divórcio EBD EBO Escatologia Estudantes Estudos Eventos FALECIMENTO Família Filmes Galeria de Fotos Gospel Gratidão a Deus Hinos Antigos História Homenagens Homilética Homoxesualismo Ideologia de Gênero Idolatria Inquisição Islamismo Israel LIção de Vida Louvor Luto Maçonaria Mães Mensagens Ministério Missões MODISMOS Mundo Mundo Cristão MUSICAS EVANGÉLICAS Namoro Cristão Noivados Notícias Obreiros ONU Oração Pneumatologia política PRIMARIOS Psicopedagogia Pureza sexual Realidade Social Reforma Protestante RELIGIÕES Retiro Revista Central Gospel REVISTA CLASSE PRIMARIOS REVISTA CLASSE DOS PRE-ADOLESCENTES REVISTA CLASSE DOS ADOLESCENTES REVISTA CLASSE JARDIM DA INFANCIA REVISTA CLASSE JARDIM DA INFÂNCIA REVISTA CLASSE JUNIORES REVISTA DA CLASSE JOVENS CPAD. REVISTA DA CLASSE JOVENS. REVISTA DA CLASSE ADULTOS REVISTA DA CLASSE JOVENS E ADULTOS REVISTA DA CLASSE JUVENIS Revista Maternal Santa Ceia Saúde Seminário Sexualidade Subsídios Subsídios EBD Subsídios EBD Videos Templos Teologia Testemunho TRANSGÊNEROS Utilidade publica UTILIDADE PÚBLICA Vida de Adolecente videos Virgilha

05 novembro 2016

Lição 5 - Felizes os que são humildes de coração


Zaqueu tinha comportamento desonesto, ele agiu como um impuro. Nós também somos como Zaqueu. A Bíblia diz que Deus nos fez a sua imagem e semelhança (Gn.1.26), entretanto nos comportamos como não fôssemos.


PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2016
JUNIORES - Tema: Servindo a Deus com alegria
Comentarista: Débora Machado
Comentário: Prof.ª Jaciara da Silva
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP

 
Lição 6 - Felizes os que têm fome de justiça

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que ao término, seu aluno reconhecer que devemos ser justos.

Memorizando
“A testemunha fiel dá testemunho honesto, mas a testemunha falsa conta mentiras." (Pv 12.17– NVI).

Texto bíblico em estudo: Mt 5.6; Lc 19.1-9.

Felizes os que têm fome e sede de justiça
“Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos”: ter fome e sede de justiça é desejar profundamente agradar meu Senhor, a tal ponto que meu supremo objetivo é fazer todos os princípios da Palavra tornarem-se parte natural da minha vida. “Fome e sede” são termos que denotam estrema necessidade. Digamos que é como um organismo faminto e sedento, o cristão não desfrutará de paz e calma de espírito enquanto não sentir a presença de Deus, o que implica viver não somente em retidão espiritual, mas também não se conformar com as injustiças e opressões que prevalecem no mundo.
- Obedecer resultará em:  Crescimento espiritual; Real satisfação; Gozo real.
- Desobedecer resultará em: Vazio espiritual (Ec 12.8; Mt 12.44,45; Lc 15.19); Mornidão espiritual (Ap 3.15,16); Retardamento, paralisia, estagnação, e até atrofia espiritual (1 Co 3.1,2).

Zaqueu e sua conversão
Zaqueu era um chefe dos publicanos, um judeu que cobrava imposto para o governo romano. Era desprezado por trabalhar para um dominador estrangeiro e por ser geralmente desonesto.
Zaqueu morava em Jericó, cidade situada 9km a oeste do rio Jordão e 11km ao norte do mar Morto.
É provavelmente a cidade mais antiga do mundo.
Zaqueu tinha comportamento desonesto, ele agiu como um impuro. Nós também somos como Zaqueu. A Bíblia diz que Deus nos fez a sua imagem e semelhança (Gn.1.26), entretanto nos comportamos como não fôssemos.
No verso 3 do nosso texto principal diz que Zaqueu procurava ver Jesus, mas não conseguia, por causa da sua pequenez e da grande multidão que o cercava. Assim tem sido com muitas pessoas também. Tentam se aproximar de Jesus, mas os seus pecados o impedem. Acham-se imperfeitos de mais para se aproximarem de Deus por isso desistem de ser discípulos de Jesus.
No verso 4 do nosso texto principal diz que Zaqueu correu adiante e subiu naquela figueira para poder ver Jesus. O sicômoro citado no texto é um tipo de figueira de raízes profundas e galhos fortes que produz figos de qualidade inferior. Zaqueu precisou subir nela para poder ver Jesus, devido a sua pequena estatura e por causa da multidão que cercava Jesus.
Não podemos confiar em nós mesmos, não podemos presumir que seremos perfeitos algum dia para podermos nos aproximar de Deus. A Bíblia nos diz que todos nós somos pecadores (Rm.3.23), e nos diz também que por meio de nossas obras não seremos salvos (Ef.2.8,9). Devemos fazer como Zaqueu, ele superou as suas dificuldades para poder ver Jesus. Supere seus traumas, seus pecados, seus problemas e venha para Jesus. Não espere que eles sejam resolvidos ou desaparecerem. A Bíblia nos diz que sem Jesus não podemos fazer nada (Jo.15.5).
Zaqueu foi recebido por Jesus. Todos os que estavam próximo da árvore que Zaqueu havia subido esperavam que Jesus viesse recriminá-lo por causa de suas trapaças. Entretanto no verso 5 do texto principal Jesus se convida para jantar em sua casa. Nós não merecemos nem o perdão e nem a presença de Deus. Mas quando nos aproximamos diante Dele de maneira sincera Ele nos acolhe.
A Bíblia cita um convite pessoal de Jesus para todos nós, semelhante ao que ele fez a Zaqueu:
 “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo”. (Ap.3.20)

Conclusão
Jesus transformou Zaqueu(v. 8). Este poder transformador não está no dinheiro, no prestígio, no lucro, na fama. Esse tipo de transformação só acontece quando estamos com Jesus, assentados com Ele, O ouvindo.
A salvação não foi só de um homem, foi de toda a família. A salvação chegou para a casa toda. Zaqueu de desonesto passou a praticar a justiça.

Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva.

fonte http://www.portalebd.org.br/