Lição 8 - Estudar é preciso II


PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO  TRIMESTRE DE 2016
PRE ADOLESCENTES - Tema: Familia e  relacionamentos
Comentarista: Renato  Paúra
Comentário: Prof. Jair César S. Oliveira
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO IPIRANGA - SEDE - SÃO
PAULO/SP



Lição 8 - Estudar é preciso

Texto Bíblico: Pv 1.1-7; 18.15

Introdução
Mas o que é Estudar e Aprender?
Vamos às definições segundo o Aurélio:
Estudar - Aplicar a inteligência para aprender, para saber, ou adquirir instrução ou conhecimentos, dedicar-se à apreciação, análise ou compreensão de; procurar fixar na memória; freqüentar o curso de; exercitar-se, ser estudante, ser estudioso, aprender a conhecer-se; observar-se e analisar-se.
Aprender - Tomar conhecimento de, tornar-se apto ou capaz de alguma coisa, em conseqüência de estudo, observação e experiência.

Diante das definições apresentadas, percebemos que para estudar e aprender é necessário disposição, vontade, desejo e dedicação.
Percebemos que as ações estão intimamente relacionadas, resultando em crescimento intelectual, social e afetivo, culminando na formação de seres humanos mais competentes e atuantes.
A seguir, orientações para aqueles que pretendem estudar e aprender com prazer, reconhecendo que o conhecimento é um bem valioso, capaz de transformar realidades e superar as barreiras que impedem a igualdade de condições para todos.

1 - A importância do Estudo
O estudo que já era uma atividade presente na vida de todos nós, passa a ter sua importância redobrada, não sendo possível, hoje em dia, abrir mão das oportunidades de aprendizagem.

2 - Condições Físicas
O ambiente de estudo deve ser bem iluminado, arejado e silencioso; antes de iniciar o estudo, providenciar todo o material que vai precisar.

3 - Como organizar o tempo de estudo?
A prática correta é estudar um pouco todos os dias.

4 - Como tornar mais produtivo o estudo?
Estudar mais a área do conhecimento que menos gosta.
Distinguir “não gostar do professor” de “não gostar do conteúdo apresentado pelo professor”.
O medo da avaliação atrapalha o estudo. Não estudar por nota, mas estudar porque irá aprender mais.
Ninguém aprende nada sem se interessar. Procurar criar interesse.
Caso esteja com problemas pessoais, não se culpar por não conseguir estudar.
Procure aconselhar-se com alguém.
Não estudar em seqüência as áreas do conhecimento parecidas, uma pode atrapalhar a outra. Intercalar Português com Matemática, Ciências com História.
Fazer da escola um lugar de orientação, estudar mesmo é o que se faz por conta própria (dentro e fora da escola).
Organizar um horário não só para o estudo, mas para todas as atividades.
Fixar o lugar e as horas em que estuda.
Nas áreas do conhecimento como: matemática, português, inglês, física, química o ideal é refazer as atividades dados em sala, somente praticando é que temos certeza de que sabemos fazer.
Já nas áreas do conhecimento como: história, geografia, biologia, ciências temos que esquecer a “decoreba”, o importante é entender a idéia do conteúdo apresentado. Uma dica é fazer um resumo do conteúdo apresentado no mesmo dia da explicação do professor, com isso você irá organizar suas idéias e ajudará na compreensão.
Estudar antecipadamente só traz benefícios: você não precisa se preocupar com a avaliação que será no dia seguinte e poderá estudar com calma; terá tempo para tirar as dúvidas com os professores na medida em que elas forem aparecendo e o resultado com certeza será muito mais eficiente.

5 - Horário de estudo
Aqueles que obtêm bons resultados nas avaliações não estudam necessariamente mais tempo do que aqueles que não conseguem. O segredo está em descobrir qual é a forma mais eficiente de estudar. O que importa é a qualidade do estudo e não apenas a quantidade de horas estudadas.
Algumas dicas para elaborar melhor o horário de estudos:
Reservar pelo menos duas horas de estudo diário.
Procurar estudar os conteúdos apresentados pelo professor o mais cedo possível após a aula.
Fazer um intervalo de dez minutos a cada 50 minutos de estudo.
Estudar primeiramente os conteúdos mais difíceis.
Ao estudar um conteúdo, desligar-se das demais.
Não esperar sentir vontade para começar a estudar na hora marcada.
Seguir o plano de estudo até formar o hábito.
Procurar estudar alternadamente conteúdos onde haja mais ou menos dificuldade.
Utilizar o domingo como dia de descanso, no máximo usá-lo para a leitura.
Não esquecer de deixar espaço para o lazer, diversão faz muito bem.
Fonte: http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=853

Precisamos estudar a Bíblia? Precisamos ser ensinados? 
Você precisa ser ensinado? Precisa estudar a Bíblia? Algumas igrejas e alguns líderes religiosos não incentivam o estudo da Bíblia, até dizem que a busca de conhecimento da palavra prejudica. Vamos considerar argumentos usados para desestimular o estudo das Escrituras, em contraste com as instruções da própria Bíblia.

  1. Alguns afirmam que o crente não precisa de ensino, pois o Espírito o guia. Procuram apóio das Escrituras. Por exemplo, João diz “Não tendes necessidade de alguém que vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas...” (1 João 2:27). Olhando melhor o contexto, percebemos que João alerta os discípulos sobre o perigo de deixar a verdade que já aprenderam para seguir enganadores (1 João 2:26-28).
Alguns aplicam às pessoas erradas as orientações que Jesus deu aos apóstolos: “O Espírito Santo ... vos ensinará todas as coisas” (João 14:26); “ele vos guiará a toda a verdade” (João 16:12); “não cuideis em como ou o que haveis de falar, porque ... vos será concedido o que haveis de dizer, visto que não sois vós os que falais, mas o Espírito ... que fala em vós” (Mateus 10:19-20). O Espírito revelou o evangelho direta-mente aos apóstolos, mas eles deixaram esta mensagem escrita para as gerações posteriores (João 20:30-31; Hebreus 2:1-4; 2 Pedro 1:12-15). A pessoa que não estuda negligencia a palavra de Deus!

  1. Alguns dizem que o estudo é perigoso, porque “a letra mata”. Uma tática para fugir do ensinamento da Bíblia é citar 2 Coríntios 3:6 – “a letra mata, mas o espírito vivifica”. Mas o contexto mostra que a “letra” representa a Antiga Aliança, e o “espírito”, a mensagem do Novo Testamento. Devemos estudar para ter a vida!

  1. Muitos desestimulam o estudo para manter seu poder sobre os “leigos”. Os sacerdotes e fariseus, na época de Jesus, desprezaram as pessoas comuns (João 8:49), e muitos pastores hoje usam seus diplomas e títulos para manter suas posições de superioridade. E muitas ovelhas se contentam com a própria ignorância, exaltando seus líderes.
Mas Jesus não quer seus seguidores ignorantes”! “Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8:32); O evangelho “é o poder de Deus para a salvação” (Romanos 1:16); “a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo” (Romanos 10:17); “tendes, novamente, necessidade de alguém que vos ensine” (Hebreus 5:12); “acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma.... Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar” (Tiago 1:21-25). As Escrituras servem para nos ensinar e nos habilitar para toda boa obra (1 Timóteo 3:16-17). Devemos estudá-las com diligência.                                                    
 Fonte: Dennis Allan

I-Será que tenho de estudar tanto?                                            O estudo possibilita o crescimento mental e social das pessoas, ou seja, a pessoa que procura se informar e esta sempre atualizada em variados assuntos cresce como pessoa e como profissional, pois pessoas bem qualificadas são as que adquirem cargos mais altos. Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo a importância de estudar cresce ainda mais, pois é necessário acompanhar as atualizações para se manter bem colocado.
O conhecimento é algo tão precioso que nos é útil em tudo que realizamos, além disso, é garantida para sempre e não pode no ser tomado.
Outro fator muito interessante que caminha lado a lado com o estudo é a leitura, que nos oferece caminhos que jamais pensaríamos pisar, pois quem lê e estuda é uma pessoa crítica que tem argumentações, ou seja, é uma pessoa bem instruída.
Fonte: http://www.blogbrasil.com.br/a-importancia-de-estudar/

A importância de estudar
O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo”. Essa afirmação todo mundo está cansado de saber, o desafio agora é conquistar uma boa posição profissional. De acordo com o Índice Você, feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), com base os números da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (Pnad), a cada ano a mais de estudo, a remuneração de um trabalhador pode aumentar em 15%.
Com a globalização, é preciso acompanhar as atualizações para se manter bem colocado, por isso, a importância de cursar uma universidade. Os anos acadêmicos devem ser aproveitados tanto para aprender o conteúdo do curso, como também para entrar em contato com assuntos e instituições ligadas à área.
Antigamente, as pessoas passavam longos períodos no mesmo cargo de uma mesma empresa, sem necessidade de reciclagem. Hoje, o cenário é completamente diferente. Dentro das grandes organizações há espaço para o desenvolvimento de novas funções e quem está inteirado sai ganhando.
Porém, esse resultado só vem com esforço. Para ascender na carreira, é fundamental fazer um investimento contínuo no aprendizado. Antes, ter o nível superior era visto como um grande diferencial. Agora, com a sua popularização, as empresas passaram a investir no capital intelectual dos colaboradores, independentemente de seu nível hierárquico.
Fonte: https://www.nube.com.br/portal/imprensa/noticia?id_noticias=2178#.WBu8MC0rKUk

II-Aprendendo com prazer
Estudar pode e deve ser algo prazeroso. Se para você é um sofrimento, procure investigar a causa disso. Às vezes, o desconforto, a desorganização, a ansiedade e até os problemas de saúde podem prejudicar o rendimento nos estudos. Confira as dicas abaixo para encontrar um jeito bom de aprender.

Ambiente - Procure o melhor canto para estudar, com boa luz, arejado, silencioso e acostume-se a fazer as tarefas escolares sempre nesse lugar. Antes de começar, providencie todo o material necessário para evitar interrupções.

Organização - Ir acumulando tudo para dar conta na véspera da prova ou da entrega do trabalho não dá certo. Talvez você até consiga se safar de uma recuperação, mas não vai aprender direito. Para fixar as informações que recebe é preciso estudar todos os dias um pouco. E assim você "não se mata" de estudar na última hora.

Mapa de estudo - Tente preparar um, incluindo todas as suas atividades habituais, aulas no colégio, almoço, jantar, aulas de inglês e outras. Tente reservar pelo menos uma hora de estudo por semana para cada disciplina.

Eficiência - Você precisa descobrir o seu melhor jeito de render ao estudar. Quem tira nota alta não estuda necessariamente mais do que aqueles que não a tiram. É a forma de estudar que é eficiente. O truque é chegar a uma rotina, assim como a da hora de comer ou dormir. Você tem de criar o hábito de estudar na mesma hora e no mesmo local. Sem esse planejamento, vai achar que tudo é importante e ficará perdido.

Prática - Não estude só o que você mais gosta, porque isso vai aumentar a distância com aquela matéria com a qual não tem afinidade. Estude primeiro a matéria mais difícil e alterne com as mais fáceis. Ao se focar em uma, esqueça as outras. Procure não estudar na seqüência matérias com raciocínios semelhantes. Faça intervalos de 10 minutos a cada 50 minutos de estudo.

Saúde total - Visão e audição deficientes, problemas nos dentes ou respiração obstruída vão piorar seu desempenho, deixando-o no mínimo cansado. A falta de higiene pessoal também pode criar desconfortos que tiram sua atenção.
Fonte: https://noticias.terra.com.br/educacao/aprenda-a-ter-prazer-em-estudar,2708ef80d96ea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

III- Um futuro brilhante
Estudo é o caminho para se construir e garantir um futuro melhor
“Estudo e dedicação”. Essas são palavras chaves para quem sonha e busca condições de um futuro melhor. Ter um bom emprego, ser realizado profissionalmente, cursar uma universidade e conquistar tantos outros objetivos, só se é possível através do conhecimento, que adquirimos durante toda nossa vida escolar.
No mundo em que vivemos atualmente, é lamentável ver tantas crianças nas ruas praticando atos ilícitos como roubos, uso de drogas, bebidas alcoólicas, no momento que deveriam estar dentro das salas de aula, aprendendo como as outras crianças, pois a escola também é primordial na formação do indivíduo.
Muitas vezes, a dura realidade em que vivem interfere no rumo em que essas crianças vão tomar em suas vidas, até mesmo devido à falta de uma base familiar em suas casas. Mas existem exceções, como o caso da pequena Kauany Vitória Luiz Porto, de apenas 11 anos, que apesar das dificuldades, acredita que através dos estudos, irá realizar seus sonhos. A pequena jovem, quando crescer, deseja ser escritora, pois adora escrever.
“Gosto muito de estudar e a minha matéria preferida é português. Tenho um caderno só de rimas, poemas e histórias que escrevo. O estudo é muito importante para se ter um futuro melhor”, disse ela, que cursa a 5ª série no Colégio Estadual José do Patrocínio e se cobra a todo instante: “Faço sempre os deveres de casa, trabalhos e me comporto. Várias vezes tiro nota 10 nas provas, mas quando consigo uma nota 9, fico um pouco triste, pois parece que não estudei o suficiente e queria ter tirado nota máxima".
Segundo sua mãe, Maria das Neves Alves Luiz, que possui mais cinco filhos, a menina já foi premiada em sua escola, no projeto 'Aluno nota 10', por ser uma boa aluna e estar sempre se esforçando para futuramente vencer na vida.
“Minha filha é uma criança calma, educada, muito carinhosa e preocupada com os estudos. Kauany sempre foi interessada e quando chega da escola, vai direto fazer os deveres de casa para depois brincar. O estudo é muito importante, porque só com ele a pessoa consegue tudo que deseja. Eu parei de estudar na 8ª Série, porque engravidei. Ela tem vários sonhos e quando crescer vai realizá-los, pois desejo para Kauany e todos meus outros filhos tudo o que não tive", revelou.
A mãe explicou ainda que a cada dia, tenta ensinar o melhor que pode para os filhos, com objetivo de serem pessoas íntegras e de caráter, focando sempre nos estudos e pesando no futuro, para se tornarem pessoas realizadas e dignas na vida.
Para Kauany, que há cerca de um ano se formou no Programa Educacional de Resistência às drogas (PROERD), e chegou a fazer uma redação sobre o tema, as crianças que vivem nas ruas e fora das escolas, num mundo escuro e sombrio, precisam acreditar e ter fé que vão conseguir.
“As crianças tem sonhos como eu, que quero fazer uma faculdade para ser escritora e também pediatra, dar uma casa para minha mãe e ter um notebook para escrever minhas rimas, meus poemas e histórias. Mas para isso tem que estudar. Elas precisam entender que esse caminho não vai trazer nada de bom para suas vidas e o melhor é saírem das coisas erradas. Digo para elas se esforçarem, acreditarem e terem fé, como eu tenho”.
Um prova de que nunca se deve desistir de seus sonhos e acreditar na capacidade que cada um possui de torná-los realidade, independente das diferenças e obstáculos impostos pela vida, é o advogado Robson Tadeu de Castro Maciel, de 29 anos.
De acordo com ele, o estudo até certo momento em sua vida era uma obrigação. Não era um aluno muito dedicado e a grande meta mesmo era passar de ano para não ser punido pelos pais em casa, até que uma reviravolta aconteceu em sua vida, fazendo com que ele, passasse a enxergar os estudos de outra maneira.
“Quatro dias antes de prestar vestibular, perdi minha mãe. Foi a maior dificuldade da minha vida e meu emocional ficou completamente comprometido. Cheguei a fazer a prova e passei para Direito, mas por causa dessa enorme perda, estava muito desanimado. Fiz a faculdade e me formei, porque uma das coisas que minha mãe me ensinou, foi que o maior patrimônio que um pai deixa para um filho é a educação e o grande sonho dela, era ver os filhos formados. Isso ficou gravado na minha memória e foi o combustível para me dedicar aos estudos e ter um aproveitamento melhor do que tinha.” Disse Robson.
Exemplo de superação, crença e fé no que sonhava, Robson já conseguiu realizar vários sonhos. Atualmente o advogado possui dois escritórios, um no Rio de Janeiro e outro em Campos, já foi Procurador Geral da Câmara de vereadores do município campista e é professor das Escolas Superiores da Ordem de Advocacia da OAB em Campos. Isso mostra que nunca se deve desistir, por maiores que sejam as dificuldades.
“Já tive muitas conquistas e a maior é ter uma carreira de advogado sólida como a que tenho hoje, pois esse era o meu maior sonho e só consegui realizá-lo através de muita dedicação e estudo.” Disse ele.
Segundo Robson, as crianças que estão fora das escolas por algum motivo, precisam de um acompanhamento afetivo, além da distinção do que é certo e errado, precisam também de atenção em todos os momentos, não só nas conquistas. Para ele, a escola é reflexo do que se vive em casa e deve estar bem preparada para receber os mais diferentes tipos de crianças. E o apoio dentro de casa é indispensável para o crescimento do indivíduo.
“A educação é muito importante para todos nós. A base da formação do caráter do homem é o conhecimento e o apoio moral é imprescindível.” Ressaltou.
Já a estudante Kauany, apesar de pequena e inexperiente, entende que através do estudos é possível ser uma pessoa realizada e que cada tem o poder de construir sua vida: “Porque a felicidade, só depende de você”, expressou ela, no final de sua redação.
Fonte: http://www.ururau.com.br/cidades19606

Conclusão
Alguns não vêem a hora de entrar na faculdade para se livrar de todos os livros e apostilas, outros não entendem por que é necessário estudar tanto sobre tantas coisas se na vida profissional não vai ser preciso saber metade dessas coisas. É aí que muitos se enganam.

Em primeiro lugar, você nunca vai se livrar dos estudos. Seja na faculdade ou na vida profissional, você terá que continuar estudando, e muito. E em segundo lugar, saber um pouco de tudo é extremamente importante para muitas coisas. Vou dar um exemplo.

Ouvi uma história interessante sobre um rapaz que queria fazer faculdade de artes cênicas e não gostava de física. Ele estudou bastante para o vestibular, mas achou que jamais usaria toda aquelas fórmulas em sua vida. O rapaz conseguiu entrar na universidade, se formou e começou a trabalhar com teatro, e qual não foi sua surpresa quando, na sua primeira peça profissional, deparou-se com o tema "física quântica". Resultado: ele conseguiu entender muito mais rápido o teor da peça do que os demais atores que nunca haviam estudado física.

Estudar é algo que você fará para sempre. Nenhum profissional que se preze pára de estudar. Se você quer ser médico, precisa estar o tempo todo atualizado sobre as novas doenças, os novos remédios, os novos métodos de cura e de cirurgias para não se tornar um profissional ultrapassado.

O mesmo acontece com um jornalista, que precisa estar diariamente informado sobre as notícias do mundo; com o geólogo, que precisa estar atento sobre as mudanças no meio ambiente; com o estilista, que precisa saber quais são as últimas tendências da moda, e assim por diante.

O mundo não pára e as coisas estão em constante mudança. Qualquer profissional precisa estar informado e atualizado sobre o que está acontecendo, tanto na sua área quanto nas demais. É importante procurar saber novidades em outros campos de trabalho, pois assim você não restringe o seu conhecimento apenas àquilo que você faz todos os dias. Uma hora ou outra você vai precisar saber algo sobre um assunto que não é da sua área, exatamente como aconteceu com aquele ator da história acima.

Por isso não fique desanimado na hora de estudar. Tudo o que se aprende é importante para a vida, aumenta a sua bagagem cultural e faz de você uma pessoa mais informada. O simples fato de você estar na escola e ter a oportunidade de fazer um vestibular já o coloca um passo à frente de muitas pessoas. Milhares de jovens gostariam de estar no seu lugar, estudando todos os livros e todas as matérias que lhes caíssem nas mãos, mas infelizmente não têm condições.

Por isso não desanime. Estude bastante, com garra. Ter conhecimento é um privilégio, faz bem para a cabeça e para o espírito. Química, Física, História, Geografia, Matemática, Português, Biologia e Literatura estarão sempre presentes na sua vida e você terá que aprender a conviver com todos eles.
Fonte: http://www.sejabixo.com.br/vestibular/como2.asp?id=319

Colaboração para o Portal Escola Dominical – Prof. Jair César S. Oliveira fonte http://www.portalebd.org.br/