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19 dezembro 2016

Juvenis - Currículo do Ano 2: O que vem por aí? Lição 13: Uma mensagem de esperança

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: Uma mensagem de esperança.
 Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.  Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Árvore da Morte e da Vida”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Árvore da Morte e da Vida
Objetivo: Refletir sobre o que originou a morte física e espiritual e a solução para que não soframos o dano da segunda morte.
Material:
01 galho de uma planta com folhas verdes
01 rolo de durex
Frutas de papel ou plástico(pequenas)
½ folha de papel ofício
Procedimento:
- Leiam Gn 2. 15 a 17 e 3.3.
- Falem: Lemos aqui o porquê da morte ter alcançado a humanidade. Pela desobediência
do casal, o pecado e a morte passou a todos e todas. Leiam Rm 5. 12 e 19.
- Em seguida, falem: Jesus é este justo de que fala o versículo 19, Ele morreu, ressuscitou para que tivéssemos vida.
- Apresentem para os alunos um galho de uma planta com folhas.
- Jesus comparou-se a uma videira e nós aos ramos. Leiam Jo 15. 1 a 6, 8.
- Falem: Conforme lemos, quem está em Cristo, está na videira e produz frutos. Está vivo espiritualmente, produzindo para o Reino.
- Coloquem os frutos em alguns galhos da árvore.
- Falem: Ainda, podemos afirmar, segundo o texto lido, que aquele que não está em Cristo, será lançado fora.
- Agora retirem os galhos sem frutos.
- Falem: Está morto espiritualmente, não produz para o Reino de Deus. A morte espiritual nos separa da vida eterna, nos levando para o fogo eterno. Mas, estar vivo espiritualmente nos traz a esperança de que viveremos eternamente com Cristo.
- Falem: Estejamos, pois na videira, limpos pela Palavra, para que produzamos frutos dignos de arrependimento.
- Leiam o Salmo 1.
- Em seguida, distribuam ½ folha de papel ofício para cada aluno e solicitem que desenhem uma árvore, afirmando que esta representa sua vida espiritual. Depois, eles devem desenhar frutos e colocar nos frutos neles nomes de ações que precisam realizar ou estão realizando para que mantenham ligados a Cristo, com viva esperança de que, mesmo passando pela morte ou não, irão gozar da vida eterna.
- Para concluir, peçam a alguns alunos para socializar com o grupo o resultado do seu trabalho.

Por Sulamita Macedo.
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